A pandemia de Covid-19 atrasou a alfabetização de crianças brasileiras em 15 anos, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV): em 2019, o percentual de crianças fora da escola era de 1,39%; em 2020, essa taxa subiu para 5,5%. O relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), que conta com 38 nações, mostra que o Brasil foi o país que permaneceu com as escolas fechadas por mais tempo, 178 dias, no ano passado, enquanto a média foi de 44 dias (pré-escola) e 58 dias (ensino fundamental). Outro levantamento, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), revela que os municípios reduziram em mais de 93% os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino, de janeiro a agosto deste ano.
A alfabetização é mais do que ensinar um indivíduo a ler e escrever. Trata-se de um fenômeno social, que associa múltiplos processos a fim de inseri-lo na sociedade, conferindo-lhe liberdade e autonomia. “Saber ler e escrever, compreender o que se está lendo e ouvindo ou assistindo é fundamental para uma comunicação assertiva, que dá acesso ao conhecimento, abre portas para oportunidades pessoais e profissionais e pela busca por direitos, impactando diretamente o ambiente onde a pessoa está inserida”, comenta Inayara Gaiarin, gerente de marketing do Bookplay, primeira plataforma 100% brasileira de streaming de educação.
Para o Dia Nacional da Alfabetização, celebrado no último domingo, 14, e a fim de contribuir para a redução desse hiato educacional, o Bookplay indica alguns dos diversos conteúdos que disponibiliza, com diferentes abordagens, especialmente voltados para educadores. São eles:
1. Alfabetização em Libras (curso)
Conta com atividades adequadas, recursos pedagógicos, tecnológicos e com diferentes formas de ensino/aprendizagem.
2. Braille (curso)
O braille tem função essencial na inclusão de deficientes visuais na sociedade e apesar de seu uso ter diminuído devido ao surgimento de aplicativos de voz e leitores de tela, ainda é muito importante na alfabetização de crianças cegas ou com visão reduzida. O curso de braille ensina a ler e escrever esta forma de linguagem.
3. Educando para a argumentação – Contribuições do ensino da lógica (livro)
São apresentadas, neste livro, algumas noções elementares da chamada lógica não formal, que independe da formalização e da simbologia típicas da matemática. Com a utilização de fragmentos jornalísticos, quadrinhos e outras ferramentas que ilustram e dão suporte aos conceitos apresentados, a obra faz possível trabalhar tais conceitos em sala de aula, a partir de um universo muito próximo dos jovens.
4. Coleção de videoaulas sobre as Etapas do Ensino
Vídeos voltados para a Educação Infantil dos 0 aos 3 anos, Educação Infantil dos 4 aos 5 anos e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Sobre o Bookplay
Primeira plataforma de streaming 100% brasileira voltada para o conteúdo de educação, reúne mais de 5 mil livros, mil cursos – inclusive de inglês e espanhol -, 2 mil audiolivros, 700 videoaulas, banca completa com revistas e jornais, área kids com livros, audiolivros, atividades para imprimir, e acesso para até três pessoas via computador, tablet ou celular, sendo compatível com iOS e Android. O Bookplay também conta com um clube de benefícios, pelo qual mais de 200 parceiros proporcionam ofertas e descontos exclusivos. O aplicativo também permite a leitura dos livros em modo off-line. Além disso, o Bookplay é uma empresa que apoia a Fundação Abrinq.
Fonte. https://revistareacao.com.br/dia-nacional-da-alfabetizacao-processo-de-aprendizagem-e-fundamental-para-o-desenvolvimento-da-sociedade/
Postado por Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário