12/02/2020

Transtorno de dependência de tela é real e pode danificar o cérebro do seu filho

Transtorno de dependência de tela é real e pode danificar o cérebro do seu filho

Revista Saber é SaúdeJun 14, 2019

Da próxima vez que você sair de casa e se aventurar em um lugar público, tire um minuto para dar uma olhada. Se estivermos vivendo no mesmo planeta, não demorará muito para você ver uma criança com os olhos colados em uma tela quase tão grande quanto o rosto dela.

Embora tenhamos testemunhado alguns incríveis avanços tecnológicos no século 21, os pais perceberam que entregar a uma criança o seu smartphone ou tablet é uma solução conveniente para tédio ou acessos de birra.

No entanto, essa coisa chamada “tempo de tela” está criando novos problemas de saúde mental e comportamentais em crianças pequenas. Algumas delas choram, algumas quebram as coisas e outras até ameaçam o suicídio.

Transtorno de Dependência de Tela: Excessivo Tempo de Tela Explicado

Se as crianças estão jogando videogames ou usando aplicativos de smartphones, há uma montanha crescente de evidências sugerindo que os meninos e meninas jovens estão exibindo um comportamento viciante. Por quê? Em grande parte devido à extensa exposição ao tempo de tela (não regulamentado).

Enquanto os cérebros adultos são mais desenvolvidos, os cérebros das crianças são suscetíveis a mudanças significativas na estrutura e na conectividade que podem prejudicar o desenvolvimento neural e levar a um transtorno de dependência de tela. Outras classificações de transtorno de dependência de tela são:

• Transtornos de dependência da Internet

• Transtorno de jogos na Internet

• Uso problemático da internet

• Uso compulsivo da internet

• Uso patológico de videogames

• Vício em video games

• Uso de tecnologia patológica

• Vício em jogos online

• Dependência de telefone celular

• Vício do site de rede social

• Vício no Facebook

No artigo de pesquisa do Dr. Aric Sigman, psicólogo, publicado no Jornal da Associação Internacional de Neurologia Infantil, ele escreve: “‘Adicção’ é um termo cada vez mais usado para descrever o crescente número de crianças que participam de uma variedade de diferentes atividades de tela em um dependente, de maneira problemática “.

Se você tem um filho ou neto, os sintomas a seguir podem se apresentar se o tempo de tela deles – especialmente na internet e nos videogames – comprometer sua capacidade de funcionar.

• Preocupação

• Sintomas de abstinência

• Tolerância crescente

• Não reduzir ou interromper as atividades da tela

• Perda de interesses externos

• Continuação apesar das consequências negativas

• Mentir sobre a extensão do uso

• Uso para escapar do clima adverso

Como é prevalente o transtorno de dependência de tela entre as crianças?

Um estudo de 2015 publicado no Behavioral Sciences (Basel) descobriu que 12 por cento dos jovens adolescentes eram “gamologistas patológicos”. Embora jogar videogames não exija substâncias químicas ou intoxicação, os pesquisadores sugerem que isso poderia levar a sintomas semelhantes ao vício, incluindo os listados acima.

Para o psicoterapeuta Dr. George Lynn, baseado em Seattle, 80% dos problemas de seus pacientes resultam de muito jogo, assistir a muitos vídeos on-line ou usar excessivamente as mídias sociais. Como resultado, o Dr. Lynn está testemunhando “uma síndrome de personalidade que vem do abuso e basicamente descontrolado do uso recreativo da mídia de tela durante o dia e à noite”.

“A maioria dos médicos, médicos de família, até mesmo psiquiatras não estão atentos ao fato óbvio de que uma criança pode estar recebendo apenas duas a três horas de sono à noite, se isso”, diz o Dr. Lynn. “E isso causa problemas de personalidade.”

O que o muito tempo de tela está realmente fazendo aos nossos filhos

Tornar-se alguém com um transtorno de dependência de tela pode ter efeitos devastadores. De acordo com Claudette Avelino-Tandoc, especialista em Desenvolvimento Familiar e Desenvolvimento Infantil e Consultora em Educação Infantil, o transtorno de dependência de tela pode levar à insônia, dor nas costas, ganho ou perda de peso, problemas de visão, dores de cabeça, ansiedade, desonestidade, sentimentos de culpa e solidão.

Em última análise, no entanto, os efeitos a longo prazo desses sintomas podem ser tão graves quanto os danos cerebrais. De fato, vários estudos explorando os efeitos do transtorno de dependência de tela mostraram que o cérebro das crianças encolhe ou perde tecidos no lobo frontal, estriado e ínsula; essas áreas ajudam a governar o planejamento e a organização, a supressão de impulsos socialmente inaceitáveis e nossa capacidade de desenvolver compaixão e empatia, respectivamente.

“Dispositivos ou gadgets não são ruins em si. São ferramentas úteis e essenciais para comunicação, pesquisa, aprendizado, entretenimento, entre outras coisas ”, diz o Dr. Avelino-Tandoc. “Os pais estão lidando com aprendizes do século 21, o que chamamos de ‘nativos digitais’. Eles devem permitir que seus filhos manipulem essas ferramentas. No entanto, o equilíbrio é a palavra chave ”.

5 dicas para pais com filhos que têm um transtorno de dependência de tela

De acordo com as novas recomendações da Academia Americana de Pediatria para o uso de mídia infantil e os métodos do Dr. Lynn:

1 – Para crianças menores de 18 meses, evite o uso de mídia de tela diferente de bate-papo por vídeo. Pais de crianças de 18 a 24 meses de idade que desejam introduzir mídia digital devem escolher uma programação de alta qualidade e assisti-la com os filhos para ajudá-los a entender o que estão vendo.

2 – Para crianças de 2 a 5 anos, limite o uso da tela a 1 hora por dia de programas de alta qualidade. Os pais devem co-visualizar mídia com crianças para ajudá-las a entender o que estão vendo e aplicá-las ao mundo ao seu redor.

3 – Para crianças de 6 anos ou mais, estabeleça limites consistentes para o tempo gasto usando a mídia e os tipos de mídia, e certifique-se de que a mídia não substitua o sono adequado, a atividade física e outros comportamentos essenciais à saúde.

4 – Defina regras básicas com antecedência e aplique-as ao designar tempos livres de mídia juntos, como jantar ou dirigir, bem como locais sem mídia em casa, como quartos.

5 – Mantenha conversas comunicando-se continuamente sobre cidadania e segurança on-line, inclusive tratando outras pessoas com respeito on-line e off-line.

Fonte   https://www.revistasaberesaude.com/transtorno-de-dependencia-de-tela-e-real-e-danifica-o-cerebro/

Postado por Antônio Brito 

CAMINHOS PARA A ACESSIBILIDADE

Um serviço de atendimento especial gratuito, de busca domiciliar em pontos de embarque pré-determinado, que disponibiliza veículos adaptados para o transporte confortável e seguro das pessoas com deficiências.

Fonte  http://peconduz.pe.gov.br

Postado por Antônio Brito 

Aplicativo pretende melhorar a acessibilidade para deficientes físicos em Farroupilha

Biomob pode ser baixado gratuitamente através do Play Store e Apple Store

A articulação tem como propósito disponibilizar informação sobre acessibilidade no município.
A articulação tem como propósito disponibilizar informação sobre acessibilidade no município. 
A Associação Municipal de Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef) promove, dia 17 de fevereiro, uma reunião visando o desenvolvimento de ação articulada da comunidade para coleta de dados, que permitam uma efetiva inserção local no aplicativo de acessibilidade Biomob e um mapeamento das condições gerais de acessibilidade no município. Com início às 19h30min, no Salão de Atos da Faculdade CNEC de Farroupilha, o evento contará com a presença do diretor da empresa desenvolvedora da plataforma digital, Valmir de Souza.
A presidente da Amdef, Débora Haupt, que é cadeirante, destaca que será mais uma importante ferramenta que facilitará a vida de quem tem alguma deficiência. Ela informa que o Biomob, que pode ser baixado gratuitamente, por meio de lojas de aplicativos como Play Store e Apple Store, é um app que, entre outras funcionalidades, permite a pessoas com deficiência verificarem com antecedência, em seu computador, tablet ou celular, se dado local é dotado das devidas condições de acessibilidade.
“Saber se em determinado local existem rampas ou banheiro adaptado, por exemplo, é determinante para a pessoa com deficiência decidir se vai ou não sair de casa para ir a algum lugar”, afirma Débora.
A presidente da Amdef, salienta que toda a articulação que está sendo feita tem como grande propósito disponibilizar informação sobre acessibilidade no município para os moradores da cidade e região e também a turistas de todo Brasil. “A ação também incentivará iniciativas positivas para a construção de uma cidade melhor”, diz.
Fonte  https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/aplicativo-pretende-melhorar-a-acessibilidade-para-deficientes-f%C3%ADsicos-em-farroupilha-1.398788
Postado por Antônio Brito

Confira os resultados da regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa


Foto: Alê Cabral/CPB
Foto: Alê Cabral/CPB
A etapa Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa de atletismo e natação foi realizada no fim de semana, 8 e 9 de fevereiro, em Vitória, capital do Espírito Santo.  A competição conta com mais de 400 inscritos, sendo 267 em disputas na pista e no campo e 134 na piscina.

RESULTADOS
Atletismo
Natação


Esta foi a segunda etapa regional do Circuito Brasil Loterias Caixa 2020. A primeira foi a regional Centro-Leste, que ocorreu em Brasília, nos dias 1º e 2 de fevereiro. Já Recife, sediará a etapa Norte-Nordeste nos dias 14 e 15 de março, com as três modalidades (atletismo, halterofilismo e natação), enquanto a quarta e última fase regional São Paulo, que acontecerá no CT Paralímpico, na capital paulista (4 e 5 de abril).

Acesse aqui as informações sobre o Circuito Brasil Loterias Caixa 2020

O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2020, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação e o halterofilismo têm patrocínio das Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte  https://www.cpb.org.br/noticia/detalhe/2829/confira-os-resultados-da-regional-rio-sul-do-circuito-brasil-loterias-caixa

Postado por Antônio Brito 

Ajudas de banho para pessoas com mobilidade reduzida

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Quando a atividade do banho requer a compra de produtos de apoio pode parecer estar perante uma dificuldade sem resoluções simples. Existem múltiplas soluções para escolher, que podem ir de encontro às suas necessidades que nem sempre são fáceis de identificar através de um site ou um catálogo.

Ajudas de banho para situações temporárias

Para as pessoas com mobilidade reduzida cuja a situação é transitória e ou de curto prazo, as soluções temporárias de banho são a melhor opção. Elas podem ser aplicadas e depois retiradas quando já não necessitar delas. Vai necessitar de colocar uma barra de apoio com ventosas por exemplo, de fácil de remoção, que lhe dê segurança quando entrar ou sair da banheira ou do polibã. Também poderá necessitar de sentar enquanto toma banho. Se preferir utilizar a banheira, uma prancha é a melhor opção, e para o duche o melhor é um banco com ou sem encosto ou um assento rebatível de parede. Felizmente estas soluções estão disponíveis a preços bastante razoáveis, podem ser facilmente guardadas e não causam grandes danos na estrutura da sua casa.

Adaptar uma casa de banho

Se a sua falta de mobilidade for de longa duração poderá necessitar de soluções permanentes. Claro que nem toda a gente pode fazer alterações em casa, e as soluções apresentadas em cima podem servir as suas necessidades, mas se está a planear adaptar a sua casa existem alguns elementos que deve considerar. Existe um leque de soluções e adaptações variadas disponíveis. O mais importante é encontrar uma empresa que esteja na área e saiba tornar  casas de banho acessíveis. A melhor solução para encontrar essa empresa é contactar grupos de pessoas da zona que também tenham mobilidade reduzida, instituições e obter recomendações. Juntamente com as informações do construtor, é importante que tenha a opinião de um profissional como um Terapeuta Ocupacional. Não se esqueça de que é a sua casa de banho, por isso a última palavra é a sua. Também não se preocupe em ficar com uma casa de banho com uma decoração menos agradável. Antigamente as casas de banho adaptadas eram pouco atrativas, mas agora podem ser tão bonitas como as que aparecem nas revistas de design.

Produtos de apoio para a banheira

No que toca ao adaptar a casa de banho à reduzida mobilidade de um utilizador, existem duas opções chave: um polibã ou uma banheira. Muitos entendidos aconselham um polibã, mas a banheira pode ser a solução mais indicada se tiver dor crónica ou espasmos, já que essas soluções ajudam a atenuar os sintomas graças a um banho de água morna, ou se sentir que pode escorregar do assento no duche. A melhor banheira para adaptar é uma com pegas laterais, com as torneiras num lado aplicadas fora da banheira. Isto facilita o acesso do utilizador às torneiras e as transferências para dentro e fora da mesma. Se optar por adaptar a casa de banho com uma banheira, poderá ser útil haver uma área para sentar no lado oposto das torneiras. Poderá ainda adaptar a banheira com um elevador de banheira que funciona através de bateria que o ajudará a transferir-se para a banheira e imergir dentro de água com a simples utilização de um comando muito intuitivo.

Produtos de apoio para o polibã

Muitas pessoas com mobilidade reduzida optam pelo polibã para tomar banho e para além de muito funcionais podem ser polibãs com design muito moderno. Se usa uma cadeira de rodas ou se tem dificuldades em levantar os pés, o polibã não deverá ter rebordo. Pode usar um banco ou uma cadeira de duche, o que for mais adequado se tiver ploblemas em sentar-se, ou um assento rebatível fixo à parede. Pode optar ainda por criar uma zona ampla apenas com um chuveiro e com ralo no chão ou instalar uns paineis de vidro que abrem de uma forma fácil para não limitar o acesso ao duche. Ambas as soluções podem se tornar espaços muito agradáveis. Em qualquer das opções que escolha, vai necessitar de instalar barras de apoio para garantir que se consegue transferir facilmente e/ou manter-se de pé enquanto toma banho.
Encontrar uma forma de fazer a sua higiene diária que vá de encontro às suas necessidades e gostos é uma das melhores formas para ganhar independência e liberdade. Para encontrar a maior parte das ajudas para o banho mencionadas neste artigo, visite o site da Invacare. Boa sorte!
Fonte  https://passionatepeople.invacare.pt/2016/08/11/ajudas-banho-pessoas-mobilidade-reduzida/
Postado por Antônio Brito

Imposto de Renda e pessoas com deficiência, tire suas dúvidas


#PraTodosVerem: Sob um azul está o rosto de um leão ao lado dele estrá um retângulo branco com o logo da Receita Federal e abaixo em caixa alta está IRPF 202O. Fim da descrição. Foto: Receita Federal/ Divulgação

Todos os anos, entre os meses de março e a abril, uma parcela da população brasileira deve realizar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). É após a declaração que é feito o cálculo das deduções, é nesse momento que o contribuinte vai saber se terá direito a restituir ou pagar a diferença do imposto. Em caso de pagamento, pessoas com doenças graves tem direito a isenção.
Ela é aplicada ao cálculo de rendimentos oriundos de aposentadorias ou pensões. Caso os rendimentos tributáveis sejam maiores que R$ 28.559,70 no ano, como aluguéis, ou possua bens cujo valor somado supere R$ 300 mil, por exemplo, essa pessoa deverá fazer a declaração.
A lei n° 7.713/88, assegura a isenção somente para os contribuintes com alguma doença grave, que recebem aposentadoria, pensão ou reforma, no caso de militares, assim como proventos de aposentadorias por acidente em serviço ou doença profissional. Porém, aqueles que possuem doença grave e estão exercendo atividade econômica não tem direito a isenção.
Solicitação de Isenção
É preciso encaminhar à Receita Federal os seguintes documentos: Laudo Médico com CID, laudo assinado no SUS, preencher o formulário e em 30 dias sairá o resultado.
Restituição de anos anteriores
Para quem for pedir a restituição do imposto já pago em anos anteriores é necessário que a pessoa faça uma retificação da declaração pedindo a restituição, ressarcimento, reembolso e declaração de compensação. Vale lembrar que a restituição é limitada, no máximo, aos últimos cinco anos.
Outros benefícios
Pessoas com deficiência física e pessoas com doenças graves também podem contar com outros benefícios, como a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Na compra de um veículo, por exemplo, a alíquota do IPI pode chegar a 30% sobre o valor.
Além disso, estão autorizados a sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS). Desde que atendam às regras do programa, também podem ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), independentemente de contribuição à seguridade social, no valor de um salário mínimo.
Algumas doenças que permitem a solicitação da isenção de Imposto de Renda:
AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) • Alienação Mental • Cardiopatia Grave • Cegueira (inclusive monocular) • Contaminação por Radiação • Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante) • Doença de Parkinson • Esclerose Múltipla • Espondiloartrose Anquilosante • Fibrose Cística (Mucoviscidose) • Hanseníase • Nefropatia Grave • Hepatopatia Grave • Neoplasia Maligna • Paralisia Irreversível e Incapacitante • Tuberculose Ativa entre outras. Veja a lista completa na lei n° 7.713/88.
Fonte  https://deficienciaemfoco860798267.wordpress.com/2020/02/11/imposto-de-renda-e-pessoas-com-deficiencia-tire-suas-duvidas/
Postado por Antônio Brito 

Menino que teve perna amputada recebe visita de time de futebol que joga com muleta

Mãe conta que o filho conversou por horas com os jogadores e não fala mais em morrer

Marcos Wellyton da Silva Oliveira, 7 anos, que foi atropelado por um ônibus e teve a perna direita amputada, continua internado na Santa Casa de Campo Grande e aguarda uma cirurgia de enxerto. De acordo com a Assessoria de Imprensa do hospital, o quadro de saúde da criança é estável, sem previsão de alta.

Quase um mês após o acidente, a mãe de Marcos, Naíra Helena da Silva, 27 anos, diz que o filho recebeu acompanhamento psiquiátrico e, com a nova medicação, agora consegue dormir durante toda a madrugada.

“Antes ele acordava gritando no meio da noite, falava do ônibus, da perna, agora que ele está medicado, ele está mais calmo. Ele recebeu a visita de um time de futebol que tem perna de prótese, eles mostraram para ele, disseram que ele poderá continuar jogando bola quando terminar todo o tratamento e colocar uma assim. Daquele dia para cá, ele não falou mais nada da perninha”, diz a mãe.

Naíra continua com o filho no hospital e afirma que, após divulgação no TopMídiaNews, Marcos ganhou vários itens de doação. “Graças a Deus conseguimos a cadeira de banho, uma cadeira de rodas, uma muleta... Agradecemos de coração a todos que ajudaram. Agora ele vai fazer todo o tratamento, não sabemos quando voltamos para casa, mas as coisas estão melhorando”.

Para ajudar Marcos ligue (67) 9 9250-4883.

Conta bancária

Banco: caixa econômica federal

AG: 1568

OP: 023

Conta: 00017885-4

Fonte  https://www.topmidianews.com.br/cidade-morena/menino-que-teve-perna-amputada-recebe-visita-de-time-de-futebol-que/124263/

Postado por Antônio Brito 

Vai à Câmara projeto que isenta surdos do IPI na compra de carro zero

Da Redação |
Segue para a Câmara dos Deputados o substitutivo apresentado ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 28/2017, que inclui as pessoas com deficiência auditiva no rol daquelas com direito à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre a aquisição de automóveis. A matéria foi aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (11).
De autoria do senador Romário (Podemos-RJ), a proposta foi relatada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), autor do substitutivo. Ele explicou que, embora o projeto original estendesse a isenção do IPI na aquisição de automóveis a todas as pessoas com deficiência, o texto aprovado na CAE contempla apenas as pessoas com deficiência auditiva, as quais são maioria entre aquelas ainda não incluídas na Lei 8.989, de 1995. Romário observa que essa norma "somente concede a isenção a pessoas com impedimentos de ordem física, visual e mental e a autistas, privando pessoas com outros tipos de deficiência sensorial do direito de usufruir da benesse fiscal".
O relator considerou questões orçamentárias para limitar o alcance da proposta: "Convém agirmos com cautela em relação à ampliação dos direitos que se deseja conceder. As outras alterações propostas, igualmente, embora sejam pertinentes, também não serão acatadas, em função das dificuldades orçamentárias atuais."

Sinistros 

Ao contrário do que previa o texto original, o substitutivo aprovado na CAE estabelece ainda que os casos de roubo, furto ou sinistro com perda total do bem não ensejarão autorização para que o beneficiário dos incentivos tenha o direito de requerê-lo novamente. O substitutivo, porém, estende a isenção do IPI aos acessórios, ainda que não originais do veículo, caso sejam utilizados para a adaptação do automóvel ao uso por pessoa com deficiência. De acordo com o texto, a alteração resultante da aprovação do projeto entrará em vigor um ano após a sua publicação.
Segundo Esperidião Amin, a estimativa da renúncia de receita ocasionada pela isenção do IPI será de R$ 117,7 milhões, em 2020; R$ 125,3 milhões, em 2021; e R$ 132,76 milhões, em 2022, conforme evidencia a Nota Técnica de Impacto Orçamentário e Financeiro 148/2019, da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/11/vai-a-camara-projeto-que-isenta-surdos-do-ipi-na-compra-de-carro-zero
Postado por Antônio Brito 

Versos para um jovem educador

O poema abaixo foi retirado do livro “Cartas a Jovens Educadores/as”, que nasceu da necessidade do autor André Gravatá de provocar mais jovens a se envolverem na área da educação.

Emoções pulsam-lhe no peito
quando brota da memória
o tanto que já foi feito
na linda breve trajetória.

Relembre seu início
aqueles que o tocaram
recorde o traço do percurso
entenda porque o inspiraram.

Memória que assesta o rumo
anima cada alvorada
agulha que aponta o norte
e reconduz à jornada.

Mestres que o rodearam
falam dentro de você
consulte-os pelo caminho
conte-lhes tudo o que vê.

Abrace mudanças imprevistas
o poder da insatisfação
aproveite-as para conquistas
educar reluz transformação.

Acolha seus pupilos
escolha tê-los por perto
priorize o vínculo
o que move é o afeto.

Diversifique formatos
o criar é sua potência
multiplique estratégias
sem perder o que é essência.

Somos finitos na forma
infinitos na memória
podemos legar uma reforma,
rastros a deixar na história.

Escreve aqui um cúmplice
no ideal e na vontade
uma legião de amigos
outros jovens na verdade.


Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka Site externo e do Young Global Leaders Site externo (Fórum Econômico Mundial). Há 25 anos fundou o Instituto Rodrigo Mendes, Site externo que desenvolve pesquisas, consultoria e programas de formação em diversas partes do mundo.

Fonte  https://diversa.org.br/artigos/versos-jovem-educador/

Postado por Antônio Brito 

Planejamento escolar inclusivo: repensando a prática no início do ano letivo

No início do ano letivo, professores, diretores e coordenadores pedagógicos se preparam para acolher antigos e novos estudantes. Esse período do planejamento escolar marca o melhor momento para envolver todos os atores do processo educacional na definição de objetivos e estratégias para os próximos meses. Muito mais do que determinar os conteúdos das disciplinas, é hora de repensar a escola, seu papel e sua missão.

Nesse cenário, a chegada de novos alunos com deficiência – com ou sem um laudo médico fechado – acentua a importância e a urgência de reinventar as práticas pedagógicas. Confira alguns princípios e dicas que podem auxiliar educadores nessa tarefa.

O que você precisa saber

Grupo de 5 adultos conversa ao redor de uma mesa repleta de papéis e materiais de escritório.
Planejamento escolar de início de ano marca o melhor momento para envolver todos os atores do processo educacional.
Mesmo que tenham um mesmo diagnóstico de deficiência, dois estudantes podem responder de modos distintos a uma mesma proposta. Isso porque a diferença é própria da condição humana. Ou seja, não há como saber antecipadamente o que fazer com uma criança tendo como base somente seu laudo.

Saiba mais sobre diferenças em sala de aula e sobre como se preparar para a inclusão:

O papel da escola quando há hipótese de diagnóstico de deficiência
Qual é o preparo necessário para incluir um estudante com deficiência?
O fracasso escolar e rótulo dos alunos “ditos normais”
Empatia na educação inclusiva: conviver e ensinar na diferença

O planejamento escolar

No contexto da educação inclusiva, o planejamento pedagógico deve ser contínuo e colaborativo. Ao mesmo tempo, tem que valorizar os interesses e atender às necessidades de cada aluno. Trata-se de pensar em aulas desafiadoras para todos, com formas diversas de apresentar e explorar o currículo. Saiba mais:

Desafios na sala de aula: dimensões possíveis para um planejamento flexível
Eixos de interesse: pontes para o aprendizado e desenvolvimento de todos os alunos
Quem deve colaborar com o professor de sala de aula no processo de planejamento?
Como o currículo influencia na construção de um planejamento pedagógico inclusivo?
Como lidar com os diferentes tempos de aprendizagem dos alunos?

Na prática

Para te inspirar você, o DIVERSA selecionou histórias reais de como um planejamento escolar pode considerar as diferenças dos estudantes na prática. Os relatos abrangem diversas áreas do conhecimento e etapas de ensino. Confira!

Escola realiza gincana entre crianças e famílias para se aproximar de comunidade
Em Cuiabá (MT), unidade de educação infantil convida familiares para brincar com as crianças como estratégia para estreitar relações com a comunidade.

Este vídeo conta com legendas (ativadas pelo player) e uma versão com Libras e audiodescrição Site externo

Escola se mobiliza para falar de preconceito a partir de conteúdos do currículo
Professores articulam temas sobre diversidade para combater bullying em colégio após chegada de alunos com autismo e Síndrome de Down.

Construção coletiva de plano de trabalho de AEE na educação infantil
Equipe gestora e professoras do AEE e da sala regular se unem para reformular objetivos de plano de AEE de criança com deficiência múltipla.

Estudantes do ensino médio criam kit para ensinar física a colega cego
Professor de física compartilha desafio de ensinar jovem cego com toda turma e alunos se unem para criar materiais de ensino de óptica por meio do tato.

Escola de EJA cria espaço de formação e diálogo para estudantes e famílias
Com espaços de diálogo, unidade de São Paulo (SP) se aproxima da comunidade e articula troca de experiências entre famílias de adolescentes com deficiência.

Outras referências 

Fique por dentro das discussões sobre planejamento escolar inclusivo. Acesse todos nossos conteúdos sobre o tema em diversa.org.br/tag/planejamento.

Para dicas de recursos que podem diversificar sua aula, confira nossa biblioteca de materiais pedagógicos acessíveis.

Aproveite também para esclarecer dúvidas e trocar ideias sobre educação inclusiva na Comunidade DIVERSA. Basta se cadastrar para começar a interagir!

Fonte  https://diversa.org.br/planejamento-escolar-inclusivo-repensando-pratica-no-inicio-ano-letivo/

Postado por Antônio Brito