20/12/2021

Estudo mostra eficiência da fosfatidilserina para tratar TDAH em crianças

Um estudo demonstrou que a suplementação de fosfatidilserina com ômega-3 é segura e eficaz para tratar sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). De acordo com a pesquisa, o suplemento proporciona melhorias em aspectos cognitivos, sendo eficiente para melhorar o foco, atenção e memória.

Pessoas que sofrem de TDAH podem apresentar sintomas como inquietude, memória disfuncional para tarefas cotidianas, dificuldade de manter o foco em determinada tarefa e desatenção. O problema é mais frequente em crianças e adolescentes. Durante a fase de vestibulares, que exige mais concentração e esforço mental dos adolescentes, é o período onde ocorrem mais queixas dos sintomas.

A fosfatidilserina é um dos fosfolipídios presente nas membranas celulares dos neurônios. Este composto desempenha um papel fundamental no funcionamento e fluidez das membranas neurais, que são compostas por uma bicamada lipídica que depende de uma ingestão adequada de compostos lipídicos e fosfolipídios para funcionar normalmente.

Quando o indivíduo ingere uma quantidade insuficiente de fosfatidilserina, seu funcionamento cognitivo pode ser prejudicado. Nesses casos, uma opção é optar pela suplementação. “A procura pelos suplementos naturais para auxiliar o tratamento de enfermidades cresce continuamente. Isso acontece porque são produtos formulados a partir de compostos fitoterápicos e que na maioria dos casos apresentam pouco ou nenhum efeito colateral“ explica Ricardo Maia, CEO da Life Natural.

Fonte: https://revistareacao.com.br/estudo-mostra-eficiencia-da-fosfatidilserina-para-tratar-tdah-em-criancas/

Postado por Antônio Brito

18/12/2021

TROQUE A PALAVRA EXCLUSÃO POR OPORTUNIDADE!

Por Cynthia Pereira


Vamos mais um pouquinho aqui conosco?
O ano de 2021 foi desafiador. Escola nova, mesmo a distância, era uma realidade diferente. Saímos de uma escola municipal e iniciamos na rede particular. O online não foi viável para Isabella, passando a ir somente presencial.
Sua carreira de blogueira está a todo vapor.

Já com o curso de modelo, não imaginávamos que iria nos encantar tanto!

Os recebidos, fazer os vídeos, poses para fotos ajudou muito no desenvolvimento global da minha pequena.

É isso: trocar a palavra exclusão por oportunidade. É o que vem acontecendo há dois anos. Estamos muito felizes.
As oportunidades, muitas das vezes, precisamos buscar. Mostrar nossos filhos e seu potencial.

Hoje em especial deixo aqui um depoimento de uma parceria da Isabella, em que ela foi descoberta, leiam e se emocionem conosco.

“Conheci a Bella através de um mapeamento que eu estava fazendo para captar influenciadoras para ações mensais de seeding da marca que sou marketing. Gostei do perfil, gostei da Bella, gostei dos conteúdos. Entrei em contato através do direct e a partir daquele momento surgiu um relacionamento muito bacana, que ao longo desses 6 meses, eu me sinto próxima da Bella com seus “Bom dia tia Rê”, participando mesmo que a distância das sessões de shooting que a Bella gosta de fazer no parque,  com as conversas fora do horário de trabalho com a Cynthia, que compartilha as descobertas e aprendizados diários da Bella. Eu acredito que isso é humanizar, é conversar, é procurar entender o dia-a dia da outra pessoa, seus aprendizados e dificuldades, compartilhar momentos e histórias, gosto de me relacionar pois somente assim consigo trabalhar melhor com o influenciador, ajudar no que for preciso e de quebra ganho um amigo para a vida. A parte da inclusão social é algo muito forte em mim, acredito que por eu ter vivido desde pequena com meu pai que é deficiente físico, eu sei das limitações, das dificuldades diárias de se locomover nas ruas, para ir trabalhar, estudar, passear, sem contar que muitas empresas não contratam um PCD porque não está preparada para recebê-lo e também não investe para adaptar o local de trabalho, nosso país ainda tem muito o que melhorar em diversos aspectos para dar suporte e oportunidade para PCD” –  Regiane Rodrigues Silva

* Cynthia Pereira é mãe ativista. Ela escreve, periodicamente, para o Portal de Notícias da Revista Reação, dando sequência aos artigos.

Fonte. https://revistareacao.com.br/troque-a-palavra-exclusao-por-oportunidade/

Postado por Antônio Brito

Restituição do IPVA pago por perda total é direito na maioria dos estados

Por  Davi Hebert de Andrade

Em caso de perda total, pode pedir restituição, desde que o contribuinte tenha quitado o imposto

Apenas sete dos 27 estados brasileiros (Acre, Amapá, Ceará, Pará, Paraná, Piauí e Santa Catarina) não restituem o IPVA em caso de furto, roubo ou perda total do veículo. Entretanto, na maioria dos estados brasileiros, esse ressarcimento é concedido quando o contribuinte quitar o imposto e, nos casos em que há a recuperação do veículo, a restituição é parcial e calculada à razão de 1/12 por mês de privação dos direitos de propriedade do automóvel.

Nos estados onde se efetua a restituição, as regras são diferentes, porém semelhantes, mas ainda há quem denuncie que esse pagamento não é efetuado, entretanto, é importante atentar-se às exigências e processos burocráticos para que o direito seja garantido.

Uma das exigências em comum é estar em dia com a Receita Federal e fazer o registro de Boletim de Ocorrência, nos casos de furto ou roubo e apresentação de documento que comprove a perda total do bem. E no caso daqueles que pagaram apenas parte do imposto naquele ano, os valores devidos serão descontados do montante a ser ressarcido.

Por isso, é importante ressaltar que, para restituir, o IPVA precisa ser pago todo começo de ano, à vista ou de forma parcelada. E essa restituição somente é feita à pessoa que constar como proprietária do automóvel no Cadastro de Contribuintes do imposto.

Para dar entrada nesse pedido, o indivíduo precisa entrar em contato com a Secretaria de Fazenda do seu estado ou com o Detran da sua localidade, apresentando o BO. O site de cada um dos órgãos dispõe das normas sobre o pedido de retorno.

Quanto ao recebimento, a restituição só ocorre no ano seguinte do sinistro. O proprietário pode escolher entre receber o valor ou deduzir do IPVA do próximo ano, no caso de aquisição de novo automóvel.

Dificilmente o pagamento não ocorrerá. Isso porque os sistemas do Renavam, Detran e da Secretaria da Fazenda são interligados nos estados que é válida a lei.

Para entender melhor como funciona a lei, abaixo está a relação da legislação em que o contribuinte pode verificar as regras de cada estado.

Legislação

Lei nº 5.172, de 25/10/1966 (arts. 165,inciso I, e 168) – dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.

Legislações Estaduais

Fontes:

http://crl.adv.br/projects/e-possivel-a-restituicao-de-ipva-em-caso-de-roubo-furto-ou-perda-total/

https://www.al.sp.gov.br/norma/?id=147435

https://www.seguroauto.org/perda-total/

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5172.htm

https://www.normasbrasil.com.br/

* Davi Hebert de Andrade, Osasquense 44 anos, profissional da Indústria automotiva, filho, irmão de uma Pessoa Com Deficiência. Servindo na AutoPcd.

** Este texto é de responsabilidade exclusiva de seu autor, e não expressa, necessariamente,  a opinião do SISTEMA REAÇÃO – Revista e TV Reação.

Fonte. https://revistareacao.com.br/restituicao-do-ipva-pago-por-perda-total-e-direito-na-maioria-dos-estados/

Postado por Antônio Brito

Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência encerra o ano com saldo positivo

Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência encerra o ano com saldo positivo

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Goiânia chega ao fim de 2021 com balanço positivo e recorde de ações já realizadas em prol do segmento. Apesar da pandemia, os trabalhos não pararam, como destaca o presidente da comissão, vereador Willian Veloso (PL). “Dezenas de famílias foram beneficiadas com acesso a cadeiras de rodas e outras tecnologias assistivas que melhoram a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirma o parlamentar.

Após o período de quarentena para controle da pandemia da Covid-19, além de deliberar sobre projetos que beneficiam o segmento, a comissão articulou e realizou audiências públicas para debater temas relevantes, como acessibilidade e mobilidade no transporte coletivo. A participação em feiras e eventos que promovem inclusão também esteve entre as atividades dos membros da comissão.

Na Câmara, cerca de 40 reuniões e solenidades foram realizadas para entrega de Diplomas de Honra ao Mérito a pessoas com deficiência e suas mães, professores, economistas, advogados e representantes do terceiro setor. A equipe de trabalho da comissão estabeleceu tratativas com entidades e instituições para que Goiânia se torne cada vez mais inclusiva.

Em conjunto com a Prefeitura da capital, a comissão também promoveu ações voltadas à obtenção da regularização fundiária em bairros habitados majoritariamente por pessoas com deficiência. “Há quase dez anos o parlamento goianiense não contava com representatividade do segmento. Agora, que estou à frente da comissão, utilizaremos nosso conhecimento e nossas ferramentas para proporcionar efetivamente inclusão social e acessibilidade em Goiânia”, conclui Veloso. 

Fonte: https://revistareacao.com.br/comissao-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-encerra-o-ano-com-saldo-positivo/

Postado por Antônio Brito

17/12/2021

Instituto Semeia lança guia de acessibilidade em parques

Falar de inclusão das pessoas com deficiência remete a um movimento repleto de lutas, conquistas e personagens que buscam tornar a sociedade um local com mais igualdade de condições de acesso e oportunidades para todas as pessoas – o direito à natureza, contudo, nem sempre está contemplado nesse debate.

As pessoas com deficiência representam quase 24% da população brasileira, e aquelas com mobilidade reduzida (temporária ou permanente) podem chegar a 10%, ou seja, uma parcela significativa dos brasileiros sofre com as barreiras de acesso ao nosso patrimônio natural.

É nesse contexto que o Instituto Semeia lança a publicação “A natureza ao alcance de todos: guia de acessibilidade em unidades de conservação”.

Com o objetivo de incentivar a discussão pública e a adoção de medidas consistentes e abrangentes para a eliminação de barreiras de acesso para pessoas com deficiência (PcD), o guia traz um panorama sobre a importância e os desafios da acessibilidade nas unidades de conservação, além de apresentar as principais normas legais sobre o tema e exemplos de como parques no Brasil e no mundo estão se tornando mais acessíveis para esse público.

“A acessibilidade em parques e unidades de conservação não é uma questão apenas do ponto de vista ético ou de imposição legal”, afirma Fernando Pieroni, diretor-presidente do Semeia. “Significa falar também do potencial de desenvolvimento do turismo acessível nas áreas protegidas do Brasil, da ampliação da visibilidade e da valorização desses espaços e, claro, de saúde e bem-estar para todas as pessoas envolvidas”, completa.

 

A publicação, que está disponível para download gratuito no site do Instituto Semeia – https://semeia.org.br/arquivos/2021_A-natureza-ao-alcance-de-todos.pdf , foi realizada em parceria com o Instituto Novo Ser e contou com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Sobre o Instituto Semeia:

Criado em 2011, o Instituto Semeia é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sede em São Paulo (SP), trabalha para transformar áreas protegidas em motivo de orgulho para brasileiras e brasileiros. Atua nacionalmente no desenvolvimento de modelos de gestão e projetos que unam governos, sociedade civil e iniciativa privada na conservação ambiental, histórica e arquitetônica de parques públicos e na sua transformação em espaços produtivos, geradores de emprego, renda, e oportunidades para as comunidades do entorno, sem perder de vista sua função de provedores de lazer, bem-estar e qualidade de vida. São pilares de sua atuação: a geração e sistematização de conhecimento sobre a gestão de unidades de conservação; o compartilhamento de informações por meio de publicações e eventos; a implementação e o acompanhamento de projetos com governos de todos os níveis, como forma de testar e consolidar modelos eficientes e que possam ser replicados no país.

Sobre o Instituto Novo Ser:

O Instituto Novo Ser é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a busca pelo respeito e a valorização da cidadania das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, com o intuito de promover os seus direitos, a equalização das oportunidades e a superação dos obstáculos sociais predominantes no processo de inclusão. Acredita ser fundamental reconhecer a ideia de que as pessoas com deficiência apresentam limitações de ordem física, sensorial ou intelectual, mas não em sua capacidade, talento e personalidade, os quais devem ser valorizados. Para isso, a sociedade precisa respeitar e atender seus anseios e demandas. A intenção é, pois, contribuir com a produção de mudanças capazes de transformar a óptica predominante sobre a deficiência.

Fonte. https://revistareacao.com.br/instituto-semeia-lanca-guia-de-acessibilidade-em-parques/

Postado por Antônio Brito

Professores desenvolvem técnicas para garantir a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior

Com apenas o toque das mãos em um material alto-relevo, Isadora Mafra, de 20 anos, passou a entender um gráfico aplicado na aula do curso de Psicologia.

A acadêmica, que é deficiente visual, conta que mesmo com as descrições e os recursos aplicados, o conteúdo parecia abstrato. “Só depois que a professora criou o gráfico, eu consegui entender tudo”, explica. Produzido com cola relevo, barbante e escritas em braile, o gráfico foi personalizado em sala de aula pela professora auxiliar Jessica Bessa.

“O que importa é darmos acesso aos conteúdos. Quando entregamos materiais, literatura, entre outros recursos, permitimos que os alunos tenham um aprendizado de qualidade, independentemente se tiverem alguma deficiência”, conta a educadora. O material alto-relevo é apenas uma das técnicas desenvolvidas pela equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (Naia) da UniAvan, que há seis anos foca no apoio em formações continuadas, orientações, ações de experiência prática para a comunidade acadêmica, palestras e eventos, como a 1º Semana de Acessibilidade e Inclusão: diálogos sobre acessibilidade e inclusão, realizado em agosto deste ano.

Especialista na área, o psicólogo e coordenador do núcleo, Ezequiel Leopoldo da Silva, explica que, para garantir a inclusão assertiva durante o processo de educação, é necessário que os profissionais da área fiquem atentos às necessidades de cada aluno e desenvolvam estratégias personalizadas, que podem ir desde uma simples orientação e acompanhamento, até a elaboração de materiais adaptados, chamada de acessibilidade metodológica. “É necessário demonstrar para as pessoas que elas nem sempre precisamos utilizar ferramentas para promover a inclusão. Ações educativas de conscientização e acessibilidade atitudinal sempre vêm em primeiro lugar”.

Para apoiar as estratégias personalizadas e criativas de inclusão no ensino superior, os 14 alunos que integram o núcleo da UniAvan contam com alguns recursos adicionais, como o sistema de leitor de tela na plataforma de estudos Blackboard, ferramentas para conversão de textos em áudio, braille e Libras, impressão para ampliação de textos, teclados em braile, notebook para suporte acadêmico, biblioteca virtual com áudio descrição, entre outros. “Os docentes do curso sempre buscam materiais em formato PDF para disponibilização, pois esse conteúdo é mais facilmente lido por sistemas de tecnologia de leitura de tela”, acrescenta o coordenador do Naia.

Ao todo, o núcleo da UniAvan conta com 12 profissionais, entre educadores, tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, equipe técnica e administrativa. Como forma de garantir plena inclusão, o centro universitário conta com piso tátil, elevador, rampa, placas de direção e identificação das salas em braile, oferta de cadeira de rodas, áreas de fácil e livre locomoção com adaptações, entre outros. “Mais do que oferecer educação inclusiva, é necessário que não existam as barreiras atitudinais, estruturais, metodológicas ou programáticas e a garantia que todos tenham acesso ao serviço”, explica o educador.

Para acadêmicos como Isadora, esse acolhimento se torna mais do que essencial para garantir a inclusão na educação de todas as formas. “O acesso às aulas faz com que ainda mais pessoas estejam inseridas nesse meio, e isso pode ser transformador não somente para outros alunos, mas para a comunidade em geral”, finaliza a estudante.

 

Mais imagens para downloadhttps://drive.google.com/drive/folders/1yj-PSxHqUC6Yjo939I-qhHBl-gylo8sw?usp=sharing
Créditos: UniAvan

Fonte  https://revistareacao.com.br/professores-desenvolvem-tecnicas-para-garantir-a-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-no-ensino-superior/

Postado por Antônio Brito

A obra Linguagem e Autismo – Conversas Transdisciplinares, foi organizada por Luiz Henrique Magnani e Gustavo Henrique Rückert

Na quarta-feira (1), a Secretária de Estado Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência) e o Secretário Executivo Paulo José Galli (Transportes Metropolitanos) estiveram na estação do metrô Palmeiras – Barra Funda para inauguração do novo Centro de Informação à Pessoa com Deficiência e o novo Polo de Empregabilidade Inclusiva. O lançamento fez parte das celebrações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado na sexta-feira, 3 de dezembro.
O Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, é um projeto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e com a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô-SP, que oferece atendimentos personalizados, como pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas, além de realizar atendimento personalizado para comunicação em Libras.
Já o Polo de Empregabilidade Inclusiva, que está integrado ao programa estadual Meu Emprego Inclusivo (https://empregoinclusivo.sp.gov.br), tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Serviço
Centro de Informação à Pessoa com Deficiência e do Polo de Empregabilidade Inclusiva – Palmeiras – Barra Funda
Local: Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 119 -Barra Funda/SP (Estação do metrô Barra Funda)

Fonte. https://revistareacao.com.br/a-obra-linguagem-e-autismo-conversas-transdisciplinares-foi-organizada-por-luiz-henrique-magnani-e-gustavo-henrique-ruckert/

Postado por Antônio Brito

16/12/2021

Artista de Curitiba (PR) lança clipe com equipe formada por pessoas com deficiências

“Sem Reclamar”, para a autora, é um clipe-protesto e quebra com o ciclo da falta de acesso - Foto: Leticiah Futata

A artista curitibana Amanda Lyra lançou o clipe “Sem Reclamar”, com canção que critica o olhar capacitista para com a diversidade de corpos que existem. A música vem acompanhada do primeiro videoclipe da artista, produção acessível, com elenco composto por pessoas com deficiência em um lugar de protagonismo e destaque.

Toda a comunicação musical do vídeo foi pensada por pessoas com deficiência para contemplar as diferentes linguagens de acesso à música e ao seu significado. Haverá uma segunda versão do clipe com audiodescrição, o que também possibilitará a reprodução da obra em podcasts.

O roteiro e a letra da música serão disponibilizados em texto, para que pessoas surdo-cegas também tenham acesso por meio de uma página para a navegação com display braille. Além da janela em libras, outro recurso para pessoas surdas e com baixa visão, é o estilo de legenda, dinâmico e colorido, para ser acompanhado como karaokê, em alto contraste e em velocidade pensada para facilitar a compreensão de pessoas neuro diversas e neurotípicas.

“Sem Reclamar”, para a autora, é um clipe-protesto e quebra com o ciclo da falta de acesso, disponibilizando recursos para que todo mundo possa curtir.

Fonte: https://revistareacao.com.br/artista-de-curitiba-pr-lanca-clipe-com-equipe-formada-por-pessoas-com-deficiencias/

Postado por Antônio Brito

Aprovada a isenção de IPVA Pessoa com Deficiência em SP

Além da Isenção de IPVA para PcD, também estará valendo parcelamento do imposto em até cinco vezes para 2022

Em sessão extraordinária realizada na quarta-feira, dia 15 de dezembro, os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram o Projeto de Lei 868/2021, que aumenta o parcelamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) para até cinco vezes em 2022. O projeto também isenta deficientes e pessoas com transtorno do espectro autista, de grau moderado, grave ou gravíssimo, do pagamento do imposto.

De acordo com o governo, a ampliação do parcelamento do IPVA é necessária pois, no último ano, os carros usados se supervalorizaram, encarecendo o imposto. A alíquota continua a mesma, de 4% sobre o preço de mercado dos automóveis.

Com relação às pessoas com deficiência e autismo, a legislação só concedia a isenção do IPVA para aquelas com grau severo ou profundo. Com a mudança, mais pessoas poderão ser beneficiadas. A condição terá que ser comprovada por avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Caso alguma fraude seja detectada durante o processo de isenção, será cobrada multa no valor do imposto com juros relativo aos anos em que o indivíduo foi isentado da cobrança.

O projeto aprovado também reduz a alíquota do IPVA de 4% para 1% para veículos destinados à locação, que pertençam a locadoras de automóveis, desde que tenham sido registrados no Estado de São Paulo. O texto aprovado segue agora para o Executivo, que tem prazo de até 15 dias úteis para sanção.

Confira a repercussão desta isenção

A maior parte dos parlamentares elogiou a aprovação da propositura, principalmente com relação à isenção do imposto para deficientes e pessoas com autismo. A deputada Analice Fernandes (PSDB) destacou os benefícios do parcelamento. “O governo parcela em cinco vezes o IPVA, facilita o pagamento com cartão de crédito e pelo Pix. Isso agiliza e traz um resultado muito produtivo e diferente do ano passado”, disse.

Já o deputado Ricardo Mellão (Novo) afirmou que esperava que mais parcelas fossem oferecidas ao cidadão. “Agora em janeiro vai ter um aumento substancial no valor do IPVA. Os carros estão se supervalorizando e isso vai refletir no IPVA. Eu acho que cinco parcelas ainda é pouco. Eu acho que temos margem orçamentária para dar um desconto maior e um parcelamento maior”, disse.

Fonte. https://revistareacao.com.br/aprovada-a-isencao-de-ipva-pessoa-com-deficiencia-em-sp/

Postado por Antônio Brito

15/12/2021

Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência completa dois anos com mais de 13 mil acessos na plataforma

A Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, plataforma da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, completa dois anos de existência com mais de 13 mil usuários que acessaram o site e o conteúdo.

A Base foi criada em 2019 com o objetivo de ser um instrumento para a indução de políticas públicas e um ponto de partida para a construção de novas ações inclusivas municipais e estadual. De acordo com balanço, nesses dois anos suas páginas foram visualizadas em um total de mais de 69 mil acessos.

A plataforma, uma parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, reúne em um sistema de BI – Business Intelligence, dados censitários e informações sobre a pessoa com deficiência organizados nas áreas de educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social, esporte, Conselhos Municipais, vulnerabilidade social, prevenção à violência e entre outros.

Um dos focos da ação é ser uma fonte de informações sobre o segmento das pessoas com deficiência, assim como um instrumento de monitoramento de políticas públicas. Conheça mais clicando www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br

Fonte. https://revistareacao.com.br/base-de-dados-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-completa-dois-anos-com-mais-de-13-mil-acessos-na-plataforma/

Postado por Antônio Brito