20/04/2024
Gratidão!!! Pela realização do Aniversário de 20 anos de Fundação da ADET e Posse da Nova Diretoria.
17/04/2024
25/03/2024
ADET - realiza penúltima reunião mensal de diretoria da atual gestão.
Aconteceu nesta sexta-feira, 22/03/2024 a penúltima reunião mensal ordinária da atual gestão da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira, a reunião iniciou-se as 08h30, com o atual presidente Antonio José Brito Oliveira saudando a todos os presentes e agradecendo a todos pela realização de mais uma eleição da Entidade, em seguida passou a palavra ao atual vice - presidente Luiz Antonio da Silva, que ficou responsável pela organização do evento da posse e comemoração de 20 anos de fundação da referida Associação.
O vice presidente em suas falações, também agradeceu a todos pela realização de mais uma eleição e falou do andamento na organização para a posse e comemoração acima citadas e a diretoria atual também aprovou alguns itens para que o referido evento aconteça dentro do previsto, dentre os itens aprovados, será confeccionadas novas camisetas para a diretoria em comemoração alusiva aos 20 anos de fundação da Instituição.
Estiveram presentes a reunião os seguintes diretores: Antonio Brito, Luiz Antonio (Nem), Heleno Trajano, Absolão Pereira (Silon), Antonio José, Tadeu Quirino (Zé de Sabino), Maria do Socorro (Kaka) e Maria de Fátima.
Matéria: Heleno Trajano
ADET - eleita a nova diretoria para o biênio 2024/2026.
Aconteceu no dia 16/03/2024 (sábado) a eleição para a renovação da diretoria da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira para o biênio 2024/2026, conforme edital anteriormente publicado, tudo aconteceu nos conformes e foi eleita a chapa única que teve como candidato a presidente Luiz Antonio da Silva (Nem). Todos votaram e no final foram contados 17 votos válidos, nenhum branco ou nulo.
Comissão Eleitoral: Presidente: Eniel Alves, 1º Secretário: José Adelmo Nogueira de Brito e 2º Secretário: José do Nascimento Ferreira Junior.
Diretoria e Conselho Fiscal Eleitos:
Presidente: Luiz Antonio da Silva, V. Presidente: Heleno Trajano Pereira, 1º Secretário: Eleneide Gomes da Silva, 2º Secretário: Orlando Clementino Pereira, 1º Tesoureiro: Maria do Socorro Oliveira e Silva, 2º Tesoureiro: Elizabete de Oliveira Nascimento, 1º Suplente: Maria de Fátima da Silva, 2º Suplente: Vandelson da Graça Marcolino e 3º Suplente: José Tadeu Quirino de Souza e Conselho Fiscal: Presidente: Daniel Alexandre de Brito Rocha, Secretário: Edivaldo Moraes de Lima, Membro: Absolão Pereira Soares, 1º Suplente: Maria Aparecida Benedito dos Santos, 2º Suplente: Girleide Gomes da Silva e 3º Suplente: Antonio José dos Santos.
No final do evento tivemos uma palestra com O Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Tabira, O Sr. Tadeu Sampaio que fez explanações e respondeu perguntas sobre O Plano Municipal da Pessoa Com Deficiência, novo Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Tabira, que em muito irá ajudar a Entidade, como mais um instrumento de trabalho em busca de políticas públicas para o seguimento das Pessoas Com Deficiência no nosso município.
15/03/2024
Presidente Antonio Brito fala na Rádio Cidade FM sobre a Eleição da ADET.
Como rios e canoas...
Foram nossos dia a dia
Sempre com muita alegria
Buscando notícias boas
Fazendo o bem as pessoas
Recebendo gratidão
E promovendo Inclusão
A todos seres humanos...
ADET faz vinte anos
Desde a sua fundação.
(Heleno Trajano)
Matéria: Heleno Trajano
Foto: Antonio Brito
01/03/2024
TCE-PE fará auditoria para avaliar atendimento aos pacientes com TEA
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) vai iniciar uma auditoria especial para avaliar ações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em relação ao atendimento aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é analisar se o Estado está cumprindo seu dever de induzir, executar e integrar políticas públicas de saúde direcionadas às pessoas com TEA.
A auditoria foi determinada pelo conselheiro Carlos Neves, relator dos processos da SES em 2024.
Um levantamento realizado pelo TCE-PE no ano passado apontou lacunas e indícios de falhas no serviço público de saúde direcionado aos autistas. No entanto, a SES optou por não assinar um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) que previa obrigações para mitigar os problemas encontrados.
Os TAGs são acordos entre o TCE-PE e o gestor público, e têm como finalidade determinar um prazo para a resolução de falhas identificadas na gestão de órgãos ou entidades públicas dos municípios e do Estado.
A atuação do TCE-PE visando à melhoria do atendimento aos pacientes com TEA teve início em 2022, sob a relatoria do conselheiro Dirceu Rodolfo. Na época, após uma série de encontros com a equipe de auditoria, a SES assinou um TAG comprometendo-se a adotar medidas como a capacitação de profissionais e descentralização dos diagnósticos.
Em janeiro de 2023, o conselheiro Dirceu Rodolfo se reuniu com os novos gestores da SES para retomar o assunto. O conselheiro explicou à SES que pretendia formular um TAG junto à nova gestão para aperfeiçoar o atendimento aos pacientes com TEA. Mas o Estado alegou que já estava realizando ações voltadas a esse público.
Postagem: Heleno Trajano.
ADET recebe em sua Sede Social a visita de representante do Conselho Tutelar e Mães de Autistas
Aconteceu nesta sexta-feira,01 de março na sede social da ADET uma importante reunião com o representante do Conselho Tutelar de nossa cidade, Junior de Zé de Rita e As Mães de crianças Autistas: Claudenice Morais de Ana Claudia; A visita teve como objetivo levar orientações da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira para a criação de uma futura Associação de representação de Crianças Autistas na nossa cidade e ainda tivemos a participação do Radialista Paulo Silva;
Pela ADET participaram da reunião (mesa redonda) Os diretores: presidente Antonio Brito, Ex presidente e atual 1º Secretário Heleno Trajano e Absolão Pereira (Silon), todos os assuntos giraram entorno da fundação da ADET e de sua trajetória e administração ao longo desse 20 (vinte anos) de existencia e como foi o passo a passo até os dias de hoje.
Os temas foram separados entre os diretores da Entidade, Heleno Trajano como um dos fundadores, falou da ideia de criação da Associação, e os motivos que o nortearam a convidar outros Amigos (Pessoas Com Deficiência) para juntos levarem avante tal ideia que culminou com a fundação da dita Associação em 18 de abril de 2004, dentre outros assuntos.
O presidente Antonio Brito falou da administração da Associação, dizendo da importância do trabalho hora realizado, e de tudo o que foi feito para que chegássemos até aqui, falou um pouco de como se tornou Pessoa Com Deficiência e os caminhos percorridos no dia a dia para entre outras coisas administrar a Instituição junto com os demais diretores e falou também das políticas públicas voltado para o seguimento dos PCDs em nossa cidade, entre outros assuntos, sendo também aparteado por todos.
E O representante do Conselho Fiscal, Absolão Pereira (Silon), por ser Avô de uma criança com Autismo, foi reservado a (Ele) abordar O tema do Autismo de forma mais abrangente, uma vez que (Ele) Silon acompanha no dia a dia a sua filha nas consultas e formas de atendimento que são realizado ao seu Neto acima citado, foi também aparteado por todos os visitantes.
A reunião em si foi por demais importante, pois tiramos várias dúvidas a respeito de um tema mais que atual que é a necessidade de orientações para um melhor atendimento as nossas crianças e adolescentes Autistas e suas famílias, e o presidente encerrou a reunião agradecendo a visita das Mães de Crianças Autista e do representante do Conselho Tutelar.
Ainda nos auxiliaram na realização da reunião, A secretária da ADET Jakeline Oliveira e O Motorista voluntário Paulo Heles, no final foi servido um lance a todos (as) presentes. Em nome do presidente Antonio Brito e de toda a diretoria, o nosso muito obrigado a todos.
"ADET 20 anos de fundação"
Vencendo PREconceitos...
e Revendo Conceitos...
Antonio José Brito Oliveira
Presidente.
Matéria: Heleno Trajano
Fotos: Jakeline Oliveira.
26/02/2024
ADET realiza importante reunião para organização da eleição para o biênio 2024/2026.
Aconteceu na ultima sesta-feira, 23/02/2024 mais uma importante reunião mensal de diretoria, desta feita entre outros assuntos foram tratados os direcionamentos e organização para a realização da Assembleia Geral Ordinária e eleição da diretoria para o biênio 2024/2026. O presidente Antonio Brito iniciou a reunião saudando a todos os diretores presentes e falando dos trabalhos desenvolvidos na Entidade no mês anterior.
Dando continuidade a reunião e depois de tratados os assuntos de rotina, foi abordado a necessidade de formação da chapa para a realização da Eleição para o biênio 2024/2026. ficou acordado entre todos (as) a formação de chapa única tendo como candidato a presidente Luiz Antonio da Silva (atual vice-presidente) Secretário Heleno Trajano e Tesoureiro (a) Maria do Socorro Oliveira e Silva e demais diretores seguiriam nos seus cargos para a reeleição, exceto a substituição de alguns por motivos de saúde ou particulares.
Foi aprovado a realização da eleição para o dia 16/03/2024 conforme edital a ser lançado e a posse da nova diretoria e aniversário de 20 (vinte anos) de fundação da ADET e prestação de contas do atual biênio para o dia 20 de abril do ano corrente.
Se fizeram presentes a reunião os seguintes diretores: Antonio Brito (presidente) Luiz Antonio, (vice-presidente), Heleno Trajano, (Secretário) e demais diretores: Maria do Socorro, Girleide Gomes, Maria Aparecida, José Tadeu Quirino, Absolão Pereira (Silon) e Maria de Fátima, o presidente Antonio Brito agradeceu a presença de todos.
ADET - 20 anos de fundação.
"Vencendo Preconceitos e
Revendo Conceitos"
Antonio José Brito Oliveira
Presidente
Matéria: Heleno Trajano