Uma pesquisa realizada em 17 países da região refletiu esse importante número de desempregados, enquanto 48 % identificam a deficiência como a principal dificuldade para encontrar um emprego.
A população com deficiência é altamente invisível, na América Latina – a informação a nível regional sobre a realidade deste setor da população é limitada. O imaginário geral sobre as pessoas com deficiência as coloca como dependentes, assexuadas, vulneráveis e fracas.
ASSIM DIZ A MATÉRIA PUBLICADA NO SITE “INFOBASE”, QUE TRATA DE TEMAS RELACIONADOS À AMÉRCIA LATINA.
Essa perspectiva se distancia da inclusão plena e da igualdade de oportunidades, ao contrário, atrasa e perpetua os muitos preconceitos instalados em torno das pessoas com deficiência.
A organização Incluyeme.com realizou uma extensa pesquisa em 17 países latino-americanos para conhecer a situação atual desse amplo setor social: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
De acordo com o relatório do Banco Mundial, 1 em cada 2 pessoas com deficiência na América Latina está desempregada. Dentre os principais motivos, destacam-se as barreiras ao acesso à educação, enquanto do ponto de vista empresarial, a falta de capacitação, aliada à existência de preconceitos e mitos relacionados à produtividade das pessoas com deficiência.
Além disso, a exclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho supera esses dados, já que quem está empregado ganha entre 6% e 11% menos pelo mesmo tipo de ocupação do que os demais trabalhadores e tem maior taxa de informalidade.
O principal objetivo da pesquisa não foi apenas tornar visível com dados a realidade das pessoas com deficiência na região, mas também poder focar na promoção da empregabilidade de mulheres em setores como tecnologia por meio de treinamentos específicos.
A MATÉRIA NA ÍNTEGRA VOCÊ PODE ACESSAR NO LINK:
https://www.infobae.com/america/tendencias-america/2022/12/03/personas-con-discapacidad-en-latinoamerica-el-72-esta-desempleado-y-quienes-trabajan-ganan-menos/Fonte https://revistareacao.com.br/pesquisa-72-das-pcd-na-america-latina-estao-desempregadas-ou-ganham-menos-que-outras-pessoas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário