27/08/2022
ADET PARTICIPA DE IMPORTANTE REUNIÃO NA ESCOLA DOM BOSCO EM COMEMORAÇÃO A SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Estado do Pará é campeão da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 2022
Delegação do Pará comemora título da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 20022 | Foto: Ale Cabral / CPB
O evento contou com cerca de 300 jovens atletas com deficiência que representaram os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe e provas de atletismo, natação e bocha.
De acordo com o regulamento oficial da competição, a classificação geral das fases regionais das Paralimpíadas Escolares 2022 é definida pela soma das colocações dos Estados obtidas nas três modalidades, que obedece à uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela.
Pará venceu a competição ao somar 39 pontos e ficar à frente das delegações da Paraíba, vice-campeã da etapa com 24, e Pernambuco, que completou o pódio na terceira colocação, com 23. Ceará e Maranhão, ambos com 21 pontos, ficaram na quarta e quinta posições, respectivamente – os cearenses levaram vantagem na classificação por terem maior número de atletas inscritos, um dos critérios de desempate estabelecidos no regulamento geral da competição.
Pará conquistou o título da regional de Natal das Paralimpíadas Escolares 2022 porque teve grande desempenho nas três modalidades que fazem parte do programa da competição. A delegação paraense foi a que mais pontuou nas disputas de atletismo e bocha, sendo superada apenas nas provas de natação por Sergipe.
"Gostaria de agradecer em particular ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte por nos recepcionarem com tanto carinho e acolhimento. Também a todos os professores e alunos dos nove Estados que participaram desta etapa das Paralimpíadas Escolares. Saibam que vocês são um dos motivos de o CPB existir e estar aqui", discursou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
Após Brasília receber participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, e Natal contemplar a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro.
Já a fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.
Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.
Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, no CT Paralímpico. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.
Confira a classificação final da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 2022:
1º Pará
2º Paraíba
3º Pernambuco
4º Ceará
5º Maranhão
6º Sergipe
7º Rio Grande do Norte
8º Bahia
9º Alagoas
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
AVISO DE PAUTA: CPB celebra dois anos para os Jogos de Paris 2024 neste domingo
Esta edição especial da Arena Paralímpica, que tem como objetivo apresentar o Movimento Paralímpico ao público geral, contará com experimentação de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado. O evento será aberto ao público e gratuito, das 9h às 16h.
Os atletas medalhistas paralímpicos confirmados são Alana Maldonado (judô), Daniele Rauen (tênis de mesa), Evani Calado (bocha), Mariana D’Andrea (halterofilismo), Parazinho (goalball), Raissa Rocha (atletismo) e Vinícius Rodrigues (atletismo).
Para os Jogos de Paris 2024, a expectativa é de que cerca de 250 esportistas representem o Brasil. De acordo com o planejamento estratégico 2022-2024 do CPB, a meta é manter o país no top 8 e conquistar entre 70 e 90 medalhas.
Serviço
Arena Paralímpica 2 anos Jogos de Paris
Data: 28 de agosto de 2022
Horário: 9h às 16h
Local: Parque Villa Lobos - entrada principal
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros – São Paulo
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Avanços e desafios da educação inclusiva
O MPCE, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizará, no dia 29 de agosto, o evento on-line “Educação Inclusiva: Avanços e Desafios”.
O objetivo é fomentar o debate sobre o direto à educação, difundir ações de inclusão para pessoas com deficiência e, dessa forma, fortalecer a atuação do Ministério Público e dos agentes sociais que atuam na seara educacional.
A programação é aberta ao público e será transmitida pelo canal do Youtube do MPCE. Os interessados podem se inscrever por meio da Plataforma de cursos da ESMP/CEAF.
Saiba mais: https://bit.ly/3Abpzqm
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/
Fonte https://revistareacao.com.br/avancos-e-desafios-da-educacao-inclusiva/
Postado por Antônio Brito
Cachoeiro de Itapemirim/ES: Curso de Libras para mais 250 alunos de escolas municipais
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim/ES – terra natal do “Rei” Roberto Carlos e do cartunista com deficiência Ricardo Ferraz – iniciou em agosto, mais uma etapa do projeto “Libras Kids”, um curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado aos estudantes de rede pública municipal de ensino.
Neste semestre, receberão as aulas de Libras, até novembro deste ano, 255 alunos das escolas “José Taveira”, no bairro Nossa Senhora de Fátima, e “Luiz Marques Pinto”, no Boa Vista. Professores da Coordenação de Educação Especial ministrarão as atividades para as turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental. Serão, ao todo, 15 aulas.
Os estudantes terão a oportunidade de dialogar e aprender o alfabeto datilológico, com o conhecimento, por sinais, de sinais básicos de saudações, agradecimentos, cores, família, animais, sinais básicos do ambiente escolar, sinais de verbos e sentimentos.
O Libras Kids teve início no ano de 2019. De acordo com a Seme, com as novas turmas, chegará a 1.200 o número de alunos atendidos, o que será estendido a outras unidades de ensino nos próximos anos.
Fonte https://revistareacao.com.br/cachoeiro-de-itapemirim-es-curso-de-libras-para-mais-250-alunos-de-escolas-municipais/
Postado por Antônio Brito
26/08/2022
GRE e Prefeitura de Garanhuns/PE promovem curso de Libras para os servidores da Assistência Social
A Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE), numa parceria com a Prefeitura de Garanhuns/PE, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está fornecendo aos servidores da pasta o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Com o intuito de dar aos profissionais conhecimento suficiente para intermediar o processo comunicativo com a pessoa surda nos equipamentos públicos, a iniciativa atende 25 servidores dos diversos setores assistenciais.
O curso tem duração de 4 meses e acontece toda quarta-feira, das 14h às 17h.
A limitação comunicativa entre surdos e ouvintes não deveria existir em nenhum segmento da interação humana, em setores públicos muito menos. Dentre as competências e habilidades que serão trabalhadas durante o curso estão: vocabulário de sinais de comunicação; contexto de sinais da comunicação; estímulo de aprendizagem de segunda língua e construir conhecimento sobre a comunidade surda.
O conteúdo programático conta com alfabeto manual, numérico, vocabulário de verbo, cumprimentos, expressões faciais, entre outras instruções. O curso é ministrado pelo professor instrutor de Libras, Leidson Bezerra. Ótima iniciativa !
Fonte https://revistareacao.com.br/gre-e-prefeitura-de-garanhuns-pe-promovem-curso-de-libras-para-os-servidores-da-assistencia-social/
Postado por Antônio Brito
22/08/2022
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência busca engajamento da sociedade para superar barreiras e combater o preconceito
Campanha será realizada entre os dias 22 e 27 de agosto
Em 2022, a campanha traz o tema “Superar barreiras para garantir inclusão” e alerta que apenas com o engajamento de toda a sociedade é possível garantir a inclusão social plena. Conforme a entidade, mesmo com a conquista de uma série de direitos e a atenção de políticas públicas, pessoas com deficiência ainda encontram diversos problemas de acessibilidade que as deixam à margem da sociedade. Alguns são de ordem material, como obstáculos arquitetônicos e tecnológicos que dificultam ou impedem a presença e a participação desse público em determinados ambientes, mas as principais questões a serem superadas estão no âmbito das relações sociais: as pessoas com deficiência seguem se deparando com comportamentos e atitudes que as impossibilitam de ter uma participação social em igualdade de condições.
Há diferentes níveis de resistência e violência simbólica que as pessoas com deficiência enfrentam na sociedade, lista a Fenapaes. Rejeição, percepção de menos-valia, piedade, percepção de incapacidade intelectual, estereótipos, compensação, negação, substantivação da deficiência, comparação, atitude de segregação, generalização, padronização, assistencialismo e superproteção são, segundo a entidade, algumas das barreiras que, mesmo que não se apresentem de forma explícita ou intencional, geram exclusão e segregação da população com deficiência nas escolas, no mercado de trabalho e mesmo dentro de casa.
Diagnóstico
A Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas, que foi aprovada no Brasil com status de emenda constitucional, define pessoas com deficiência como “aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”.
A deficiência intelectual é caracterizada por limitações do intelecto e do comportamento adaptativo, segundo a Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento, que estabelece alguns critérios para o diagnóstico. Já a deficiência múltipla é quando uma pessoa apresenta, de forma associada, pelo menos duas das três deficiências citadas.
Números
De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, há 45,6 milhões de brasileiros com alguma deficiência, ou seja, quase 24% da população do país. A maior incidência é a deficiência visual, 18,6%, sendo 3,4% com grande dificuldade de enxergar ou sem visão alguma. Na sequência, vêm deficiência motora (7%, sendo 2,3% com grande dificuldade ou sem conseguir se locomover), auditiva (5,1%, sendo 1,1% com grande dificuldade ou sem conseguir escutar de modo algum) e intelectual (1,4%).
Legislação
Em 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, um marco na luta pelos direitos e pela inclusão social dessa parcela da população. Além da garantia de direitos constitucionais, essa legislação prevê atendimento prioritário, acesso à tecnologia assistiva, direito à participação na vida pública e política e ao casamento civil. Outra conquista é em relação à educação, assegurando a oferta de sistema inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino.
A legislação que garante acesso ao mercado de trabalho é anterior. A lei nº 8.213, de 1991, estabelece reserva de vagas conforme a quantidade de funcionários de cada empresa.
Fontes: Ministério da Saúde e Fenapaes
Produção: Allisson Santiago
Postado por Antônio Brito
20/08/2022
ADEACAMP É CAMPEÃ da segunda divisão e volta à elite do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas
A equipe de Campinas teve 100% de aproveitamento ao vencer os 4 jogos que disputou na segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas e voltou à elite do Campeonato Brasileiro depois de 2 anos.
A ADEACAMP – Associação de Esportes Adaptados de Campinas tem o time composto por 12 atletas, sendo 3 mulheres, com idades entre 30 e 50 anos. Parabéns à toda equipe e comissão técnica!
Fonte https://revistareacao.com.br/adeacamp-e-campea-da-segunda-divisao-e-volta-a-elite-do-campeonato-brasileiro-de-rugby-em-cadeira-de-rodas/
Postado por Antônio Brito
Estudos da Deficiência na Educação
O trabalho: ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO – Anticapacitismo, Interseccionalidade e Ética do Cuidado, organizado pelas professoras e pesquisadoras: Solange Cristina da Silva, Rose Clér Estivalete Beche e Laureane Marília de Lima Costa, com apoio da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC, está disponível com 350 páginas em PDF para quem quiser aproveitar, gratuitamente, do conteúdo desse rico estudo.
O trabalho minucioso é fruto de uma ação de extensão, que articula pesquisa e ensino, vinculada ao Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEDI/ UDESC) e foi construído coletivamente durante a pandemia do coronavírus e os ataques contra a Educação Inclusiva.
Ao longo de 2021, os/as pesquisadores/as se concentraram em escrever seus capítulos, em fazer contribuições nos textos dos/as colegas e em dialogar em prol da defesa da Educação Inclusiva dentro e fora de suas instituições, sempre atentos/as ao compromisso característico dos Estudos da Deficiência, que é o de produzir conhecimento que contribua com a luta das pessoas com deficiência por igualdade de condições de participação social, o que requer assumir que todo trabalho intelectual tem implicações políticas.
Acesse o Arquivo PDF do Estudo da Deficiência na Educação
Esse trabalho fantástico foi compartilhado pelo Prof. Dr. WIliam Machado – UNIRIO, que é colaborador e articulista da Revista Reação.
O trabalho completo com 350 páginas está disponível no nosso portal da Revista Reação, acesse:
Fonte https://revistareacao.com.br/estudos-da-deficiencia-na-educacao/
Postado por Antônio Brito
16/08/2022
TRE Pernambuco promove dia dedicado à acessibilidade em Caruaru
Foram recebidos eleitores com deficiências visuais e auditivas, que testaram os recursos de acessibilidade da urna