*Maria Angela Boccara de Paula
A estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro. Suas áreas de atuação são o cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinência anal e urinária.
Você sabe o que é uma estomia?
Estomia é uma comunicação entre o meio interno do nosso corpo com o meio externo, por exemplo há pessoas que necessitam de estomias respiratórias e se faz necessário a realização de uma traqueostomia, uma abertura na traqueia, outras demandam estomias de alimentação, como por exemplo as gastrostomias, essas são realizadas para introdução da alimentação, outros já precisam de estomias de eliminação como as estomias intestinais ( ilesostomia, colostomia, por exemplo) e as estomias urológicas conhecidas como urostomias. São diferentes técnicas possíveis para sua confecção e a pessoa que tem uma estomia necessita de cuidados específicos e orientação para realizar seu autocuidado, bem como de acompanhamento durante todo período que estiver estomizada.
No que se refere as feridas o enfermeiro estomaterapeuta está capacitado para cuidar com pessoas com feridas de diferentes etiologias, tanto as feridas agudas como as crônicas. Feridas cirúrgicas, traumáticas, queimaduras, úlceras vasculogênicas ( decorrentes do sistema circulatório), úlceras neuropáticas ( decorrentes do Diabetes e Hanseníase por exemplo), lesão por pressão, lesão por fricção dentre outras situações que podem produzir lesões de pele de outras naturezas e que demandam atenção específica e especializada.
E na área das incontinências o enfermeiro estomaterapeuta atua no fortalecimento do assoalho pélvico, utilizando treinamentos e técnicas específicas, na capacitação de pessoas para realização do auto cateterismo intermitente, realiza estudos urodinâmicos em conjunto com a equipe de saúde, auxilia a pessoas as reeducação do hábito intestinal dentre outras práticas.
A especialidade estomaterapia completa neste ano (2020), 30 anos de existência no país, muitas conquentas e espaços já foram alcançados, mas ainda nem todos conhecem a especialidade, mas já existem vários serviços especializados em estomaterapia em algumas instituições de saúde, o número de especialistas vem aumentando, inclusive com a prestação de serviços domiciliares em alguns lugares deste nosso imenso Brasil e a Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências – Sobest trabalha arduamente para divulgar a especialidade para todos que precisem desses cuidados especializados.
Os enfermeiros estomaterapeutas são preparados em cursos de especialização acreditados pela Sobest, em consonância com as diretrizes mundiais preconizadas pelo Conselho Mundial de Estomaterapia – WCET. O enfermeiro estomaterapeuta tem habilidades técnicas , mas também realiza o acolhimento daqueles que demandam seu cuidado, gerencia serviços, desenvolve pesquisas e atua na indústria de produtos medico hospitalares, realiza consultorias especializadas e atua na formação de novos especialistas.
*Maria Angela Boccara de Paula é Enfermeira Estomaterapeura,
presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia – www.sobest.org.br. Tem Doutorado em Enfermagem pela USP – Universidade de São Paulo, atuando principalmente em estomaterapia e saúde coletiva, assistência e também ensino e pesquisa.
Fonte https://revistareacao.com.br/enfermeiro-estomaterapeuta-quem-e-o-que-faz/
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário