18/10/2020

Playlist do CPB conta com mais de 80 vídeos com audiodescrição e acessibilidade a pessoas com deficiência visual

Jogadora de goalball, Carol Duarte, uniformizada e com venda sentada na quadra | Foto: Daniel Zappe / MPIX / CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) possui uma playlist no seu canal do YouTube com mais de 80 vídeos com audiodescrição, um recurso de acessibilidade que permite que pessoas com deficiência visual assistam a vídeos e espetáculos com autonomia.  

Acesse a playlist aqui.  

“A audiodescrição nos ajuda a nos aproximarmos de uma realidade visual. Com ela, temos acesso ao que está sendo transmitido visualmente. Certamente, é um ótimo recurso inclusivo para as pessoas com deficiência visual, ajudando assim a transmissão da mensagem do vídeo ou conteúdo completo para nós”, afirmou a bicampeã parapan-americana de goalball Ana Carolina Duarte, que tem baixa visão.  

A playlist, que foi criada em 2017, tem cerca de duas horas de conteúdo audiodescrito. O vídeo campeão de visualizações é, por enquanto, o intitulado “Como funcionam as próteses do esporte paralímpico” com mais de 9,3 mil reproduções, assistido por 10h30min. Na vice-liderança, está “As classes da natação paralímpica”, com quase 7 mil visualizações.  

“Fico feliz por ter ajudado a difundir um conteúdo que, muitas vezes, não tem em lugar nenhum, ainda mais com acessibilidade. A audiodescrição ainda precisa crescer para poder ajudar mais pessoas”, comentou Vinícius Rodrigues, velocista amputado da perna esquerda que é a estrela do vídeo mais assistido da playlist.  

As videoaulas para pessoas cegas e com baixa visão do Movimente-se também contam com o recurso de audiodescrição. Este projeto online do CPB oferece atividade física gratuitamente a pessoas com deficiência. O programa foi lançado em junho e já possui dois módulos no ar, que totalizam 48 aulas disponíveis no site do Movimento Paralímpico.  

Os praticantes com deficiência visual do Movimente-se também contam com assistência por vídeo em tempo real no aplicativo Be My Eyes. Por meio desta parceria com o app dinamarquês que conecta pessoas cegas e com baixa visão a voluntários, o CPB disponibiliza profissionais de Educação Física que tiram as dúvidas sobre as aulas desses usuários do Movimente-se de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.   

Além da deficiência visual, o Movimente-se também atende pessoas com deficiência física, que fazem uso de cadeira de rodas, são amputadas ou têm paralisia cerebral em aulas especificas para cada tipo de deficiência.  

Patrocínios
O Movimente-se tem patrocínio das Loterias Caixa.  
  
Time São Paulo
O atleta Vinícius Rodrigues é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 61 atletas e dois atletas-guia de 11 modalidades

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br) 

Fonte https://www.cpb.org.br/noticia/detalhe/3083/playlist-do-cpb-conta-com-mais-de-80-videos-com-audiodescricao-e-acessibilidade-a-pessoas-com-deficiencia-visual
POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

17/10/2020

Comissão Eleitoral do CPB divulga homologação das inscrições para diretoria executiva e conselho fiscal

A Comissão Eleitoral do Comitê Paralímpico Brasileiro divulga nesta sexta-feira, 16, o resultado e a homologação das inscrições para eleição dos cargos da diretoria executiva e conselho fiscal da entidade.

A Assembleia Geral de Eleição será realizada em 30 de novembro, de forma presencial, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado à Rodovia dos Imigrantes, KM 11,5, São Paulo (SP). 

Esta será a primeira eleição na história do movimento paralímpico brasileiro que a Assembleia será composta por, no mínimo, um terço de atletas. O colégio eleitoral do Comitê Paralímpico Brasileiro é composto por 20 delegados com direito a voto, segmentados por confederações filiadas e atletas. 

Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2021 e o mandato se encerrará em dezembro de 2024.

Confira aqui o documento com a homologação das inscrições. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

FONTE. https://www.cpb.org.br/noticia/detalhe/3086/comissao-eleitoral-do-cpb-divulga-homologacao-das-inscricoes-para-diretoria-executiva-e-conselho-fiscal

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

CPB forma 7 mil professores por ano e leva cursos a mais de 2 mil cidades do país; confira as inscrições em aberto

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) forma, em média, 7 mil professores por meio de seus cursos oferecidos gratuitamente e realizados pela área de Educação Paralímpica. Desde 2019, foram quase 15 mil profissionais de educação física de 2,5 mil cidades do Brasil que se certificaram pela formação EaD Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte.

O programa de Educação Paralímpica é um dos pilares do planejamento estratégico do CPB e tem como um dos seus objetivos promover cursos online e gratuitos para profissionais de educação física para todas as regiões do Brasil.       

Além da formação EaD, o CPB oferece ainda qualificações online e gratuitas de arbitragem e habilitação técnica em atletismo, natação e halterofilismo e turmas presenciais em áreas como classificação, gestão, fisioterapia, iniciação, além de arbitragem e habilitação técnica (saiba como se inscrever no final do texto).

Mesmo com o ano de 2020 impactado pela pandemia do Covid-19, o CPB já qualificou também 1,5 mil profissionais por meios dos cursos online e presenciais, que foram realizados nos primeiros meses, antes do decreto do período de isolamento social. As aulas presenciais devem ser retomadas após o fim da pandemia, porém, sem data definida.

"Oferecer conhecimento e qualificação que, com certeza, irão abrir novas portas no mercado do trabalho são algumas das melhores maneiras de se presentear um professor e profissional da educação física no seu dia a dia. Temos uma admiração e carinho enorme por esta classe profissional, que acolhe crianças, atletas ou praticantes de esportes em geral no ambiente escolar ou esportivo", afirma Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco em Atenas 2004 e Pequim 2008, e presidente do CPB, recordando-se do Dia do Professor, celebrado neste 15 de outubro. 

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Algumas dessas formações contaram com a parceria de entidades como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Associação Brasileira de Árbitros de Atletismo (ABRAAt), e Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

Tanto os cursos online quanto os presenciais são lecionados por profissionais do CPB com ampla experiência e vivência prática nos temas ou áreas ofertados para formação. 

CAPILARIDADE

De Acará, no extremo norte do Pará, a Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, os cursos do CPB já contaram com participantes de mais de 2,5 mil cidades de 27 estados do país. Para estes profissionais, os cursos do CPB têm proporcionado conhecimentos e capacitação profissional em regiões onde ainda não há as mesmas condições dos grandes centros.

A professora manauara Raquel Canté, 32 anos, por exemplo, precisou fazer uma viagem de barco e lancha por cerca de 12 horas para realizar um curso presencial do CPB em 2019. Funcionária do Instituto Federal do Amazonas em Tefé (cidade a 520 km de Manaus), precisou atravessar o Rio Amazonas para chegar à capital e participar das aulas naquela ocasião.

Em 2020, transferiu-se para Lábrea (800 km de Manaus), de onde realiza atualmente os cursos online de habilitação técnica em natação e atletismo.

"Senti a necessidade de me especializar quando ingressaram, na escola, dois alunos com deficiência auditiva, um com autismo e outro com deficiência visual. Nós, professores, não tínhamos experiência neste tipo de trabalho. Mas, o curso do CPB me salvou. Para mim, foi surpreendente porque fui em busca de um tipo de conhecimento e, durante as aulas, percebi que o assunto era muito mais amplo. Hoje, vejo que o esporte paralímpico dentro da escola é essencial. Entender como adaptar e incluir os alunos com deficiência nas práticas esportivas e com os demais colegas de classe. Abriu minha visão em relação à inclusão", relata a professora de Educação Física.

Professora Raquel posa para foto com outros três alunos em pista de atletismo azul e faixas brancas inaugurada na cidade de Lábrea, no sul do Amazonas; ao fundo, mata verde e árvores
Professora Raquel posa para foto com outros três alunos em pista de atletismo recém-inaugurada na cidade de Lábrea, no sul do Amazonas


Assim como Raquel, Ronaldo Rodrigues Borges, 32 anos, profissional que atua com a educação física dentro de um hospital de neurorreabilitação em São Luís, no Maranhão, também recorreu à internet para ter acesso aos cursos oferecidos pelo CPB.

Em 2020, optou por realizar os cursos Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte e habilitação técnica em halterofilismo por desconhecer formações que possuam o mesmo tipo de conteúdo na sua região.

"Em São Luís, o paradesporto ainda encontra-se em um cenário ainda pouco explorado. Mas, o aprendizado adquirido vai ser de grande relevância em minha profissão. Creio que me auxiliará muito na ampliação das possibilidades de intervenção nos pacientes através do exercício e do esporte", aponta.

"Com os conhecimentos adquiridos nos cursos, consegui a enxergar um novo mundo a ser explorado e comecei a enxergar as crianças com deficiência de uma maneira diferenciada, mais inclusiva. Até então, tinha muitas dificuldades para trabalhar com este público por falta de conhecimento", completa a professora de educação física Roberta Barbosa Sgamate, de Vilhena, que faz um trabalho voluntário como treinadora de atletismo, natação, bocha e tênis de mesa com crianças com deficiência de toda a região sul do estado de Rondônia.

Formada pelos cursos de atletismo paralímpico e do EaD Movimento Paralímpico, ela diz ser a única professora que trabalha com paradesporto em sua cidade. Desde 2017, vem ao Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, trazer seus alunos para participar das Paralimpíadas Escolares, realizadas pelo CPB anualmente --a exceção será 2020, que não acontecerá devido à pandemia. 

Equipe de paradesporto de Rondônia, com quatro professores e seis crianças, seguram a bandeira do estado de Rondônia e posam para foto nas arquibancadas do CT Paralímpico, em São Paulo
Equipe de paradesporto de Rondônia, com quatro professores e seis crianças, seguram a bandeira do estado de Rondônia e posam para foto nas arquibancadas do CT Paralímpico, em São Paulo


Já o analista de desporto Ricardo Teixeira, 49 anos, de Guarulhos (SP), encontrou tempo livre entre os seus dois trabalhos, em um CEU no bairro Itaquera e em um clube perto da represa de Guarapiranga, para realizar os cursos online de arbitragem e habilitação técnica em natação.

"Percorro cerca de 130 km por dia. Mas estes conhecimentos que adquiri com os cursos do CPB valeram a pena. Contribuíram para o meu melhor entendimento sobre a modalidade, não somente na parte técnica, mas sobre regras e gestão, por exemplo", afirmou o profissional, que treina seus alunos com deficiência para competições escolares.   

CONFIRA ABAIXO OS CURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS:

Todos os cursos são lecionados por profissionais do CPB com ampla experiência e vivência prática nos temas ou em áreas ofertados para formação.

Atletismo


O curso de habilitação técnica em atletismo nível I abordará temas como Etiologia (ramo da medicina que estuda as causas das doenças), Classificação Esportiva Paralímpica, iniciação ao alto rendimento e regras básicas. Além da parte teórica online, haverá a necessidade da comprovação de 100 horas de atividade prática.

Para os participantes que residem na região Nordeste do país, as aulas serão nos dias 31 de outubro, e 7, 14 e 21 de novembro, sempre das 9h às 13h, e terão como professores Rosicler Ravache, Eduardo Leonel e Daniela Parizotto. Para se inscrever neste grupo, é preciso preencher o formulário deste link até o dia 26 de outubro.

Halterofilismo

O curso de habilitação técnica em halterofilismo nível I abordará temas como história, noções básicas de classificação e competição, características gerais da modalidade, aspectos cinesiológicos, biomecânicos e anatômicos do esporte, além de fundamentos fisiológicos da força e do treinamento. Além da parte teórica online, haverá a necessidade da comprovação de 100 horas de atividade prática.

Para os participantes que residem nas regiões Centro-Oeste e Norte do país, as aulas serão nos dias 31 de outubro, e 7, 14 e 21 de novembro, sempre das 9h às 13h. Para se inscrever neste grupo, é preciso preencher o formulário deste link até 26 de outubro.

Natação

O curso de habilitação técnica em natação nível I abordará temas como história e evolução do esporte, normas de segurança, classificação, regras gerais, metodologia de ensino e aprendizagem, hidrodinâmica e técnica de nado, e preparação física. Além da parte teórica online, haverá a necessidade da comprovação de 100 horas de atividade prática.

Para os participantes que residem na região Nordeste do país, as aulas serão nos dias 31 de outubro, e 7, 14 e 21 de novembro, sempre das 14h às 18h, e terão como professores Rui Menslin, Alexandre Vieira e Guillermo Sanchis Gritsch. Para se inscrever neste grupo, é preciso preencher o formulário deste link até o dia 26 de outubro.

Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem enviar um e-mail para educ.paralimpica@cpb.org.br.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

Fonte  https://cpb.org.br/noticia/detalhe/3085/cpb-forma-7-mil-professores-por-ano-e-leva-cursos-a-mais-de-2-mil-cidades-do-pais-confira-as-inscricoes-em-aberto

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

Dória sanciona PL 529 com dois vetos no artigo da isenção do IPVA e CONFAZ publica resultado da reunião do último dia 14 de outubro no Diário Oficial

O Diário Oficial do Estado de SP publicou hoje que o governador João Dória sancionou o PL 529 – que trata da isenção do IPVA para pessoas com deficiência – com dois vetos. Um dos vetos é sobre a obrigatoriedade de uso do adesivo identificando que o veículo está sendo utilizado “exclusivamente para transportar uma PcD”, e o outro veto é sobre o endereço do condutor do veículo para aquelas PcD não condutoras. Agora não será mais necessário a pessoa com deficiência titular da isenção e o condutor do carro morarem no mesmo endereço, como sugeria o PL.

Esses dois vetos por si só não minimizam os estragos feitos pela aprovação do PL 529, que traz em sua composição absurdos ainda maiores, como a extinção de vários órgãos importantes ligados à moradia, saúde e mobilidade, além da própria questão que mexe diretamente no IPVA de milhares de paulistas que hoje são beneficiados, condutores ou não do veículo.

O governo paulista alega fraudes no processo, que cresceu demais nos últimos anos. “Todo tipo de benefício concedido pelo governo acaba gerando possibilidade de fraudes, infelizmente isso é comum no Brasil e tem que haver fiscalização e punição exemplar para quem frauda”, comenta Rodrigo Rosso, presidente da ABRIDEF – Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência. “O que não se pode fazer é punir uma grande parcela da população que realmente precisa do benefício para manter o seu direito de Ir e Vir, por conta do próprio Estado ser incapaz de oferecer transporte público adaptado e adequado às necessidades da população com mobilidade reduzida”, enfatiza Rosso, lembrando que o PL sancionado, mesmo com esses dois vetos do governador, está fazendo.

O presidente da ABRIDEF alerta para o fato de que as pessoas com deficiência e familiares prejudicados com esse PL certamente entrarão na justiça contra o governo paulista, o que acarretará um custo enorme aos cofres públicos, talvez até maiores do que a arrecadação do próprio IPVA dessa parcela da população.

“Na prática não existe esse número absurdo de fraudes que alega o Estado e sim o que falta – e por parte exclusivamente do próprio Estado – é uma fiscalização mais eficaz”, diz Renato Baccarelli, consultor especializado em automóveis para PcD. “O que o governo está fazendo em relação ao IPVA da PcD com essa nova lei não irá coibir fraudes e sim vai retirar direitos de quem realmente precisa”, completa o consultor, alertando para o fato de que uma fiscalização maior e mais minuciosa em todo o processo de isenção seria sim uma maneira mais eficaz de se eliminar as fraudes. “O aumento dos números de isenção se deve não somente a um aumento de fraudes, mas sim em sua maior parte ao nível de informação sobre os seus direitos, hoje muito mais difundido em larga escala”, aponta.

De qualquer maneira, a portaria CAT ainda não foi emitida, ou seja, não saiu ainda a regulamentação dessa nova lei. O correto, antes de emitir qualquer parecer mais efetivo sobre essas questões é aguardar a regulamentação do que foi sancionado pelo governo, onde deverão deixar definido o que significa para o governo o que é veículo customizado e adaptação no ponto de vista do PL 529, e o que serão consideradas deficiências graves ou profundas de fato. “Por exemplo, uma pessoa com deficiência com a perna esquerda amputada não precisa de adaptação no carro. Baste ele ter câmbio automático. Essa pessoa hoje passaria a pagar IPVA, enquanto uma outra pessoa, também amputada, só que da perna direita, teria isenção de IPVA, pois necessita de uma adaptação de acelerador à esquerda. As duas pessoas são amputadas, as duas pessoas tem deficiência… Qual a justificativa da discriminação entre elas ? Porque a mesma deficiência seria tratada de forma diferente perante a isenção de IPVA ? Isso é inconstitucional”, comenta Baccarelli.

Muita coisa ainda está confusa e precisa ser corrigida na regulamentação. Por isso o Sistema Reação prefere aguardar a portaria CAT sair e ai sim, analisando o que for publicado, tomaremos posicionamento mais enfático a respeito.

O CONFAZ

Mais uma vez o Confaz não discutiu os dois assuntos de extrema urgência que precisavam ser tratados em relação à pessoa com deficiência. No Diário Oficial da União publicado hoje, a única coisa que consta sobre PcD é o uso opcional de um novo modelo de laudo que passa a valer em janeiro com muito mais exigências para concessão de isenção do ICMS. Isso na prática só vai gerar mais custo para o bolso do consumidor com deficiência que buscar o seu direito à isenção. Sem falar que deixa opção para que os laudos médicos sejam dados pelo SUS. Só que o SUS não possui médicos peritos em medicina de tráfego formados pela ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.

“Os assuntos de interesse das pessoas com deficiência novamente foram empurrados para frente pelo Confaz. Só que dia 31 de dezembro se encerra o convênio que dá isenção de ICMS para PcD na compra do carro 0KM. O Confaz precisa votar esse tema e de preferência prorrogar por mais 2 anos o direito à isenção na próxima reunião que acontecerá em dezembro. Não temos mais tempo, não dá mais para o Confaz empurrar com a barriga um assunto que pode prejudicar milhares de brasileiros. Espero que em dezembro também coloquem as mãos na consciência e sejam coerentes em reajustar um valor teto congelado há mais de 11 anos”, finaliza Rodrigo Rosso.

Fonte  https://revistareacao.com.br/doria-sanciona-pl-529-com-dois-vetos-no-artigo-da-isencao-do-ipva-e-confaz-publica-resultado-da-reuniao-do-ultimo-dia-14-de-outubro-no-diario-oficial/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

Câimbras – Como Eu Trato

por dr. Adriano Borges Amaral

A câimbra, grosso modo, pode ser explicada como uma contração vigorosa, involuntária e excessiva de um músculo ou grupo muscular. Ela acontece por uma atividade muscular muito intensa ou por falta de suporte de energia (ATP) para aquela atividade.

Ela pode acontecer durante a realização de atividades com alta intensidade ou em atividades de média intensidade, mas com uma longa duração e em algumas pessoas por serem sedentárias ou idosas, ou ainda obesas, até mesmo em atividades de baixa duração como simplesmente subir alguns degraus ou dar uma breve corridinha para atravessar uma rua.

Isso se explica porque como eles apresentam uma baixa reserva de energia, com apenas alguns movimentos esta reserva se acaba, e o organismo perde o controle e acaba contraindo (os músculos) de forma inadequada e gera uma contração involuntária e excessiva gerando a câimbra.

A câimbra é algo fácil de tratar, bastando apenas gerar um estiramento dos grupos musculares atingidos. Algumas pessoas tratam com calor, usando panos aquecidos ou banhos quentes, algumas ainda fazem um esfregaço com algum produto que vai de álcool a canfora, fazem massagem etc.

Todos estes procedimentos estão certos, porque o que vai funcionar na verdade, é que um estiramento mecânico vai fazer com que as estruturas se afastem e os catabólitos serão com o tempo absorvidos pelo organismo, ou quando massageiam, aquecem, etc., levando maior quantidade de sangue ao local que fará com que estes catabólitos (resultado do metabolismo – lixo) sejam absorvidos pelo organismo.

O grande problema é que a câimbra geralmente gera uma dor de grande intensidade, sendo algumas vezes incapacitante. Essa dor deverá ser tratada nos dias vindouros às vezes até com o uso de medicamentos e com fisioterapia convencional associada a técnicas de terapia manual, como Rolfing por exemplo.

Após este tratamento que será feito com massagem, eletroterapia e termoterapia, com ou sem a piscina terapêutica, deveremos iniciar o processo para que este processo NUNCA mais se instale, e isso deverá ser feito com Suporte Nutricional e treinamento físico adequado para as atividades que esta pessoa pratica no seu dia a dia. 

Este suporte nutricional deverá constar de alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C), cloreto de magnésio, Vitamina D3 e Vitamina K2.

O treinamento físico deverá contar de atividades aeróbias, muito alongamento, exercícios calistênicos, exercícios resistidos com ou sem o uso de equipamentos (mecanoterapia), sempre associados ao uso de terapias manuais adequadas e manobras selecionadas destas bem escolhidas.

  • Dr Adriano Borges Amaral é Terapeuta Manual (atua com os mais diversos métodos de terapia manual), Fisioterapeuta, Professor de Educação Física, Especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Ciências do Movimento. Professor Universitário e Docente de Cursos de Terapias Manuais. Ele é Diretor Clínico da AFA Fisioterapia e Reabilitação

Nas redes sociais:
Sua Saúde No Canal (Youtube)
adrianobamaral.blogspot.com.br (blog)
www.AdrianoAmaralFisioterapia.com.br (site)
E-mail – Adriano.amaral28@gmail.com

Fonte  https://revistareacao.com.br/caimbras-como-eu-trato/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

Ministério Público do Pará divulga apoio à mobilização nacional contra nova política de educação inclusiva

O Decreto n° 10.502/2020, publicado em 1° de outubro de 2020, pelo Governo Federal, instituiu a Nova Política Nacional de Educação Especial, que prevê o retorno de escolas e classes especiais somente para estudantes com deficiência.  Essa nova regra fere a Constituição Federal, a Lei brasileira de Inclusão e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.  Diante disso, unidades dos Ministérios Públicos em todo o Brasil aderiram à um movimento em que reafirmam para toda a sociedade a sua luta pela educação das pessoas com deficiência sem segregação e nem discriminação.

A estratégia de atuação foi idealizada pela Subcomissão em Defesa da Educação Especial do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais,  considerando que a Nova Política de Educação Especial não foi construída mediante debate com a sociedade civil, nem alinhada com os princípios da Constituição Federal.

Segundo a promotora de justiça Mariela Correa Hage, que integra a Subcomissão, a justificativa para a promulgação de tal política seria a de garantir o direito das famílias de escolherem o melhor para seus filhos, porém não há possibilidade de escolha quando o único sistema educacional possível é o inclusivo. Ela entende que o Brasil precisa de investimento em educação inclusiva para possibilitar a formação inicial e continuada de professores, a incorporação de metodologias, a eliminação de barreiras de acessibilidade e de aprendizagem, a fim de assim criar um ambiente educacional justo e profícuo para todos.  Para a promotora, a criação de tal ambiente, contudo, não ocorrerá se os investimentos – que deveriam ser direcionados à escola pública e regular, de maneira prioritária – forem, agora, destinados a instituições especializadas. 

“Escola é lugar de aprendizagem, é lugar de conviver com as diferenças e de acolhê-las. Precisamos, então, defender a continuidade dos investimentos na escola regular, e também no SUS e no SUAS, para que os direitos à educação e à saúde de qualidade sejam garantidos”, afirma a promotora.

A promotora de justiça salienta que o Decreto publicado não foi referendado pelo Conselho Nacional dos Direitos de Pessoas com Deficiência e tampouco tem o respaldo da maioria das entidades da sociedade civil formadas por e para pessoas com deficiência, o que vai de encontro ao antigo lema dos movimentos de pessoas com deficiência: Nada sobre nós sem nós

Mariela Hage acredita que a mobilização faz se necessária para que o Decreto seja revogado ou declarado inconstitucional e ilegal, por todas as vias possíveis pois além  de deturpar o conceito de inclusão, ele dispõe que determinados estudantes “não se beneficiam da educação regular inclusiva”, algo que não se justifica nem jurídica nem cientificamente, já que diversas pesquisas comprovam que a inclusão escolar é benéfica para toda a sociedade, além de ser desejo da maioria da população brasileira e direito constitucional e humano de todos os estudantes, com ou sem deficiência.

O Ministério Público do Estado do Pará aderiu ao movimento de repúdio à Nova Política Nacional de Educação Especial por acreditar que Educação Inclusiva é aquela que garante acesso, permanência, participação e aprendizagem a todos, sem distinção.

Fonte: https://revistareacao.com.br/ministerio-publico-do-para-divulga-apoio-a-mobilizacao-nacional-contra-nova-politica-de-educacao-inclusiva/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

A importância da fisioterapia ocular em crianças

por dra. Isabel J. Lemos

O desenvolvimento da visão não se produz de forma isolada, ela ocorre seguindo o desenvolvimento de cada indivíduo. A deficiência visual infantil pode propiciar muitos atrasos no desenvolvimento da criança com baixa visão ou cegueira total, pois a visão promove a integração das atividades motoras e perceptivas. Os programas de estimulação precoce com o auxilio da estimulação visual vai fazer com que a criança se desperte para o mundo visual e consiga se desenvolver.

A visão residual deve ser explorada em cada criança de modo que atingimos a sua potencialidade visual. A estimulação visual tem esse papel ajudar a criança a utilizar todo o seu resíduo visual para poder se desenvolver sem nenhum déficit.

Sendo assim, os brinquedos e brincadeiras com as crianças que apresentam a baixa visão ou cegueira total, devem ser selecionados de acordo com a idade da criança e seus gostos para ficar mais prazeroso para a criança e ela sentir vontade de fazer os exercícios.

A atuação do fisioterapeuta na reabilitação visual com as crianças, também é voltado para a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor, pois quando a visão da criança está prejudicada, todas as aquisições motoras sofrerão com um atraso prejudicando todo o desenvolvimento motor da criança.

É fundamental a atuação de uma equipe multidisciplinar no intuito de contribuir para a utilização do resíduo visual de forma contextualizada nas diferentes atividades da vida diária.

O fisioterapeuta é uma parte importante da equipe multidisciplinar pois ele que vai identificar as dificuldades e potencialidade da criança para poder realizar a sua reabilitação visual.

Portanto a fisioterapia ocular tem uma importância na reabilitação dessas crianças e deve ser mostrada e compartilhada para todos, pois com esse trabalho realizado podemos ajudar muitas pessoas que necessitam.

• Dra. Isabel J. Lemos é Bacharel em fisioterapia pelo Uniaraxa em 2016. Pós graduanda em ortóptica com ênfase na reabilitação visual na POSFG  e criadora da cartilha Recursos e Estratégias na Estimulação Visual de crianças com baixa visão em 2016

Fonte  https://revistareacao.com.br/a-importancia-da-fisioterapia-ocular-em-criancas/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abre vagas para workshop de inclusão na educação a distância

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação, abre inscrições para o Workshop “Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação a Distância (EaD) “, que tem como público-alvo educadores e profissionais envolvidos na área de educação inclusiva.

O workshop, que será realizado via Plataforma Microsoft Teams em 15 horas, sendo 2h30 cada encontro (totalizando seis encontros), têm o objetivo de articular, aprofundar e integrar conhecimento quanto a inclusão de pessoas com deficiência, adaptação de materiais, estímulo ao desenvolvimento de habilidades e valorização das competências individuais no ensino a distância, intercalando em atividades teóricas e práticas.

Os participantes poderão contemplar o conteúdo do curso que será baseado em cinco pilares: Os desafios do ensino remoto emergencial; Desenvolvimento de habilidades baseadas nas competências individuais do educando; Design de aprendizagem do século XXI; Tecnologia Assistiva/Adaptação de materiais e Metodologias.

A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Inscreva-se pelo link: http://bit.ly/3iJePTW

Fonte  https://revistareacao.com.br/secretaria-de-estado-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-abre-vagas-para-workshop-de-inclusao-na-educacao-a-distancia/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

Dia do Professor – Educar é ser um farol de esperança

por Carlos Dorlass

Depois de mais de 200 dias de isolamento social, o novo coronavírus mostrou nossa pequenez, pois, apesar de toda a nossa capacidade técnica como educadores, temos a clareza da nossa fragilidade.

A Covid-19 também nos deu a oportunidade de mostrar aos jovens que a união das nossas capacidades pode nos permitir lidar com aquilo que parece invencível.

Gosto da frase de Charles Chaplin: “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”.

Sabemos que o século 21 já teve momentos de extrema turbulência, de grande dor, e hoje a minha expectativa é a de que possamos aprender com essas situações; grandes lições de convivência solidária.

Primeiro, precisamos cuidar para não nos esquecermos dos protocolos de saúde e higiene. Mas, além disso, devemos relembrar aos alunos sobre a importância do acolhimento, de estar junto, mesmo preservando o distanciamento. Devemos contar-lhes também, que se um dia lá na frente, a vida voltar a dar alguns passos para trás, que mantenham sempre a fé, e recomecem.

Sejamos, colegas professores, o farol de esperança!

Que o professor seja acolhedor, seja amor. E se não conseguir, que seja, ao menos respeitoso, e assim, consolidamos os valores entre nossos alunos.

Sempre que um novo dia amanhece e os nossos sentidos buscam capturar as belezas que nos circundam, precisamos ter a vontade de abrir as janelas da alma e inspirar os nossos filhos e estudantes.

Lembre-se, caro professor, da sua capacidade de se autotransformar para melhor. Você é um pouco Deus, na exata medida em que pode, por sua própria vontade e determinação, pois é capaz de desenvolver pessoas melhores.

Ninguém é tão egoísta que não possa dar um primeiro passo na direção certa, assim como ninguém é tão perfeito que já não precise caminhar.

Nas palavras do Irmão Lauro Davos, “o educador sabe que a vida não é linear e sabe que a condição humana é frágil. Por isso, cultiva a espiritualidade, a ética, a solidariedade. O educador é mais que cidadão: torna-se cidadão planetário.  Sensibiliza-se com a Terra agredida, cuida da existência e da vida”.

Peço que dê o melhor de seu esforço nesse momento de “lonjuras e distâncias”.  Ajude seu próximo e a comunidade e descobrirá o verdadeiro significado das palavras “é dando que se recebe”. Será agraciado em moeda divina, em dignidade, sensibilidade, grandeza de espírito e amor-próprio. Mas faça isso, enquanto é hoje…

* Carlos Dorlass é Diretor Geral do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP).

Fonte  https://revistareacao.com.br/dia-do-professor-educar-e-ser-um-farol-de-esperanca/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

16/10/2020

CONFAZ se reuniu ontem e temas relacionados às Pessoas com Deficiência ficarão para discussão só em dezembro!

O Departamento de Jornalismo do SISTEMA REAÇÃO acaba de confirmar que os membros do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária – mais uma vez – não colocaram em pauta, na reunião desta quarta-feira, 14, a discussão sobre o reajuste do valor teto para os carros comercializados com isenção de impostos para PCD, assim como a renovação do convênio que concede isenção de impostos (ICMS) para a aquisição de veículos 0Km para Pessoas com Deficiência.

O atual convênio que concede isenção de ICMS tem validade apenas até final de dezembro de 2020, quando expira no dia 31/12.

Se não houver unanimidade – através dos Secretários Estaduais de Fazenda, pela renovação do convênio e o aumento do valor teto para os carros comercializados, as pessoas com deficiência de todo o Brasil serão prejudicadas de forma direta.

Em setembro o SISTEMA REAÇÃO divulgou a exoneração de Bruno Pessanha Negris do cargo de Diretor do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária e Presidente da Comissão Técnica Permanente do ICMS – COTEPE/ICMS.

A mudança trouxe preocupação para representantes de entidades do setor.

Rodrigo Rosso, presidente da ABRIDEF – Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência afirma que: “existia um trabalho intenso junto ao ex-Diretor com argumentos que justificam o reajuste do valor teto. Foram vários contatos com o Bruno Pessanha. Minha esperança era que os membros do CONFAZ avaliassem na reunião desta quarta-feira, 14, esses temas tão importantes. Vivemos um momento de bastante expectativa. Temos que pensar também que os integrantes do CONFAZ, de forma totalmente equivocada, decidam pelo caminho no sentido contrário, ou seja, de deixar de conceder qualquer tipo de isenção para essa aquisição. O nosso trabalho não para. Estamos levando as informações para que os Secretários de Fazenda e técnicos tomem uma decisão que não prejudique as pessoas com deficiência”.

O intuito do setor é que a isenção do ICMS seja prorrogada por pelo menos mais 2 anos a partir de 2021 e que o valor teto seja reajustado dos atuais R$ 70 mil para pelo menos algo entre R$ 90 e R$ 100, já que o teto está congelado há 11 anos e muito defasado.

Ainda não foi nomeado o substituto para Bruno Pessanha. Renata Larissa Silvestre está respondendo como Diretora substituta do CONFAZ.

A próxima reunião ordinária do órgão, conforme calendário de reuniões disponível no site do CONFAZ, está agendada para 9 de dezembro.

Vamos acompanhar e trabalhar até para que esses dois assuntos sejam tratados definitivamente nessa reunião do dia 9 de dezembro próximo, caso contrário, as pessoas com deficiência de todo Brasil ficarão sem direito à isenção de ICMS na compra do carro 0Km já a partir de 1 de janeiro de 2021.

Fonte  https://revistareacao.com.br/confaz-se-reuniu-ontem-e-temas-relacionados-as-pessoas-com-deficiencia-ficarao-para-discussao-so-em-dezembro/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO