28/12/2019

Melhores porta malas de SUVs compactos para cadeirantes

Na hora de comprar um carro, quem usa cadeira de rodas para se locomover deve levar em consideração o tamanho do porta malas, pois levar cadeira de rodas, eventualmente uma cadeira de banho e ainda bagagem, precisa ter um espaço considerável. E os SUVs vem a calhar para os cadeirantes, pois seus porta malas costumam ser mais altos e a tampa do porta malas removível, o que possibilita muitas vezes colocar a cadeira de rodas sem desmontar, rebatendo apenas o encosto.

Porém o que dita se vai caber ou não a cadeira não é somente o tamanho, mas principalmente o formato. Os que são mais "quadrados" e  cujos plásticos que cobrem a tampa do porta malas não são muito volumosos, facilitam a acomodação de uma cadeira de rodas. Neste ranking eu elegi os melhores porta malas dos dez SUVs compactos disponíveis para PCD hoje no mercado nacional com isenção total, ou seja, de IPI e ICMS, baseado na experiência que tive ao fazer test drive em todos eles, quando pude testar com minha cadeira, uma TiLite ZR monobloco tamanho 44. Confira a lista, do melhor para o pior!

1- Renault Duster
O melhor SUV para acomodar uma cadeira de rodas é também o que tem o maior porta malas entre os SUVs compactos. O Duster tem 475 litros e cabe uma cadeira de rodas montada e ainda sobra bastante espaço para bagagem embaixo da cadeira e nas laterais. É um pouco alto, mas nada que dificulte a colocação e retirada da cadeira.

2 - Renault Captur
O segundo da minha lista é outro Renault, o irmão de porta malas e que tem também o segundo maior porta malas. São 437 litros e o formato ajuda para caber tranquilamente vários modelos de cadeira, deixando ainda um bom espaço para bagagens.

3 - Nissan Kicks 
O porta malas do Kicks tem as mesmas boas características do carro anterior, bom tamanho e formato. Por isso seus 432 litros acomodam com facilidade uma cadeira monobloco rebatendo apenas o encosto e ainda deixa um bom espaço em volta dela para levar bagagens. Além disso, a base baixa não demanda muito esforço para elevar a cadeira até lá dentro.

4 - Peugeot 2008
Apesar de não ser dos maiores (é o terceiro menor), com apenas 355 litros, o formato do porta malas do Peugeot 2008 favorece a colocação de uma cadeira de rodas, que mesmo sendo grande (tamanho 44 de largura) cabe inteira, rebatendo o encosto. Com a cadeira montada, o espaço embaixo dela e nas laterais pode ser melhor aproveitado. Por isso o SUV francês leva o quarto lugar.

5 - Chery Tiggo 2
Com 420 litros, o porta malas do Tiggo 2 está acima da média da categoria e oferece uma boa litragem, e ainda um bom formato, que permite colocar uma cadeira monobloco montada. Porém a base da tampa do porta malas é alta, o que dificulta a colocação da cadeira, sendo necessário elevar bastante a cadeira para colocar, e a mesma dificuldade aparece para retirá-la. Mas não dá para negar que sobra um bom espaço para bagagem.

6 - Jeep Renegade
Um dos pontos fracos do Renegade como SUV é a baixa litragem do porta malas, de apenas 320 litros, a menor do segmento. Porém, devido ao formato mais "quadradinho" da carroceria do Jeep, é possível colocar uma cadeira de rodas monobloco tamanho 44 retirando apenas uma roda e encostando-a no banco traseiro. E a roda retirada cabe facilmente atrás da cadeira, deixando um bom espaço embaixo e na outra lateral para bagagem. Cadeiras menores cabem inteiras! Por isto ele fica num bom sexto lugar.

7 - Hyundai Creta
Apesar de ter o quarto maior porta malas da categoria com 431 litros, seu formato e a cobertura plástica interna da tampa não ajudam na colocação de uma cadeira de rodas, sendo necessário desmontar as duas rodas e rebater o encosto. Com a cadeira nesta configuração, o espaço que sobre fica bem mais limitado para bagagem. Ainda assim, devido à boa litragem, o Creta encabeça a lista dos porta malas que só cabem cadeiras desmontadas.

8 - Volkswagen T-Cross
Com uma litragem modesta, mas expansível, o último SUV compacto para PcD lançado no mercado nacional tem como ponto fraco a litragem do porta malas. Mas seus 373 litros originais podem chegar aos 420 litros se a posição do banco traseiro for alterada. Ainda assim não cabe uma cadeira monobloco 44 montada, nem tirando apenas uma roda, e com as duas rodas sobre a cadeira o volume para bagagem fica reduzido.

9 - Citröen C4 Cactus
Empatado em último lugar em litragem com o Renegade, com 320 litros, o Cactus tem o mesmo problema do Tiggo 2 na hora de guardar uma cadeira, e, na verdade, qualquer bagagem: base da tampa muito alta, sendo necessário elevar qualquer coisa que for colocar lá dentro. E com uma litragem tão modesta, não sobra muito espaço além da cadeira. Só não fica em último lugar porque o formato permite deixar as rodas sobre a cadeira.

10 - Ford Ecosport
O quarto menor volume de porta malas entre os SUVs compactos, com 356 litros, não ajuda na hora de guardar uma cadeira de rodas. É preciso desmontar ela toda, e o formato não permite nem mesmo guardar as rodas sobre a cadeira, elas precisam ficar empilhadas, dificultando a visibilidade do motorista. A forma de abrir o porta malas, para o lado, ao invés de para cima, não ajuda na hora de guardar a cadeira porque pode dificultar ao estacionar em uma vaga para deficientes, estendendo o espaço necessário atrás do veículo. Por estes motivos, o Ecosport fica em último lugar no ranking.

Bloquear guia rebaixada é infração gravíssima, decide CDH

Fonte: Agência Senado

 

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou na quarta-feira (4) o projeto de lei (PL) 4.009/2019 que institui infração gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) para quem estacionar o veículo junto à guia de calçada (meio-fio) rebaixada. A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será analisada em caráter terminativo.

A proposta, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), prevê multa e remoção do veículo de quem cometer esse tipo de infração. No texto, a mesma penalidade deve valer também aos motoristas que estacionarem no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, ciclovia ou ciclofaixa. Na legislação atual, essas outras infrações são consideradas apenas graves, e não gravíssimas.

A parlamentar ressaltou que os transtornos do bloqueio do acesso a guia rebaixada são inúmeros, tanto para pedestres e ciclistas, como para cadeirantes e pessoas com qualquer deficiência, mobilidade comprometida ou reduzida.

“Principalmente às pessoas que dependem de cadeiras de rodas para transitar; mas também aos ciclistas, que têm os mesmos direitos dos pedestres se estiverem empurrando a bicicleta, às pessoas com carrinhos de bebê e às pessoas com outros tipos de mobilidade reduzida”, ressalta.

O relator, senador Flávio Arns (Rede-PR), emitiu parecer favorável ao considerar que a iniciativa preenche uma lacuna flagrante da legislação.

“Infelizmente, não são raros os casos de maus motoristas que estacionam seus veículos em locais inadequados de vias urbanas, notadamente as guias de calçada rebaixadas para facilitar o acesso de pedestres, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida”, observou.

 

Fonte: Agência Senado

 Fonte  https://www.acessibilidadetodeolho.com.br/post/bloquear-guia-rebaixada-é-infração-gravíssima-decide-cdh

Postado por Antônio Brito 

Vídeo mostra cadeirante sendo carregado para descer de estação de metrô em Teresina

A falta de acessibilidade no transporte público tem rendido reclamações por parte da população usuária de cadeira de rodas ou com dificuldades de locomoção. Um exemplo é a estação de metrô de Teresina. Um vídeo registrado por populares mostra o momento em que um usuário cadeirante é carregado para poder descer as escadas da estação que está com o elevador e a escada rolante sem funcionar.

“Pra que serve esse elevador? Vamos gravar, vamos denunciar”, diz uma mulher no vídeo. Segundo o presidente da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte), Wilson Gomes, o elevador e a escada rolante só funcionaram normalmente nos primeiros meses da inauguração da estação.

“Esse vídeo nos deixa bastante preocupados. Estamos há mais de um ano solicitando do poder público que tome alguma providência e nada é feito. Isso é um ato discriminatório com as pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. Há uma exclusão dessa população dos meios de transporte”, disse o cadeirante.

Segundo o presidente da associação, a falta de manutenção nas estruturas de acessibilidade fere a Lei 13.144, lei brasileira de inclusão. “As estações, os terminais todos têm de ser acessíveis. A gente não entende porque existe uma lei estadual, uma lei federal e ela não é cumprida”, reclama Wilson Gomes.

Ainda de acordo com a Ascamte, várias denúncias já foram registradas junto a 28° Promotoria do Ministério Público de Teresina sobre a ausência de acessibilidade. 

“Os terminais de integração da cidade. Há um desnivelamento entre a plataforma de embarque e os ônibus, cerca de 40 centímetros do piso à plataforma. Os cadeirantes tem que ser carregados nos braços da estação para dentro do ônibus”, relata Wilson Gomes. 

