11/12/2024

Prêmio Paralímpicos 2024 acontece nesta quinta-feira, 12, com novo formato e transmissão do SporTV2

 

 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará a 13ª edição do Prêmio Paralímpicos, apresentado por Loterias Caixa, nesta quinta-feira, 12, a partir das 20h, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. A cerimônia será transmitida, ao vivo, pelo SporTV2.

Diferentemente de anos anteriores, o Prêmio Paralímpicos 2024 acontecerá somente em uma noite. Em outras temporadas, a premiação ocorreu em dois dias, sendo que, no primeiro, apenas os melhores atletas de cada modalidade recebiam seus troféus.


Desta vez, todas as 35 premiações serão entregues na noite do dia 12, incluindo os atletas do ano em 24 modalidades: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. Os ganhadores destes troféus foram eleitos por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações.

Haverá ainda outras 11 premiações: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Prêmio Braskem, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Atleta Revelação, Atleta da Galera, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino.

O Atleta da Galera é a única categoria eleita por meio de participação popular. A votação é aberta ao público por este link. Neste ano, os concorrentes são: Gabriel Araújo (natação), Emerson Ernesto (goalball), Raíssa Machado (atletismo), Jerusa Geber (atletismo) e Giovanna Boscolo (atletismo).

O evento vai homenagear os melhores do paradesporto nacional na temporada 2024, marcada pela campanha histórica do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, nos quais o país obteve número recorde de 89 pódios (25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes) e um inédito top-5 no quadro geral de medalhas.

O Prêmio Paralímpicos é realizado desde 2011, com exceção a 2020 por causa da pandemia de Covid-19. Desde então, nenhuma pessoa recebeu mais troféus por desempenho dentro das arenas esportivas do que o esgrimista gaúcho Jovane Guissone, dono de 12 títulos e único vencedor em sua modalidade em toda a história do evento.

Já o ex-nadador paulista Daniel Dias foi agraciado em 13 oportunidades. No entanto, em duas delas, os troféus não tiveram relação direta por seus feitos na piscina. Em 2021, na 10ª edição do Prêmio Paralímpicos, Daniel recebeu uma homenagem especial após sua aposentadoria como atleta.

No ano passado, ele foi o vencedor da categoria Aldo Miccolis, que leva o nome de um dos pioneiros do esporte adaptado no Brasil. É um troféu destinado a pessoas ou instituições que, assim como Aldo, contribuíram para o desenvolvimento do esporte paralímpico.

Por suas conquistas na natação, Daniel foi eleito o melhor atleta da modalidade, entre os anos de 2011 e 2018, consecutivamente, além de ter sido escolhido o melhor atleta masculino, considerando todos os esportes, nos anos de 2011, 2013 e 2017.

No ano passado, foram distribuídos 34 troféus. Entre os destaques daquela edição estiveram o nadador Gabriel Araújo, premiado como Melhor Atleta Masculino, a mesatenista Bruna Alexandre, Melhor Atleta Feminina, e a halterofilista Mariana D’Andrea, Atleta da Galera.

Imprensa
O profissional de imprensa interessado em realizar a cobertura necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo para qual realizará o trabalho.

Serviço
13ª edição do Prêmio Paralímpicos
Dias: 12 de dezembro
Horário: a partir das 20h.
Local: Tokio Marine Hall
Endereço: R. Bragança Paulista, 1281 – Várzea de Baixo, São Paulo – SP, 04727-002
Transmissão: SporTV2

Patrocínio
O Prêmio Paralímpicos é apresentado pelas Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

fonte:  https://cpb.org.br/noticias/premio-paralimpicos-2024-acontece-nesta-quinta-feira-12-com-novo-formato-e-transmissao-do-sportv2/

postado pôr: Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário