16/08/2022

TRE Pernambuco promove dia dedicado à acessibilidade em Caruaru

  Foram recebidos eleitores com deficiências visuais e auditivas, que testaram os recursos de  acessibilidade da urna


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, na quinta-feira (11), em Caruaru (Agreste), um evento de acessibilidade para eleitores com deficiências auditivas e visuais, visando apresenta-los aos recursos de acessibilidade das urnas eletrônicas, como o intérprete de libras e audiodescrição com orientação sobre o passo a passo da votação, além do teclado em braile presente nas votações anteriores. O evento foi realizado no Fórum Eleitoral da cidade. Os recursos de acessibilidade estarão presentes em todos os modelos de urna eletrônica para as Eleições 2022.
 
Foram convidadas pessoas com deficiência auditiva, deficiência visual e intérpretes de Libras. O evento contou com as presenças da presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade e Inclusão (CMA) do tribunal, a desembargadora eleitoral substituta Virgínia Gondim; do coordenador da CMA, Acácio Leite; e do diretor-geral do tribunal, Orson Lemos. 

“As ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral dar igualdade de oportunidade a todos os eleitores, incluindo pessoas com deficiência, no intuito de promover a inclusão efetiva desse segmento da sociedade”, afirmou a desembargadora. “As ferramentas disponibilizadas pela urna eletrônica são um avanço e demonstram o compromisso do TSE e da justiça Eleitoral com a democracia inclusiva”.
 
Acompanharam a ação representantes da Associação das Pessoas com Deficiências de Caruaru (ASPOD). O presidente da associação, Esnandes Quirino, afirmou que com os recursos que a urna eletrônica passa a oferecer, a pessoa com deficiência ganha acessibilidade e, com isso, garante seu direito de ser cidadão e de votar, exercendo plenamente sua cidadania. Também esteve presente o coordenador de promoção da pessoa com deficiência da Secretaria de Direitos Humanos de Caruaru, Marcos Gerpasio, que também é uma pessoa com deficiência visual. “É importante garantir o acesso do exercício dos direitos para todos e oferecer autonomia para pessoas com deficiências”, disse.
 
Durante o evento, o coordenador geral do TRE-PE, Orson Lemos, lembrou que as pessoas com deficiência, além dos recursos tecnológicos, podem pedir o auxílio de uma pessoa de sua confiança e entrar na cabine de votação, que não tenha vínculo com partido, coligação ou federação e tampouco tenha vínculo com a Justiça Eleitoral. Essa pessoa poderá ajudar o eleitor a votar caso o eleitor seja uma pessoa com deficiência.
 
Voto em local com maior acessibilidade
Eleitores com alguma deficiência podem solicitar a mudança temporária do seu local de votação para uma seção com maior acessibilidade. Para isso, é necessário que os interessados compareçam ao cartório eleitoral, até o dia 18 de agosto, e faça sua solicitação.


Postagem: Heleno Trajano

Nenhum comentário:

Postar um comentário