Aconteceu hoje 18 de abril de 2017, na Sede Social da ADET, um belo café aos Diretores e convidados em homenagem ao aniversário de 13 anos de fundação da Entidade.
A ADET fundada em 18/04/2014, é uma Entidade que apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, tem provado ao longo desses 13 anos, o que diz a musica de Renato e Almir Sater quando diz em um de seus versos "Cada um de nós compõe a sua história / E cada Ser em si carrega o dom de ser capaz".
A história da Associação dos Deficientes de Tabira, em nada difere da realidade da maioria dos seus Associados, pessoas carentes que sentem na pele e no dia-a-dia as dificuldades inerentes as suas deficiências.
A ADET é muito mais do que uma simples Associação, é um ponto de encontro onde as famílias de pessoas com deficiências e também as próprias, com suas carências, trocam experiências de como enfrentar e viver melhor á vida...
São inúmeros os relatos, retratos e fatos que ali vivenciamos, são momentos de reflexão que você que é "são" talvez não entenda e nem compreenda o que eu estou tentando dizer nessas entre-linhas, somente quem é, ou tem uma pessoa portadora de deficiência na família é que tem noção de quão importantes são, essas vivencias, encontros e desencontros com á vida diária dessas pessoas.
Na verdade cada um de nós compõe a sua história como diz os versos acima, são encontros como esses que nos animam, nos colocam pra cima, mesmo sabendo das nossas limitações e condições que temos que enfrentar a cada dia...
acredito que você simples "mortal", que vive á sua vida "normal" nem imagina a Importância de Um Ponto de Encontro Como é a Sede da Nossa Associação, onde cada um de nós junta a sua ação á outra ação que leva a mesma condição física, mas com a sua singularidade que é peculiar a cada deficiência, coisas que nem mesmo a ciência, acredito, poderia explicar.
A ADET é o nosso quartel, onde cada um de nós recarrega as suas armas, de balas de muita coragem, e leva como escudo o exemplo e vida do outro, para ter disposição de enfrentar os longos dias, com as suas longas horas e pela vida afora, lutar como soldados feridos que somos, mas mesmo rastejando não abandonamos a batalha, ao contrário, transpomos muralhas quase intransponíveis, e em diversos níveis
mostrando á sociedade que a vida é muito boa e não atoa, que só temos uma e que devemos vivê-la da melhor forma possível, simplesmente porque cada um compõe a sua história, e como diz o proverbio Italiano:: No fim do jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa.
Finalmente quero dizer por experiência própria, que não é fácil ser uma pessoa com deficiência nos dias atuais, onde dependemos uns dos outros cada vez mais... e cada vez mais a vida moderna exige que sejamos práticos, e não percamos tempo, ao contrário poupe seu tempo, sempre que possível, Faça o bem, que na verdade "A paz que você procura, está no bem que você faz"
E quero encerrar o meu simples comentário, sobre o aniversário de treze anos de fundação da ADET, como começamos, quando o poeta disse a 13 anos atrás:
"Hoje é dia dois de março / do ano dois mil e quatro,
Quando o primeiro contato / Recebeu "aquele abraço"!
Foi dado o primeiro passo / Em busca da inclusão,
Juntando-se mão-a-mão / Em favor de diferente
Este é o lema da Gente / Na nossa Associação.
Por Heleno Trajano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário