Uma pesquisa muito importante sobre o tema: Mulheres com deficiência e maternidade – experiências e memórias com trajetórias sexuais e reprodutivas, está sendo realizada.
A pesquisa é um instrumento importante para formulação de políticas de saúde, melhorar a assistência à saúde das gestantes, parturientes e puérperas, através de orientações para os profissionais de saúde da área, além de promover o reconhecimento dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres com deficiência.
Ela tem como objetivo geral, compreender a experiência da maternidade a partir da experiência das mulheres com deficiência. A fim de resgatar os significados presentes nas trajetórias sexuais e reprodutivas que culminaram com a gravidez e maternidade. Quer entender como se deu a experiência de planejamento, anuncio da gravidez, parto e puerpério das mulheres com deficiência, dentre outras coisas.
A pesquisa será realizada em duas etapas:
Etapa 1 – a mulher responderá um questionário socioeconômico e história obstétrica que será enviado por WhatsApp ou por e-mail, a depender da sua preferência.
Etapa 2 – ela participará de 3 encontros de grupo online (por videochamada) com duração de 1h30 a 2h, com 6 a 10 mulheres com deficiência acima de 18 anos, que tiveram um filho recentemente.
O projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do Instituto Fernandes Figueira- IFF/Fiocruz- RJ sob o cadastro CAAE: 60693622.4.0000.5269 e, caso a mulher interessada confirme a participação e esteja nos critérios de inclusão para a pesquisa, em breve receberá um termo completo para consentimento livre e esclarecido.
Link para inscrições:
Fonte https://revistareacao.com.br/mulheres-com-deficiencia-e-maternidade-experiencias-e-memorias-com-trajetorias-sexuais-e-reprodutivas/
Postado pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário