08/11/2023

Um mar de inclusão: como melhorar a experiência de cadeirantes na praia?

 

Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida costumam enfrentar grandes dificuldades em regiões litorâneas. Cadeirantes na praia sofrem com pouca acessibilidade, além de suas cadeiras de rodas não conseguirem se mover adequadamente na areia, interferindo em seu momento de lazer.

A boa notícia é que muitas prefeituras municipais já estão dando mais atenção para isso e vem buscando soluções práticas para tornar esses espaços mais acessíveis para todos. A principal medida adotada vem sendo a disponibilização de cadeiras anfíbias, que substituem as cadeiras de rodas em praias.

As cadeiras anfíbias substituem o par de rodas tradicionais por quatro pneus largos de borracha, permitindo que o cadeirante transite pela areia sem dificuldades. Elas também são resistentes à água do mar, possuindo braços equipados com boias. Dessa forma, a pessoa com deficiência consegue entrar na água de forma segura e totalmente autônoma. Apesar de ainda ser recomendado estar acompanhado de alguém para garantir máxima segurança, esse tipo de acessibilidade já muda o cenário por completo. Diversas praias ao redor de 15 estados brasileiros já contam com o recurso como parte de uma iniciativa pública.

Entre as praias brasileiras com maiores opções de acessibilidade, podemos citar o Guarujá/SP, um dos destinos mais populares do litoral paulista. Através da iniciativa “Praia Acessível” da prefeitura local, os cadeirantes têm acesso a cadeiras anfíbias disponibilizadas gratuitamente e monitores para acompanhá-los até a água. O serviço está disponível somente aos fins de semana.

O “Praia Acessível” também está disponível no estado do Piauí, mais especificamente na Praia de Atalaia. Os serviços oferecidos são os mesmos do Guarujá/SP, bastando se dirigir à sede do projeto para solicitar as cadeiras.

Quem estiver de passagem por Natal/RN, tem ainda mais opções de lazer e acessibilidade. O projeto “Natal, praia inclusiva” oferece apoio de monitores, cadeiras anfíbias e uma série de esportes para PcD praticarem nas praias, como: caiaque, stand-up, futebol e vôlei.

O projeto “Praia para todos” do Rio de Janeiro/RJ também segue uma premissa semelhante. Seja em Copacabana ou na Praia da Barra, é possível participar de atividades gratuitas envolvendo banho de mar, frescobol adaptado, vôlei sentado, handbike e piscinas infantis.

Vale ressaltar a importância de encontrar hospedagens que também proporcionem os mesmos cuidados relacionados à acessibilidade. Considerar outros fatores, como quartos com ar-condicionado e purificadores de ar, também é importante para garantir máximo conforto durante sua estadia no litoral.

 

Híperlink: https://www.sterilair.com.br/purificador-de-ar

Fonte: Um mar de inclusão: como melhorar a experiência de cadeirantes na praia? • Revista Reação (revistareacao.com.br)

Postado Pôr: Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário