27/08/2022

ADET PARTICIPA DE IMPORTANTE REUNIÃO NA ESCOLA DOM BOSCO EM COMEMORAÇÃO A SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 


Aconteceu nessa Sexta-feira, 26/08/2022 na Escola Dom Bosco uma importante palestra com tela alusivo a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e a ADET teve a grande satisfação de ser convidada e la se fez presente através dos Diretores Antonio Brito (Presidente) e Maria Aparecida.

O Tema abordado na palestra foi Conhecimento da Inclusão e o nosso Presidente Antonio Brito fez um breve relato da luta da entidade ao longo desses 18 anos de fundação, dizendo que o tema inclusão foi a pauta geral da nossa luta no decorrer desses anos.

Falou da importância da Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência, que é celebrada todos anos de 21 a 28 de Agosto e que o tema inclusão é muito mais abrangente do que normalmente é citado nos encontros, pois representa algo mais do que o nosso dia a dia e o mesmo envolve toda uma sociedade, desde a mas tenra idade até a velhice.

O nosso especial agradecimento a Escola Dom Bosco, em nome da Gestora: Maria Veronica Veras, da Coordenadora: Vanderlânia Oliveira, Turmas: 1° e 3° Ano "A" e as Professoras: Suênia Cordeiro, Érica Fragoso e Luciana Sousa - Professora intérprete de Libras.

O nosso muito obrigado aos Diretores e Assistentes que se fizeram presentes!

"Há beleza na diversidade, há complementariedade na diferença, e há riqueza na pluralidade". - Mario Sergio Cortella.


Matéria: Heleno Trajano.




Estado do Pará é campeão da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 2022

Delegação do Pará comemora título da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 20022 | Foto: Ale Cabral / CPB

O Estado do Pará foi anunciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como o campeão da segunda fase regional das Paralimpíadas Escolares 2022, durante cerimônia de encerramento realizada na noite desta sexta-feira, 26, no Wish Natal Resort, em Natal (RN). A primeira etapa regional da competição foi realizada em Brasília, entre os dias 9 e 12 de agosto, e teve o Estado de Minas Gerais como vencedor.

O evento contou com cerca de 300 jovens atletas com deficiência que representaram os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe e provas de atletismo, natação e bocha.
 

               


De acordo com o regulamento oficial da competição, a classificação geral das fases regionais das Paralimpíadas Escolares 2022 é definida pela soma das colocações dos Estados obtidas nas três modalidades, que obedece à uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela. 

Pará venceu a competição ao somar 39 pontos e ficar à frente das delegações da Paraíba, vice-campeã da etapa com 24, e Pernambuco, que completou o pódio na terceira colocação, com 23. Ceará e Maranhão, ambos com 21 pontos, ficaram na quarta e quinta posições, respectivamente – os cearenses levaram vantagem na classificação por terem maior número de atletas inscritos, um dos critérios de desempate estabelecidos no regulamento geral da competição.

Pará conquistou o título da regional de Natal das Paralimpíadas Escolares 2022 porque teve grande desempenho nas três modalidades que fazem parte do programa da competição. A delegação paraense foi a que mais pontuou nas disputas de atletismo e bocha, sendo superada apenas nas provas de natação por Sergipe.

"Gostaria de agradecer em particular ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte por nos recepcionarem com tanto carinho e acolhimento. Também a todos os professores e alunos dos nove Estados que participaram desta etapa das Paralimpíadas Escolares. Saibam que vocês são um dos motivos de o CPB existir e estar aqui", discursou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

Durante a festividade, também foram feitas homenagens à cidade de Natal, sede da competição, e aos atletas participantes com a exibição de vídeos com depoimentos. Houve ainda a entrega de prêmios para os três estados vencedores em cada modalidade.    

Após Brasília receber participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, e Natal contemplar a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro. 

Já a fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional. 

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, no CT Paralímpico. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

Confira a classificação final da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 2022:

1º Pará
2º Paraíba
3º Pernambuco
4º Ceará
5º Maranhão
6º Sergipe
7º Rio Grande do Norte
8º Bahia
9º Alagoas

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticia/detalhe/4413/estado-do-para-e-campeao-da-regional-natal-das-paralimpiadas-escolares-2022

Postado por Antônio Brito 

AVISO DE PAUTA: CPB celebra dois anos para os Jogos de Paris 2024 neste domingo

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) celebrará o marco de dois anos para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 com experimentação esportiva no Parque Villa Lobos, em São Paulo, neste domingo, 28. O evento contará com a presença de medalhistas paralímpicos. 

Esta edição especial da Arena Paralímpica, que tem como objetivo apresentar o Movimento Paralímpico ao público geral, contará com experimentação de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado. O evento será aberto ao público e gratuito, das 9h às 16h.

Os atletas medalhistas paralímpicos confirmados são Alana Maldonado (judô), Daniele Rauen (tênis de mesa), Evani Calado (bocha), Mariana D’Andrea (halterofilismo), Parazinho (goalball), Raissa Rocha (atletismo) e Vinícius Rodrigues (atletismo).

Para os Jogos de Paris 2024, a expectativa é de que cerca de 250 esportistas representem o Brasil. De acordo com o planejamento estratégico 2022-2024 do CPB, a meta é manter o país no top 8 e conquistar entre 70 e 90 medalhas.

Serviço
Arena Paralímpica 2 anos Jogos de Paris

Data: 28 de agosto de 2022
Horário: 9h às 16h
Local: Parque Villa Lobos - entrada principal
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros – São Paulo 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticia/detalhe/4412/aviso-de-pauta-cpb-celebra-dois-anos-para-os-jogos-de-paris-2024-neste-domingo

Postado por Antônio Brito 

Avanços e desafios da educação inclusiva

O MPCE, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizará, no dia 29 de agosto, o evento on-line “Educação Inclusiva: Avanços e Desafios”.

O objetivo é fomentar o debate sobre o direto à educação, difundir ações de inclusão para pessoas com deficiência e, dessa forma, fortalecer a atuação do Ministério Público e dos agentes sociais que atuam na seara educacional.

A programação é aberta ao público e será transmitida pelo canal do Youtube do MPCE. Os interessados podem se inscrever por meio da Plataforma de cursos da ESMP/CEAF.

Saiba mais: https://bit.ly/3Abpzqm

Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/

Fonte  https://revistareacao.com.br/avancos-e-desafios-da-educacao-inclusiva/

Postado por Antônio Brito 

Cachoeiro de Itapemirim/ES: Curso de Libras para mais 250 alunos de escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim/ES – terra natal do “Rei” Roberto Carlos e do cartunista com deficiência Ricardo Ferraz – iniciou em agosto, mais uma etapa do projeto “Libras Kids”, um curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado aos estudantes de rede pública municipal de ensino.

Neste semestre, receberão as aulas de Libras, até novembro deste ano, 255 alunos das escolas “José Taveira”, no bairro Nossa Senhora de Fátima, e “Luiz Marques Pinto”, no Boa Vista. Professores da Coordenação de Educação Especial ministrarão as atividades para as turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental. Serão, ao todo, 15 aulas.

Os estudantes terão a oportunidade de dialogar e aprender o alfabeto datilológico, com o conhecimento, por sinais, de sinais básicos de saudações, agradecimentos, cores, família, animais, sinais básicos do ambiente escolar, sinais de verbos e sentimentos.

O Libras Kids teve início no ano de 2019. De acordo com a Seme, com as novas turmas, chegará a 1.200 o número de alunos atendidos, o que será estendido a outras unidades de ensino nos próximos anos.

Fonte https://revistareacao.com.br/cachoeiro-de-itapemirim-es-curso-de-libras-para-mais-250-alunos-de-escolas-municipais/

Postado por Antônio Brito 

26/08/2022

GRE e Prefeitura de Garanhuns/PE promovem curso de Libras para os servidores da Assistência Social

A Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE), numa parceria com a Prefeitura de Garanhuns/PE, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está fornecendo aos servidores da pasta o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com o intuito de dar aos profissionais conhecimento suficiente para intermediar o processo comunicativo com a pessoa surda nos equipamentos públicos, a iniciativa atende 25 servidores dos diversos setores assistenciais.

O curso tem duração de 4 meses e acontece toda quarta-feira, das 14h às 17h.

A limitação comunicativa entre surdos e ouvintes não deveria existir em nenhum segmento da interação humana, em setores públicos muito menos. Dentre as competências e habilidades que serão trabalhadas durante o curso estão: vocabulário de sinais de comunicação; contexto de sinais da comunicação; estímulo de aprendizagem de segunda língua e construir conhecimento sobre a comunidade surda.

O conteúdo programático conta com alfabeto manual, numérico, vocabulário de verbo, cumprimentos, expressões faciais, entre outras instruções. O curso é ministrado pelo professor instrutor de Libras, Leidson Bezerra. Ótima iniciativa !

Fonte https://revistareacao.com.br/gre-e-prefeitura-de-garanhuns-pe-promovem-curso-de-libras-para-os-servidores-da-assistencia-social/

Postado por Antônio Brito 

22/08/2022

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência busca engajamento da sociedade para superar barreiras e combater o preconceito

Campanha será realizada entre os dias 22 e 27 de agosto

Há 59 anos, a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes) realiza, entre 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Desde 2017, a data também faz parte do calendário nacional, instituída pela lei nº 13.585, com o objetivo de conscientizar sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação.

Em 2022, a campanha traz o tema “Superar barreiras para garantir inclusão” e alerta que apenas com o engajamento de toda a sociedade é possível garantir a inclusão social plena. Conforme a entidade, mesmo com a conquista de uma série de direitos e a atenção de políticas públicas, pessoas com deficiência ainda encontram diversos problemas de acessibilidade que as deixam à margem da sociedade. Alguns são de ordem material, como obstáculos arquitetônicos e tecnológicos que dificultam ou impedem a presença e a participação desse público em determinados ambientes, mas as principais questões a serem superadas estão no âmbito das relações sociais: as pessoas com deficiência seguem se deparando com comportamentos e atitudes que as impossibilitam de ter uma participação social em igualdade de condições.

Há diferentes níveis de resistência e violência simbólica que as pessoas com deficiência enfrentam na sociedade, lista a Fenapaes. Rejeição, percepção de menos-valia, piedade, percepção de incapacidade intelectual, estereótipos, compensação, negação, substantivação da deficiência, comparação, atitude de segregação, generalização, padronização, assistencialismo e superproteção são, segundo a entidade, algumas das barreiras que, mesmo que não se apresentem de forma explícita ou intencional, geram exclusão e segregação da população com deficiência nas escolas, no mercado de trabalho e mesmo dentro de casa.

Diagnóstico

A Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas, que foi aprovada no Brasil com status de emenda constitucional, define pessoas com deficiência como “aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”.

A deficiência intelectual é caracterizada por limitações do intelecto e do comportamento adaptativo, segundo a Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento, que estabelece alguns critérios para o diagnóstico. Já a deficiência múltipla é quando uma pessoa apresenta, de forma associada, pelo menos duas das três deficiências citadas.

Números

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, há 45,6 milhões de brasileiros com alguma deficiência, ou seja, quase 24% da população do país. A maior incidência é a deficiência visual, 18,6%, sendo 3,4% com grande dificuldade de enxergar ou sem visão alguma.  Na sequência, vêm deficiência motora (7%, sendo 2,3% com grande dificuldade ou sem conseguir se locomover), auditiva (5,1%, sendo 1,1% com grande dificuldade ou sem conseguir escutar de modo algum) e intelectual (1,4%).

Legislação

Em 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, um marco na luta pelos direitos e pela inclusão social dessa parcela da população. Além da garantia de direitos constitucionais, essa legislação prevê atendimento prioritário, acesso à tecnologia assistiva, direito à participação na vida pública e política e ao casamento civil. Outra conquista é em relação à educação, assegurando a oferta de sistema inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino.

A legislação que garante acesso ao mercado de trabalho é anterior. A lei nº 8.213, de 1991, estabelece reserva de vagas conforme a quantidade de funcionários de cada empresa.

Fontes: Ministério da Saúde e Fenapaes
Produção: Allisson Santiago

Postado por Antônio Brito 

20/08/2022

ADEACAMP É CAMPEÃ da segunda divisão e volta à elite do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas

A equipe de Campinas teve 100% de aproveitamento ao vencer os 4 jogos que disputou na segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas e voltou à elite do Campeonato Brasileiro depois de 2 anos.

A ADEACAMP – Associação de Esportes Adaptados de Campinas tem o time composto por 12 atletas, sendo 3 mulheres, com idades entre 30 e 50 anos. Parabéns à toda equipe e comissão técnica!

Fonte https://revistareacao.com.br/adeacamp-e-campea-da-segunda-divisao-e-volta-a-elite-do-campeonato-brasileiro-de-rugby-em-cadeira-de-rodas/

Postado por Antônio Brito 

Estudos da Deficiência na Educação

O trabalho: ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO – Anticapacitismo, Interseccionalidade e Ética do Cuidado, organizado pelas professoras e pesquisadoras: Solange Cristina da Silva, Rose Clér Estivalete Beche e Laureane Marília de Lima Costa, com apoio da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC, está disponível com 350 páginas em PDF para quem quiser aproveitar, gratuitamente, do conteúdo desse rico estudo.

O trabalho minucioso é fruto de uma ação de extensão, que articula pesquisa e ensino, vinculada ao Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEDI/ UDESC) e foi construído coletivamente durante a pandemia do coronavírus e os ataques contra a Educação Inclusiva.

Ao longo de 2021, os/as pesquisadores/as se concentraram em escrever seus capítulos, em fazer contribuições nos textos dos/as colegas e em dialogar em prol da defesa da Educação Inclusiva dentro e fora de suas instituições, sempre atentos/as ao compromisso característico dos Estudos da Deficiência, que é o de produzir conhecimento que contribua com a luta das pessoas com deficiência por igualdade de condições de participação social, o que requer assumir que todo trabalho intelectual tem implicações políticas.

 

Acesse o Arquivo PDF do Estudo da Deficiência na Educação

Esse trabalho fantástico foi compartilhado pelo Prof. Dr. WIliam Machado – UNIRIO, que é colaborador e articulista da Revista Reação.
O trabalho completo com 350 páginas está disponível no nosso portal da Revista Reação, acesse:

ESTUDOS-PcD-EDUCACAO.pdf

Fonte https://revistareacao.com.br/estudos-da-deficiencia-na-educacao/

Postado por Antônio Brito 

16/08/2022

TRE Pernambuco promove dia dedicado à acessibilidade em Caruaru

  Foram recebidos eleitores com deficiências visuais e auditivas, que testaram os recursos de  acessibilidade da urna


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, na quinta-feira (11), em Caruaru (Agreste), um evento de acessibilidade para eleitores com deficiências auditivas e visuais, visando apresenta-los aos recursos de acessibilidade das urnas eletrônicas, como o intérprete de libras e audiodescrição com orientação sobre o passo a passo da votação, além do teclado em braile presente nas votações anteriores. O evento foi realizado no Fórum Eleitoral da cidade. Os recursos de acessibilidade estarão presentes em todos os modelos de urna eletrônica para as Eleições 2022.
 
Foram convidadas pessoas com deficiência auditiva, deficiência visual e intérpretes de Libras. O evento contou com as presenças da presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade e Inclusão (CMA) do tribunal, a desembargadora eleitoral substituta Virgínia Gondim; do coordenador da CMA, Acácio Leite; e do diretor-geral do tribunal, Orson Lemos. 

“As ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral dar igualdade de oportunidade a todos os eleitores, incluindo pessoas com deficiência, no intuito de promover a inclusão efetiva desse segmento da sociedade”, afirmou a desembargadora. “As ferramentas disponibilizadas pela urna eletrônica são um avanço e demonstram o compromisso do TSE e da justiça Eleitoral com a democracia inclusiva”.
 
Acompanharam a ação representantes da Associação das Pessoas com Deficiências de Caruaru (ASPOD). O presidente da associação, Esnandes Quirino, afirmou que com os recursos que a urna eletrônica passa a oferecer, a pessoa com deficiência ganha acessibilidade e, com isso, garante seu direito de ser cidadão e de votar, exercendo plenamente sua cidadania. Também esteve presente o coordenador de promoção da pessoa com deficiência da Secretaria de Direitos Humanos de Caruaru, Marcos Gerpasio, que também é uma pessoa com deficiência visual. “É importante garantir o acesso do exercício dos direitos para todos e oferecer autonomia para pessoas com deficiências”, disse.
 
Durante o evento, o coordenador geral do TRE-PE, Orson Lemos, lembrou que as pessoas com deficiência, além dos recursos tecnológicos, podem pedir o auxílio de uma pessoa de sua confiança e entrar na cabine de votação, que não tenha vínculo com partido, coligação ou federação e tampouco tenha vínculo com a Justiça Eleitoral. Essa pessoa poderá ajudar o eleitor a votar caso o eleitor seja uma pessoa com deficiência.
 
Voto em local com maior acessibilidade
Eleitores com alguma deficiência podem solicitar a mudança temporária do seu local de votação para uma seção com maior acessibilidade. Para isso, é necessário que os interessados compareçam ao cartório eleitoral, até o dia 18 de agosto, e faça sua solicitação.


Postagem: Heleno Trajano