04/10/2024

ADET participa da FENET 2024


Aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no estádio O Cordeirão, a Feira de Negócios de Tabira – FENET 2024. Promovida pela CDL e pelo SEBRAE e com o apoio de vários parceiros a FENET consolidou-se como a maior feira de negócios do sertão do Pajeú. Um evento que reuniu empreendedores de vários segmentos e mostrou em mais uma edição a força do nosso comércio. 

A FENET 2024 foi uma prova de que a cada ano ela vem crescendo e dando mais oportunidade, como é o caso de algumas associações da nossa cidade que esse ano puderam mostrar o seu o trabalho na feira de negócios graças a solidariedade da CDL. E uma dessas associações foi a ADET, que durante os três dias de evento esteve com o seu estande recebendo as pessoas para contar um pouco da história da entidade e falar sobre trabalho que ela desenvolve.

A ADET agradece a todos os envolvidos na organização da FENET por este ato nobre de incluir associação neste evento tão grandioso e importante para a nossa região.

Matéria e Postagem:

Luiz Antonio (Nem)







01/10/2024

Prefeitura de Valinhos/SP tem várias ações em prol das pessoas com deficiência

A prefeitura de Valinhos/SP implementou diversas ações para apoiar pessoas com deficiência, incluindo a introdução do Cartão iCidadão para Pessoa com Deficiência e vagas de trânsito para autistas. Também será realizado o projeto 'Educação que Acolhe' para capacitar profissionais da educação.

A prefeitura de Valinhos/SP, interior de SP, vem realizando algumas ações para PcD nas últimas semanas. Uma delas foi a ampliação do sistema de identificação municipal da população, e para isso, introduziu o Cartão iCidadão para Pessoa com Deficiência. Os novos cartões já começaram a ser confeccionados com um novo layout e exclusivo. O cartão vem para ampliar a inclusão, garantindo prioridade de atendimento e mais facilidade na identificação dos usuários com deficiências, especialmente as ocultas.

São consideradas deficiências ocultas aquelas que não são facilmente identificadas, como: autismo; TDAH; síndrome de Tourette; doença de Chron; visão monocular; visão subnormal; pacientes ostomizados; surdos, transtornos psiquiátricos, tais como: ansiedade, síndrome do pânico e psicoses; deficiência intelectual; e fibrose cística. Para isso, a novidade é que o 'Cordão de Girassol' será entregue na Central iCidadão ao munícipe com deficiência junto com o Cartão.

Outra ação de Valinhos/SP foi a implantação de vagas de trânsito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os espaços reservados estão identificados ao redor da nova sede do Centro de Referência do Autismo de Valinhos (CAV), do Paço Municipal, da Praça 500 anos e do Centro de Lazer e Trabalhador (CLT) Ayrton Senna.

No dia 28 de junho, às 18h, Valinhos/SP receberá, no Anfiteatro da Faculdade Anhanguera, o projeto GRATUITO 'Educação que Acolhe'. O objetivo é orientar todos os profissionais da rede de educação sobre as tratativas relacionadas aos alunos autistas e demais deficiências, desde os seus direitos até orientações quanto às técnicas a serem aplicadas em momentos de crise.

https://valinhos.mitraonline.com.br/servicosonline/modulos/login

 

 Fonte: https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=105dd5ff-7e96-4c99-89a5-866f0609565e

 Postado Pôr: Antônio Brito

CPB realiza Conexão Paralímpica com cerca de 350 atletas e cinco modalidades em São Paulo

 

Atletas do tiro com arco durante Conexão Paralímpica de 2023 no CT | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza a partir desta quinta-feira, 3, a primeira edição do Conexão Paralímpica desde os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O evento reunirá duas competições: as Paralimpíadas Universitárias, voltadas a estudantes de graduação e pós-graduação com deficiência, e as Paralimpíadas Militares, para agentes das forças de segurança, também com deficiência.

Haverá disputas de cinco modalidades em dois endereços de São Paulo (SP) até a sexta-feira, 4. O Centro de Treinamento Paralímpico sediará provas de atletismo, natação, bocha e tiro com arco. Já a Escola de Educação Física da Polícia Militar sediará provas de tiro esportivo.

Entre os atletas que estarão no CT está a amapaense Wanna Brito, que reestreia após conquistar em Paris a medalha de prata do arremesso de peso para a classe F32 (paralisia cerebral).

No total, o Conexão Paralímpica recebeu 347 inscrições. Dessas, 250 serão para atletas que disputarão as Paralimpíadas Universitárias (163 no atletismo, 23 na bocha e 64 na natação) e 97 para competidores das Paralimpíadas Militares (54 no tiro com arco e 43 no tiro esportivo).

Em 2024, o Conexão ganhou novo formato, com Seletivas Estaduais realizadas ao longo de todo o primeiro semestre, como parte do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento que círculos pelas 27 unidades federativas do Brasil de fevereiro a junho de 2024.

O Conexão Paralímpica foi criado em 2022 e teve sua primeira edição em João Pessoa (PB), em outubro daquele ano. Em 2023, o Conexão contou com três fases regionais, em São Paulo (SP), Goiânia (GO) e João Pessoa (PB), além de uma etapa nacional na capital paulista.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Conexão Paralímpica podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local para retirada do colete.

Serviço
Conexão Paralímpica – Etapa Nacional
Data:
3 e 4 de outubro, a partir das 8h
Provas de atletismo, bocha, natação e tiro com arco
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 11,5 – Vila Guarani, São Paulo (estação Metroô Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro do Metrô)

Provas de Tiro esportivo
Local: Escola de Educação Física da Polícia Militar
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 548 – Canindé, São Paulo.

Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 Fonte: https://cpb.org.br/noticias/cpb-realiza-conexao-paralimpica-com-cerca-de-350-atletas-e-cinco-modalidades-em-sao-paulo/

Postado Pôr: Antônio Brito