09/10/2020

Jovem supera TDAH e se torna atleta atleta olímpico campeão em levantamento de peso

Campeão Regional, Estadual, Brasileiro e dono do título de 2° melhor da América do Sul e 5° melhor do mundo, o esporte surgiu na vida de Gustavo Gonzales após o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), aos oito anos. Débora, mãe do jovem atleta, era constantemente chamada pelos professores para debater o comportamento do filho, que incluía desatenção, inquietude e impulsividade.

Para que o garoto gastasse a energia contida, a mãe apostou no esporte e matriculou o filho em um centro de treinamento. “Aos 10 ganhei minha primeira medalha no arremesso de peso. Depois de dois anos, pela falta de investimento no esporte, migrei para o levantamento de peso olímpico. Foi amor à primeira vista e, desde então, estudo e treino para ser o melhor que posso em tudo que faço”, diz Gustavo.

Considerado o segundo esporte mais difícil do mundo, o halterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico, consiste em levantar o maior peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos.

Gustavo é treinado por Dragos Doru Stanica, treinador da seleção brasileira. Como o mestre reside no Rio de Janeiro, os encontros com o romeno dependem das condições financeiras da família do jovem, que batalha para que ele possa viajar o máximo possível durante o ano. Já que não pretende se mudar para a cidade maravilhosa de vez, Gustavo está treinando em um box de crossfit, na capital gaúcha.

Na trajetória de luta contra o TDAH e na dedicação integral ao esporte que gosta, Gustavo já se consagrou no Chile, Equador, Cuba, Panamá, Estados Unidos e Argentina.

Porém, nem tudo são flores, pois a carreira no levantamento de peso olímpico requer atenção redobrada por ser considerado um esporte perigoso. “Força e técnica são essenciais, pois são dois movimentos necessários: o arranque e o arremesso. No entanto, algumas características são pré-requisitos para qualquer atleta da modalidade: não ser muito alto, ter ossos largos, ser corajoso, ser ágil e resiliente para receber regras o tempo inteiro”, conta o jovem.

Atualmente, no auge dos seus 18, Gustavo se recupera da cirurgia para retirada de um cisto sinovial na coxa esquerda, resultado do desgaste comum para quem pratica esse esporte. “Acredito que entre 6 e 8 semanas já posso voltar a treinar gradativamente”, comemora.

Em busca de um clube que o apoie integralmente, Gustavo incentiva as mães que sofrem com o transtorno dos filhos. “Minha mãe fez a coisa certa por intuição. O esporte salva vidas e transforma realidades o tempo todo. Basta dar oportunidade para que os jovens se encontrem na modalidade que nascerem para exercer”, diz emocionado.

Além de tratar com sucesso o TDAH, o jovem campeão revela que aprendeu a competir com maturidade e respeito. “A competitividade passiva, que nada mais é de disputar sociavelmente e sem intrigas ou trapaças, nos faz amadurecer enquanto seres humanos”, conta.

Mesmo não tendo cura, o TDAH é uma síndrome que pode ser bem manejada, exatamente como aconteceu com Gustavo. “Aprendi com o esporte a controlar minha ansiedade e desenvolver o foco em tudo que me dedico. Além disso, atualmente, sei o valor das coisas e das pessoas e devo isso ao meu esforço, mas também à família que tive a sorte de pertencer”, orgulha-se.

Fonte  https://revistareacao.com.br/jovem-supera-tdah-e-se-torna-atleta-atleta-olimpico-campeao-em-levantamento-de-peso/
POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

Saúde visual de crianças e adolescentes preocupa especialistas

O número crescente de casos de crianças e adolescentes com miopia tem preocupado profissionais que cuidam da saúde visual. Pessoas com miopia conseguem ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados, desfocados.

O tema ganha ênfase nos próximos dias, uma vez que esta quinta-feira (08/10) marca o Dia Mundial da Visão, além do Dia das Crianças, comemorado nesta segunda-feira (12/10). Segundo o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, a pandemia de coronavírus, que obrigou os jovens a ficarem ainda mais tempo diante de celulares, tablets e computadores, pode gerar uma onda de pessoas com problemas que, se não tratados previamente, podem se transformar em alterações oculares e visuais graves.

“O optometrista é o profissional que atua no atendimento primário da saúde da visão. Estamos observando um aumento bastante grave de casos de problemas oculares. A grande maioria é tratável, sem necessidade de intervenções invasivas. Todavia, sabemos que grande parte desses pacientes, principalmente jovens, não está tendo esse cuidado, e isso é muito preocupante, pois tem repercussão direta na vida desses adolescentes e crianças”, destaca a presidente do CBOO, Eriolanda Bretas.

De acordo com o Ministério da Saúde, 30% das crianças em idade escolar no Brasil apresentam problemas de visão, que, quando não diagnosticados, afetam o aprendizado e podem até ser causa de evasão escolar. Já a Organização Mundial da Saúde aponta a miopia como a epidemia do século e prevê que, no próximo ano, cerca de 35% da população esteja sofrendo com o problema de visão. Em 2050, o número de casos pode alcançar 52%. Mas, de acordo com a OMS, de 60% a 80% dos casos são evitáveis ou tratáveis, bastando diagnosticar e tratar precocemente.

Dicas de cuidados

  • Limitar o tempo de uso de aparelhos eletrônicos a no máximo 2 horas por dia, fazer intervalos a cada 30 minutos de uso de dispositivos eletrônicos.
  • Manter o ambiente bem iluminado e de preferência com luz natural, manter a distância de no mínimo 40 cm da tela durante o uso (quanto maior a tela mais afastada deve estar dos olhos).
  • Incentivar a prática de atividades ao ar livre.
  • Manter uma alimentação saudável rica em vitaminas.

Sinais de alerta

  • Coceira nos olhos
  • Dores de cabeça
  • Olhos vermelhos
  • Lacrimejamento
  • Ato de fechar um pouco os olhos para ver melhor
  • Ato de inclinar a cabeça para os lados para focar
  • Dificuldade de concentração
  • Leitura deficiente
  • Necessidade de estar próximo da TV, celular ou leitura para ver melhor.
Fonte  https://revistareacao.com.br/saude-visual-de-criancas-e-adolescentes-preocupa-especialistas/
POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

Educação inclusiva promove autonomia e desenvolvimento de crianças e jovens com deficiência intelectual, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo CEPI – Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente (antiga Apae de São Paulo), revela que crianças e adolescentes que frequentam as salas de aula comuns apresentam ganhos consideráveis em aspectos como identidade, autonomia, comunicação, linguagem, expressão, relacionamento interpessoal e aprendizagem. “Esses alunos demonstram e expressam seus desejos e maior interesse pelas atividades propostas, mostrando-se questionadores em alguns momentos das aulas. Em relação à independência, eles são capazes de se locomover pelas dependências das escolas, dirigindo-se ao banheiro, bebedouro, refeitório, servindo-se e alimentando-se adequadamente nos horários de recreio. No que diz respeito à comunicação e expressão, a maioria consegue transmitir suas ideias e se fazer entender por meio de gestos ou imagens, mesmo quando ainda não há comunicação oral”, conta Roseli Olher, autora do estudo e supervisora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Instituto Jô Clemente.

A pesquisa contemplou ainda a análise do desenvolvimento de crianças e adolescentes matriculados em escolas especiais. “Nesses casos, o desenvolvimento não é o mesmo, infelizmente. Foram identificados poucos avanços quanto à autonomia, aprendizagem e comportamento social. Os alunos permaneceram com atitudes infantilizadas, comportamentos inadequados, dificuldades para enfrentar e resolver conflitos, vocabulário restrito e fora de contexto quando solicitados para exporem suas ideias e se fazerem entender perante os colegas e adultos, demonstrando pouco interesse e iniciativa frente às propostas apresentadas. Em relação à autonomia e independência, ainda necessitavam de um profissional para acompanhá-los pelas dependências da escola”, comenta Roseli.

Com o cenário apresentado no estudo, o Instituto Jô Clemente está reforçando seu posicionamento a favor da inclusão de alunos com deficiência na escola regular comum, junto aos demais estudantes sem deficiência. Em 1º de outubro de 2020, a Organização publicou em seu site (ijc.org.br) nota em que se mostra indignado com o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que “institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida”.

Para Roseli, a medida representa um retrocesso, uma vez que a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garante o acesso de todas as pessoas com deficiência à educação regular comum. “Essa alteração pode ampliar a exclusão, a segregação. É importante que crianças e adolescentes com deficiência sejam incluídos na sociedade e tudo começa na infância, na idade escolar. Para quem tem algum atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou uma deficiência intelectual, essa importância é ainda maior, porque sabemos que a socialização é fundamental no desenvolvimento, na aprendizagem e na conquista de autonomia”, diz. “O que esse estudo que apresentamos nos mostra é que a educação inclusiva traz ganhos para os alunos com e sem deficiência. Quando falamos em deficiência intelectual, que é o foco de atuação do Instituto Jô Clemente, esses ganhos são relevantes porque são nesses casos que ainda encontramos as maiores barreiras sociais”, completa.

Desde 2010, com o encerramento das atividades da escola especial do Instituto Jô Clemente, a Organização oferece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o objetivo de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras e garantam a plena participação dos alunos no ensino comum. É importante lembrar que as práticas desenvolvidas no AEE são diferentes das realizadas em sala de aula comum, por isso o serviço não é substitutivo à escolarização e dever ocorrer no contraturno escolar. “Esse serviço é muito importante para que a criança e o jovem com deficiência intelectual avancem nos aspectos sociais e cognitivos”, explica.

Além do apoio aos alunos, a Organização promove capacitação aos educadores das escolas municipais. “Ao longo dos anos, nós entendemos que a educação especial segregava ao invés de incluir e não trazia os resultados esperados em aprendizagem e autonomia. Os alunos conheciam apenas o mundo da deficiência e era necessário dar a eles a oportunidade de conhecer o mundo como um todo”, finaliza Roseli.

O Instituto Jô Clemente conta também com o Serviço de Socioeducação, que tem como objetivo preparar e apoiar jovens e adultos com deficiência intelectual para a vida social. As ações socioeducativas desenvolvidas no espaço de convivência favorecem o desenvolvimento das competências e habilidades para promoção da autogestão e autonomia da pessoa com deficiência intelectual. Os jovens passam por um processo de elaboração do Plano Individualizado de Atendimento (PIA), que leva em conta suas potencialidades, limitações e subjetividades. Esse plano é construído pela pessoa com deficiência e sua família, em conjunto com a equipe técnica, que irá nortear o trabalho a ser desenvolvido. O PIA parte da avaliação da equipe do Instituto Jô Clemente para a definição dos objetivos singulares de cada jovem ou adulto com deficiência intelectual, contudo, ele é constantemente atualizado, considerando o alcance das metas estabelecidas.

Atualmente, são realizadas oficinas de esportes, artes plásticas, dança, teatro e musicalização. Essas atividades fortalecem a identidade pessoal, cultural e social de cada indivíduo, contribuindo para o convívio social, reflexão e exercício da cidadania. A equipe da Organização é formada por educadores sociais com formação em Educação Física, Teatro, Dança, Artes Plásticas e Música, com o apoio técnico de profissionais das áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e Serviço Social.

Fonte  https://revistareacao.com.br/educacao-inclusiva-promove-autonomia-e-desenvolvimento-de-criancas-e-jovens-com-deficiencia-intelectual-revela-pesquisa/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

08/10/2020

Eleições 2020: Eleitor com deficiência visual deve levar seu fone de ouvido

Eleitores com deficiência visual deverão levar fone de ouvido no dia da votação, marcada esse ano para o dia 15 de novembro (1º turno). De acordo com medidas de segurança sanitária, recomendadas por especialistas de saúde, cada eleitor deve levar seu próprio fone de ouvido e não compartilhar o equipamento com outras pessoas. 

Além disso, todas as urnas eletrônicas estão preparadas para atender pessoas com deficiência visual, com sistema braile e identificação da tecla número cinco nos teclados.  

É possível utilizar também o alfabeto comum ou o braile para assinar o caderno de votação ou assinalar as cédulas, se for o caso. Também é assegurado o uso de qualquer instrumento mecânico que portar ou lhe for fornecido pela mesa receptora de votos.

Outros mecanismos para garantir a acessibilidade no dia das eleições municipais também estão sendo tomados pela Justiça Eleitoral. Entre eles, o atendimento prioritário a pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo.

O eleitor com deficiência pode requerer a transferência do local de votação para uma seção especial que possa atender melhor às suas necessidades, como uma seção instalada em local com rampas ou elevadores. 

Fonte: https://revistareacao.com.br/eleicoes-2020-eleitor-com-deficiencia-visual-deve-levar-seu-fone-de-ouvido/

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Projeto “Adote uma Visão” e Unibes atende 450 crianças no Dia Mundial da Visão

A OYO For Us, marca de óculos dirigida pelas sócias Fernanda Sarno e Helena Augusta, criou o projeto social “Adote uma visão”, que será viabilizado na Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social). Com início no Dia Mundial da Visão, que esse ano será comemorado no dia 8 de outubro, a ação beneficiará 450 crianças com assistência oftalmológica, desde a consulta até a entrega dos óculos prontos para uso.

Comandado pela oftalmologista Dra. Lucia Passos, a ideia surgiu a partir do projeto vitalício da OYO, o #OYOnoOlho, onde a cada óculos vendido, outro é doado para uma criança que necessite. Neste momento, o projeto foi modificado e 5% de todo faturamento da marca será destinado ao tratamento completo de crianças de 4 a 10 anos – nesta primeira etapa serão atendidas as crianças assistidas pela Unibes – que necessitam de correção oftalmológica.

A ideia de proporcionar o acesso ao tratamento logo nos primeiros anos de vida foi um dos pontos motivadores para a criação da marca e motivação de todas as ações criadas pelas fundadoras. 

“Será uma grande oportunidade para alertarmos a todos da importância do exame oftalmológico na criança, mesmo que a criança não tenha queixas de dificuldade visual. Os primeiros anos de uma criança são essenciais para o desenvolvimento visual e este se encerra por volta dos 9 anos de idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 12,8 milhões de crianças de 5 a 13 anos necessitem de óculos. A visão é importante para o desenvolvimento da linguagem, cognição, autoestima, aprendizado e desempenho escolar da criança.”, disse a Dra. Lucia Passos.

A ação será dividida em quatro etapas: triagem por meio de teste de acuidade visual encaminhamento para o oftalmologista, confecção dos óculos escolhidos por cada criança e entrega. A primeira fase será realizada na unidade CCA da Unibes (Centro da Criança e do Adolescente), localizada na Rua Doutor Pedro Vicente, 569 – Luz (São Paulo), no dia 8 de outubro.

Para ilustrar ação, a artista Ana Strumpf doou um desenho exclusivo para o logo do projeto social.

“Me unir ao projeto #OYOnoOLHO é um grande prazer e também diz sobre a minha trajetória na arte. Além de ser um projeto extremamente necessário, os olhos sempre estão presentes nas minhas criações, dizem muito sobre a minha carreira.”, declarou Ana Strumpf.

Fonte  https://revistareacao.com.br/projeto-adote-uma-visao-e-unibes-atende-450-criancas-no-dia-mundial-da-visao/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO

Doença de Alzheimer: estudo aponta desafios dos sistemas de saúde para avaliar, diagnosticar e tratar pacientes

Não é preciso ir muito longe para se deparar com a doença de Alzheimer (DA). Muito provavelmente você tem alguém do seu círculo familiar ou mesmo da sua rede de amigos que foi diagnosticado com a condição, que é neurológica, progressiva e fatal e a forma mais comum de demência, correspondendo a 60 – 70% dos casos. “Atualmente, um bilhão de pessoas são afetadas por doenças neurológicas, 13% de toda a população global. É um número alto. Além de alertar sobre a condição, é muito importante lembrar que a doença de Alzheimer não afeta só quem tem a doença, a condição impacta toda a família”, explica Douglas Moraes da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

Os impactos do Alzheimer vão além do âmbito familiar. A carga das doenças neurológicas impõe aos governos uma crescente demanda por serviços de tratamento, reabilitação e apoio. Um estudo, que avaliou a infraestrutura dos sistemas de saúde em seis países na Europa (França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido) apontou que o tempo de espera para avaliação da população que já apresenta transtornos leve de cognição, um dos sintomas da DA, pode variar de 5 a 19 meses. De acordo com o levantamento, só em 2030 não haveria espera para atendimento na Alemanha. Na França, Reino Unido e Espanha demoraria ainda mais para os sistemas atingirem prontidão no atendimento – seria só em 2033, 2042 e 2044, respectivamente.

“Não tenho conhecimento de que exista um levantamento no Brasil neste sentido, mas certamente os desafios não seriam diferentes”, reforça Douglas Moraes. De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro aumentou de 73,9 para 76,3 anos. Segundo o órgão, a relação entre a porcentagem de idosos e de jovens – chamada de índice de envelhecimento – deve aumentar de 43,19%, em 2018, para 173,47%, em 2060.

Há também outros aspectos relacionados à DA que merecem atenção. Em 2030, a estimativa é que o custo social total da doença seja equivalente a 2,2% do produto interno bruto (PIB) global[6]. As despesas indiretas (relacionadas ao impacto na vida do próprio cuidador) podem representar até 169% da renda familiar.

A taxa de prevalência média de demência na população idosa brasileira é de cerca de 7,6%, um percentual maior que o índice mundial. O neurologista, Rodrigo Rizek Schultz, destaca que a doença de Alzheimer é complexa, assim como outras demências, e reforça a importância de estar atento aos indícios. “Se houver, por exemplo, perda de memória recente, dificuldade para dirigir e repetição de perguntas, é importante procurar ajuda médica. A identificação da doença Alzheimer no início, assim como o tratamento adequado, são fundamentais para possibilitar o alívio dos sintomas e a estabilização ou retardo da progressão da doença”.

A causa ainda é desconhecida e o diagnóstico é feito por exclusão. O especialista reforça que a doença é desafiadora, por isso a ajuda dos familiares e profissionais de saúde é fundamental. “Além do tratamento orientado pelo médico e de uma abordagem multidisciplinar, há recomendações que podem facilitar a vida de quem tem Alzheimer e do cuidador. Como, por exemplo, estabelecer uma rotina diária, espalhar lembretes pela casa – apague a luz, feche a torneira, desligue a TV etc. – e, quando possível, encorajar a pessoa a vestir-se, comer, ir ao banheiro, tomar banho por sua própria conta”, finaliza.

Saiba mais sobre o Alzheimer: a doença se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, pelo comprometimento das atividades de vida diária e consequente independência do indivíduo, e por uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo. Os principais sinais e sintomas são perda de memória recente; repetir a mesma pergunta várias vezes; dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos; incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas; dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos; dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais e irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento. O quadro clínico da doença é dividido em quatro estágios. 

Forma inicial (estágio 1): alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais. Forma moderada (estágio 2): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia. Forma grave (estágio 3): resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva. Forma grave avançada (estágio 4): restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.

Fonte  https://revistareacao.com.br/doenca-de-alzheimer-estudo-aponta-desafios-dos-sistemas-de-saude-para-avaliar-diagnosticar-e-tratar-pacientes/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

DIVERSIDADE E INCLUSÃO: o papel do líder

Quando falamos em inclusão, o que efetivamente é praticado pelos gestores?

Qual o papel dos gestores para o êxito de um programa de ações inclusivas? Que processos educacionais são relevantes para se realizar ações inclusivas nos negócios?

Vamos dialogar sobre essas e outras questões em um bate papo com a socióloga Marta Gil. Profissional respeitada na área de inclusão, que desenvolveu metodologias de cadastramento e atração de pessoas com deficiência para o cumprimento da Lei de Cotas e desenvolveu o Discovery, primeiro jogo corporativo sobre inclusão. Marta atua especialmente com educação inclusiva e direito ao trabalho.
Vamos dialogar sobre o compromisso da liderança com os direitos e a dignidade humana, a importância da acessibilidade, a diversidade como um valor para os negócios e as competências a serem desenvolvidas para gerenciar a inclusão da pessoa com deficiência.

Só vem… porque líderes que apreciam as diferenças, promovem a inclusão e a transformam em vantagem, criam oportunidades e diferenciais para seus negócios.

Descrição da imagem #PraTodosVerem :

Em card azul, com letras brancas, na parte superior, com aspas amarelas “DIVERSIDADE E INCLUSÃO – O papel do líder”. À esquerda: 14 de outubro, às 19h, ABRH ES, símbolo do youtube, “ABRH Espírito Santo”, Símbolo de acessibilidade auditiva e “haverá interpretação em Libras”. Abaixo, “Com Marta Gil, Especialista em Inclusão”. À direita, foto de perfil em branco e preto. Marta usa cabelos curtos e grisalhos. Usa blusa preta de mangas compridas e echarpe. Sorri, olhando a frente. Ao final, sob faixa branca, a logo da ABRH ES e da Four X, à esquerda. À direita, em tamanho menor, logo dos patrocinadores: Kuster e Advogados Associados; Enquet; Lince Humanização; Sharespot; Suzano; Ease Media; Notícia Boa; Sicoob; Oceq Group e Chemtrade.

Fonte  https://revistareacao.com.br/diversidade-e-inclusao-o-papel-do-lider/
POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

07/10/2020

Reunião Plenária do Espaço da Cidadania

Acontece no dia 8 de outubro, das 14h às 16h a Reunião Plenária Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal com o tema O Trabalhador com Deficiência e a Fiscalização em Tempos de Pandemia. O encontro é aberto e será transmitido ao vivo pelo Facebook da Câmara Paulista de Inclusão e do Espaço da Cidadania (facebook.com/EspacoCidadaniaSP

Programação

·         Mesa de Abertura

ü  José Carlos do Carmo – Câmara Paulista

ü  Adriane Reis – Procuradora Regional do Trabalho, coordenadora nacional da Coordigualdade – MPT

ü  Francisco Cerignoni (Chico Pirata) – Engenheiro Agrônomo, Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de SP – CEAPcD/SP

·         Painel 1 – Fiscalização e as orientações em tempos de pandemia

ü  Apresentação: Priscilla Batista Ferreira – Auditora Fiscal do Trabalho, Coordenadora Nacional do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

ü  Comentários: Rede Empresarial de Inclusão Social

·         Painel 2 – Home Office e suas implicações na vida profissional e saúde do trabalhador

ü  Apresentação: Maria Maeno – médica pesquisadora da FUNDACENTRO

ü  Comentários: Izabel de Loureiro Maior – Médica fisiatra e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro

·         Painel 3 –  Resultados das discussões do grupo de trabalho interinstitucional que irá propor o Modelo Único de Avaliação Biopsicossocial da Deficiência

ü  Apresentação: Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela – médica e auditora fiscal do trabalho

ü  Comentários: Ana Rita de Paula – Psicóloga, doutora em psicologia clínica, ativista do movimento das pessoas com deficiência

·         Esclarecimento de Dúvidas

Fonte  https://revistareacao.com.br/reuniao-plenaria-do-espaco-da-cidadania/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

Na pauta: suspensão de benefícios continua em discussão em SP e em Brasília

Mais uma vez, ontem não houve consenso entre os deputados estaduais paulistas sobre o encerramento das discussões do Projeto de Lei 529/2020 de autoria do Governador João Dória, que além de outros importantes temas prevê a alteração na Lei Estadual Nº 13.296 de 2008, relacionada à isenção de IPVA para Pessoas com Deficiência.

As sessões plenárias da noite desta segunda-feira foram de debates. Parlamentares da oposição ao Governo criticam a postura do presidente da Assembleia, Cauê Macris/PSDB, de não ter colocado em votação um Requerimento para encerrar a discussão sobre o projeto. De acordo com as informações de alguns deputados, a oposição teria mais uma vez maioria e poderia rejeitar a íntegra do projeto durante votação nominal. As sessões terminaram apenas com debates e nenhum novo encaminhamento.

A convocação de novas sessões extraordinárias é de prerrogativa da Presidência da Assembleia Legislativa, que pode divulgar novas datas para as discussões sempre às 14h30, quando é feita a abertura das sessões ordinárias.  

Já em Brasília, a reunião do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, que estava agendada para amanhã, FOI PRORROGADA PARA A PRÓXIMA SEMANA, NO DIA 14/10.

A expectativa é de que os Secretários Estaduais de Fazenda discutam e aprovem o reajuste do valor teto para os carros comercializados com isenção de impostos para PCD, assim como renovem o convênio que concede isenção de impostos para a aquisição de veículos 0km para Pessoas com Deficiência. O atual convênio que concede essas isenções têm a periodicidade de um ano. O prazo expira em dezembro de 2020. Se os Estados não se manifestarem favoráveis à renovação do convênio e aumentar o valor teto para os carros comercializados, as pessoas com deficiência de todo o Brasil serão prejudicadas de forma direta.
O SISTEMA REAÇÃO permanece com sua equipe de jornalistas e consultores trabalhando para manter o segmento sempre bem informado.

Fonte  https://revistareacao.com.br/na-pauta-suspensao-de-beneficios-continua-em-discussao-em-sp-e-em-brasilia/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO 

06/10/2020

Messi é embaixador de gadget para cegos

Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia que ilustra texto Messi é embaixador de gadget para cegos, e Vídeo com Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (COB). Messi é uma pessoa de pele branca, cabelos curtos e barba castanhos. E Mizael tem cor parda e cabelos curtos pretos. Os dois estão e segurando uma camiseta preta com o nome Cobrado. Foto: Reprodução/ Divulgação 

Presidente do CPB, Mizael Conrado participa do projeto de tecnologia assistiva: assista ao vídeo

Para promover acessibilidade e qualidade de vida a pessoas com deficiência visual, jogador de futebol argentino Lionel Messi é embaixador de gadget de para cegos

OrCam Technologies, startup israelense líder em inovações pessoais baseadas em Inteligência Artificial (IA) e tecnologia vestível para pessoas com deficiência visual, anuncia o jogador de futebol Lionel Messi como seu novo Embaixador.

Segundo assessoria de imprensa, o jogador de futebol argentino foi convidado para ajudar a ampliar a conscientização da população sobre os desafios enfrentados pela comunidade cega em todo o mundo, e tornar as soluções tecnológicas assistivas mais acessíveis.

Para evidenciar o projeto, a OrCam promoveu um encontro surpresa de Messi com pessoas com deficiência visual de diversas partes do mundo. A escolha dos participantes foi por meio de suas histórias de vida – contadas em vídeo e enviadas para todas as unidades da OrCam.

O encontro surpresa dos participantes do projeto com Messi aconteceu na Espanha, em Barcelona. Até chegar ao local, os convidados não sabiam que conheceriam o jogador e que seriam presenteados com o gadget OrCam MyEye 2 – dispositivo que detecta textos em qualquer superfície em tempo real, e repassa a informação através de um fone de ouvido.

Fotografia de óculos com o OrCam MyEye para texto Messi é embaixador de gadget para cegos
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia de um óculos com o dispositivo de acessibilidade acoplado na armação. Ambos estão em cima de um livro aberto. Foto: Reprodução/ Divulgação

Messi é embaixador de gadget para cegos: Encontro do "OrCam Dream Team"

A ação com o argentino embaixador do projeto será realizada anualmente, quando pessoas cegas ou com deficiência visual serão presenteadas pelo jogador com o OrCam MyEye 2. Cada um desses eleitos se tornará membro do “OrCam Dream Team”, liderado por Messi.

A primeira dessas reuniões ocorreu antes de a pandemia do coronavírus, segundo assessoria, e foi marcante para Messi, que disse:

“Foi muito emocionante, mágico e inspirador conhecer e encontrar este incrível grupo de pessoas de todo o mundo. Testemunhar cada um dos membros do ‘Dream Team’ experimentando o OrCam MyEye deixou claro que é um dispositivo de mudança de vida. Tenho orgulho de ser um Embaixador OrCam e atuar buscando fazer a diferença para tantos”.

Dream Team - Messi é embaixador de gadget para cegos
Descrição da Imagem #PraCegoVer: Fotografia do encontro realizado com o argentino Lionel Messi, embaixador do projeto, com várias pessoas cegas ou com deficiência visual que formam o “OrCam Dream Team”. São 13 pessoas, sendo que quatro estão agachadas, de várias idades utilizando a camiseta do projeto, fazendo pose como numa fotografia comum nos times esportivos. Foto: Reprodução/ Divulgação

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, foi um dos escolhidos. Premiado em 1998 com a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo no futebol de 5 (a mesma que Messi recebeu seis vezes), Conrado não só conheceu a lenda do futebol mundial, como bateu bola com o ídolo e foi presenteado com o Orcam MyEye.

O currículo de Mizael na seleção é extenso: foi tricampeão da Copa América (1997, 2001 e 2003), campeão mundial sub-25 (2002), bicampeão mundial (1988 e 2000) e bicampeão paraolímpico (2004 e 2008). “Foi muito emocionante conhecer o Messi, pessoa humilde e acolhedora. Fiquei muito feliz. O OrCam MyEye é um equipamento que contribui efetivamente para melhorar o dia a dia de uma pessoa cega”, afirma Conrado.

“Este é um momento particularmente emocionante para mim e para a OrCam. A história da fundação da OrCam é uma história de pessoas que lutam com problemas e desafios reais em suas vidas. Nosso objetivo com IA é ajudar as pessoas com deficiência no mundo real”, explicou o professor Amnon Shashua, cofundador e co-CEO da OrCam.

Segundo Amnon Shashua, o gadget oferece independência no desempenho das atividades diárias, fornece apoio crítico para uma melhor integração na sociedade, em ambientes de emprego e educacionais. “Estamos convencidos de que esta colaboração com Messi nos permitirá chegar a muito mais pessoas”, complementa Shashua.

Descrição da Imagem #PraCegoVer: Mizael Conrado, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro é um homem de cor parda e cabelos escuros. Ele está sentado, utilizando um óculo com o dispositivo de leitura e segurando um jornal aberto a sua frente. Foto: Reprodução/ Divulgação

Orcam no Brasil: Mais Autonomia

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva é a representante exclusiva da Orcam no Brasil. Focada em proporcionar mais independência às pessoas com deficiência visual, a empresa já vende também com exclusividade também a WeWalk, bengala inteligente que alerta o usuário sobre obstáculos, obstruções no caminho e via estruturais de ruas e calçadas. Ambos os produtos podem ser financiados em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas. www.maisautonomia.com.br.

Para mais informações sobre a OrCam Technologies, fundada conjuntamente por Amnon Shashua, professor da Universidade de Jerusalém e pelo empreendedor Ziv Aviram, atual CEO da empresa, basta acessar este link: https://www.orcam.com/pt/

Assista ao vídeo abaixo, com Mizael Conrado, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro:


Fonte  https://jornalistainclusivo.com/messi-e-embaixador-de-gadget-para-cegos/

POSTADO POR ANTÔNIO BRITO