Por conta da digitalização, a concessão dos pedidos de aposentadoria do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, tem apresentado algumas complicações.
A cada 10 solicitações, 6 são indeferidas. Essa situação acontece em razão do uso de inteligência artificial (IA) no processamento dos benefícios, algo que vem ocorrendo desde julho de 2022.
Segundo especialistas, o uso de Inteligência Artificial proporciona mais rapidez aos processos, mas também pode gerar alguns problemas, já que até mesmo quem tem direito ao benefício pode ter o pedido negado em razão da falta de dados. O INSS vem usando esse recurso para realizar a análise das concessões. Ou seja, ocorre um processamento automático do requerimento. Para quem tem o cadastro atualizado, será rápido. Já para quem tem alguma informação faltando, o pedido tenderá a ser indeferido de forma indevida.
Segundo o INSS, a nova forma de análise vem permitindo a diminuição na fila de pedidos, exatamente porque tudo acontece de forma automática. Em outubro, por exemplo, o estoque em análise contava com 976 mil pedidos, o menor nível desde 2008.
A média de deferimentos, porém, também vem diminuindo. Entre 2018 e 2021, por exemplo, ficava entre 51 % e 55 % dos pedidos. Já entre junho e outubro de 2022, ficou em 41 %.
Para evitar que o pedido seja indeferido por conta da falta de dados, recomenda-se que o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) do segurado esteja sempre em dia.
Eventuais correções podem ser feitas pelo telefone 135.
Mais informações: https://meu.inss.gov.br/#/login
Fonte https://revistareacao.com.br/inss-seis-em-cada-10-pedidos-de-aposentadoria-sao-indeferidos/
Postado pôr Antônio Brito
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