07/08/2020

Jovem com autismo é pré-candidato a vereador em Santa Catarina: “Farei o meu melhor para ajudar as pessoas” | Olhares do Autismo

“Caso eu ganhe, estarei enfrentando as responsabilidades, e farei o meu melhor para ajudar as pessoas”. É assim que o jovem Marco Antonio do Rosário, de apenas 17 anos, define a possibilidade de se tornar vereador na cidade de Araquari (SC). Atualmente, ele é pré-candidato pelo partido Podemos às eleições municipais, que ocorrem em novembro.

Por ainda não ter atingido a maioridade, o adolescente conta ao Olhares do Autismo que precisou passar por um processo de emancipação para conseguir lançar a pré-candidatura. Agora, ele aguarda junto aos outros inscritos para o anúncio oficial dos candidatos que vão concorrer na partida política.

Apesar de ainda ser jovem, Marco afirma que esse não é o primeiro contato dele com a política. Em 2019, chegou a frequentar várias sessões da Câmara Municipal de Araquari e visitar a Câmara dos Deputados do estado e até conversar com alguns políticos. Tinha o projeto de criar uma associação voltada para o atendimento de pessoas com autismo – assim como a APAE e a AMA – na cidade. Todo interesse pelo tema surgiu da própria experiência.

“A verdadeira influência que tive foi o meu drama em conseguir as medicações do meu tratamento gratuitas. Pensei: a única forma de ajudar as pessoas e também me ajudar a resolver este mesmo problema a conseguir os seus direitos é entrando pela política”, conta.

Diagnóstico

Marco foi diagnosticado com autismo ainda durante a infância. Segundo ele, até completar quatro anos, ainda não tinha desenvolvido a fala ou respondido a estímulos sensoriais, o que fez com que a família buscasse ajuda médica. Na época, chegou a receber um laudo de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O diagnóstico de autismo foi fechado em Porto Alegre (RS), algum tempo depois.

“A partir dos sete anos de idade, fazia tratamento e tive o diagnóstico, mas absurdamente demorou até chegar no laudo definitivo, anos atrás. Minha infância foi marcada por um atraso no nível escolar, pois fui afastado inicialmente da escola para fazer o tratamento”, lembra.

O fato de ter se afastado da escola também teve impacto. Hoje, ele está um ano atrasado da turma. No entanto, faz o ensino médio integrado a um ensino técnico em informática no Instituto Federal Catarinense (IFC), onde passou sem precisar de cotas.

“Tenho minha dificuldades como todo aluno, principalmente com exatas. Meu potencial é as ciências humanas e linguagens. Recebo um acompanhamento com psicóloga e psicopedagogas no atendimento especializado. Foi nesta intuição consegui uma evolução no relacionamento social, pois os alunos e professores sabiam das minhas dificuldades, e me ajudaram para tornar meu convívio escolar e social mais adequado e inclusivo”, diz.

foto: arquivo pessoal/ Marco Antonio do Rosário.

Jornada na política

Antes de se pré-candidatar pelo Podemos, Marco diz que recebeu convites de outros partidos, e chegou a ser filiado ao PSDB no ano passado. A transferência ocorreu devido a opiniões particulares. “Escolhi porque era próximo das minha ideais e pela admiração pelas pessoas que passaram pelo partido”, conta. “Outro motivo da escolha, é a inclusão que recebi. As pessoas dentro do partido sabem das minhas dificuldades e estavam sempre me auxiliando”, acrescenta.

Para ele, a trajetória vivida até agora na política também trouxe melhoras significativas no desenvolvimento. “A política e a escola me ajudaram a conhecer novas pessoas, dialogar, debater ideias. A igreja e, principalmente a política, obtive uma evolução significativa em ter contato os demais. Como apertar as mãos, recentemente conversar olhando para pessoa quando não necessito raciocinar muito, controlar movimentos da hiperatividade”.

Apesar disso, ele reforça que ainda precisa trabalhar alguns outros aspectos, como a aversão a barulho e a falta de entendimento de algumas expressões.

foto: arquivo pessoal/ Marco Antonio do Rosário

Agente de mudanças

A vontade de ser um agente de mudanças tem como principal objetivo auxiliar pessoas com deficiências e limitações que hoje sofrem com a falta de acessibilidade e profissionais qualificados para fornecerem o tratamento adequado. Como um exemplo do que não gostaria de ver outras famílias vivenciarem, lembra seu próprio diagnóstico de autismo, com dificuldade dos médicos em chegar a um laudo definitivo e outros problemas que enfrentou desde então.

“É fundamental que a criança, tanto na escola ou qualquer outro lugar, encontre um acompanhamento de um clínico e de profissionais especializados para efetuar um diagnóstico preciso das deficiências. Meu município é a quinta cidade que mais cresceu nos últimos cinco anos, especialmente na infraestrutura. Com este crescimento, poderá existir faltas na acessibilidade. Com isso, pretendo incentivar o município para investir em obras de acessibilidade que necessita e necessitará”, avalia..

Ainda no aguardo para saber se seu nome será um dos concorrentes a vereador na cidade, ele afirma que está tranquilo e tem o apoio do partido e dos amigos e familiares. Também se prepara para uma possível derrota, e diz que apenas o fato de poder concorrer já é, por si só, uma vitória.

“Desejo que, por meio disto, outros com o mesmo transtorno e também jovens, possam participar da política. Quando ouço as mães e outras pessoas com autismo falarem para mim que estão felizes pela minha iniciativa, e os motiva, que agora podem buscar seus objetivos, me inspira ainda mais”.

Marco encerra a entrevista com um recado direcionado às famílias de pessoas no espectro do autismo. “Que nunca desistam dos seus filhos, para estarem do lado deles para seguirem bons caminhos e se desenvolverem e vencerem suas dificuldades e limitações”, conclui.

Fonte  https://olharesdoautismo.com.br/2020/08/07/autismo-e-politica/

Postado por Antônio Brito 

4 comentários:

  1. Parabéns,sentimos representados...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,sentimos representados...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns você chegará mais longe, sou mãe de outista, hoje com 13 anos sua dificuldade e desenvolver a leitura e a escrita, e ótimo em lojica. Sei o quando ele sofre com isso é Eu também por ver como isso o incomoda. Sucesso para te

    ResponderExcluir
  4. Uma luta constante, nunca desisti.

    ResponderExcluir