O presidente da Ascamte também aponta para a ausência de acessibilidade no Centro histórico de Teresina que não dispõe de passarelas entre as calçadas, o que dificulta a autonomia dos cadeirantes que precisam se locomover na região.

A Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) informou que até esta sexta-feira (27) o elevador será consertado .

No início do mês, o Cidadeverde.com publicou uma reportagem especial sobre o descumprimento da Lei de Acessibilidade na capital

Nota CMTP

O Metrô de Teresina tem hoje na sua linha em operação 11 estações de passageiros, das quais 06 já conta com acessibilidade plena.  As demais estão sendo providenciado. A Estação Alberto Silva também tem acessibilidade na sua estrutura física, com elevador e escada rolante no projeto inicial. Entretanto com as constantes oscilações de energia na área central da cidade, esses equipamentos vem sendo afetados no seu funcionamento pleno. A empresa preocupada com o embarque/desembarque dos usuários com deficiência , está colocando em funcionamento, através do fabricante, o elevador. Os técnicos do fabricante estão trabalhando e fazendo os testes operacionais hoje  ( 27 ) até dia 30/12/ 19 e depois colocar disposição do público e no  próximo ano será providenciando um transformador para estabilizar a energia na estação e assim garantir o funcionamento pleno dos equipamentos, incluindo escada rolante.

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Fonte  https://cidadeverde.com/noticias/314864/video-mostra-cadeirante-sendo-carregado-para-descer-de-estacao-de-metro-em-teresina

Postado por Antônio Brito 

Mãe que narra jogos para o filho com deficiência vira personagem da Turma da Mônica

Silvia Prin Grecco, a mãe palmeirense que emocionou o mundo ao narrar os jogos do time de coração para seu filho, Nickollas Grecco, foi homenageada por Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.

A imagem animada foi publicada nas redes oficiais da Editora Maurício de Souza na tarde desta Sexta-Feira (27).

Silvia agradeceu a homenagem em suas redes sociais: “Meu Deus … como conter as lágrimas de emoção

Que ano..
Foram muitas as homenagens …. todas muito significativas.
Agora você imagina receber uma homenagem da @turmadamonica .. do Mauricio de Sousa
Imagina, você ser a Monica , no projeto “Donas da Rua “
Passei minha vida debruçada nos gibis , dava asas ao meu imaginário .. faz parte da minha vida , da minha história.
Hoje, sou parte integrante dessa história. De mulheres que são “donas da rua” porque lutam por uma causa , porque marcaram um momento importante. Eu estou entre elas.
Muita, muita emoção. Não consigo parar de chorar …
Aumenta minha responsabilidade.
Não vou achar palavras com tamanha demonstração de carinho. Então, meu agradecimento será com atitudes , para honrar tudo isso que está acontecendo em nossas vidas
2019 , ano do reconhecimento
2020 e para todo sempre , uma missão.
Em busca do amor, do respeito , da oportunidade para todos
Em busca da inclusão e da cultura de paz.
Muito obrigada de coração.
Mais uma vez , obrigada Deus , por me permitir ser ponte”, disse Prin.

Fonte  https://www.bastidorpolitico.com.br/abc/maua/mae-que-narra-jogos-para-o-filho-com-deficiencia-vira-personagem-da-turma-da-monica/

Postado por Antônio Brito 

Filme sobre Jesus em linguagem de sinais deve alcançar mais de 70 milhões de surdos

Cena piloto do filme sobre Jesus em linguagem de sinais. (Foto: Reprodução/Deaf Missions/MNN)
Cena piloto do filme sobre Jesus em linguagem de sinais. (Foto: Reprodução/Deaf Missions/MNN)
A Deaf Missions (Missões Surdas), uma organização global que trabalha para espalhar a Palavra de Deus entre os surdos, anunciou planos de produzir um filme sobre o nascimento, ministério, morte e ressurreição de Jesus na linguagem de sinais.
Segundo a organização, o filme entregará o Evangelho a cerca de 70 milhões de surdos em todo o mundo.
filme sobre Jesus completo ainda está sendo desenvolvido, diz a organização.
O piloto mostra às pessoas como será o filme completo depois de concluído. É também o primeiro passo na produção de um filme que oferece aos surdos a chance de encontrar Jesus através da linguagem de sinais.
"A linguagem do coração está relacionada à identidade de uma pessoa. Para uma pessoa ver algo em sua linguagem do coração, que realmente irá capturar seu coração, e eles sentirão, essa pessoa sentirá como 'Oh meu Deus, eles estão realmente se comunicando comigo. Esta é a minha língua'”, declara Chad Entinger, da Deaf Missions, enquanto se comunica através de um tradutor, conforme relatado pelo Mission Network News.
O Mission Network News explicou que muitos surdos assumem que o Deus trino é apenas para ouvir as pessoas.
Filme sobre Jesus em linguagem de sinais. (Foto: Reprodução/Deaf Missions/MNN)
Esse sentimento existe por causa das inúmeras quantidades de recursos que as igrejas tendem a colocar no trabalho do ministério para ouvir as pessoas, explica a fonte de notícias.
“Esta tradução de filme desafia esse conceito e é um investimento no ministério e no discipulado de surdos. Também comunica à comunidade de surdos que eles são importantes não apenas para os cristãos, mas para Deus”, relatou o Mission Network News.
"Acreditamos realmente que Deus pode e usará o filme em linguagem de sinais para alcançar pessoas surdas", disse Entinger.
A produção deve levar pelo menos três anos, possivelmente quatro anos. O vídeo piloto é o ponto de partida para este projeto.
Os planos de captação de recursos estão em andamento para concluir a captação dos recursos financeiros completos necessários para as fases de pré-produção, produção e pós-produção deste projeto.
Ministério de Surdos
Entinger assina que o Filme de Jesus tem muitos laços com a tradução da Bíblia, especialmente a tradução da Bíblia para as línguas de sinais.
Ainda existem países inteiros que não tiveram a oportunidade de iniciar traduções da Bíblia para suas línguas de sinais locais. Entinger espera que o filme de Jesus ajude a conectar as pessoas e dê a elas um ponto de partida para seus esforços de tradução também.
"Então a comunidade de surdos pode ficar empolgada e verá o impacto do filme de Jesus em suas próprias línguas de sinais. As pessoas que estiveram envolvidas na produção desse filme em seu próprio idioma desenvolverão habilidades e confiança adicionais a partir dessa experiência, para depois mudarem para esta tradução da Bíblia”, diz Entinger.
Além de pedir apoio financeiro para o filme, a Deaf Missions também está pedindo às pessoas que orem por esse projeto.
“Ore por pessoas que virão e se envolverão com a produção. É um projeto realmente grande. E isso exigirá criatividade, muito tempo, muita energia para tornar esse sucesso", explica Entinger.
“Ore também pelo financiamento do projeto. Peça a Deus para atender às necessidades deste projeto. Por fim, ore a Deus para usar esse projeto para se revelar à comunidade de surdos em maior escala e para equipar outras pessoas”, finalizou.
Fonte  https://m.guiame.com.br/gospel/noticias/filme-sobre-jesus-em-linguagem-de-sinais-deve-alcancar-mais-de-70-milhoes-de-surdos.html
Postado por Antônio Brito 

27/12/2019

Diversidade é essencial para o crescimento do turismo brasileiro

Mara e um outro cadeirante estão em pranchas adaptadas, no mar. São cadeiras fixas presas a elas, onde homens em pé seguram remos. Ao lado estão outros homens auxiliando.Quando pensamos em turismo, o Brasil é reconhecido não só pela riqueza da nossa biodiversidade, mas também pela diversidade do nosso povo, que abraça gente das mais variadas culturas e nações. Na teoria, somos um país disposto a acolher a todos, mas na prática será que estamos de fato preparados para receber as diferenças?
Assinado em maio pelo presidente Jair Bolsonaro, o decreto que aprovou o Plano Nacional de Turismo 2018-2022, prevê ações em quatro frentes: gestão e monitoramento, infraestrutura, qualificação de mão de obra e sustentabilidade. No papel, tudo parece muito coerente para esse Brasil que deseja prosperar, entanto, falta muito para de fato implementar esse plano em nossas cidades – a começar por nosso setor hoteleiro, que ainda despreza o público idoso e com deficiência. Isso porque não associam o gasto com acessibilidade como um investimento, mas um prejuízo. Um erro crasso para quem gere qualquer negócio.
Na Europa, por exemplo, a diversidade é aposta no setor. Uma pesquisa realizada em 2012 pela Universidade de Surrey revelou que os viajantes idosos e com deficiência realizaram, em apenas um ano, 783 milhões de viagens. Esse segmento sozinho injetou 394 bilhões de euros e gerou 8,7 milhões de postos de trabalho na economia europeia.
No Brasil, onde somamos mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, uma pesquisa de 2010, divulgada pela Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, destacou a importância dos clientes com deficiência de aquecerem o setor em baixas temporadas. Trata-se de um público que viaja justamente quando os hotéis costumam ter ociosidade. Além disso, geram efeito multiplicador, pois raramente viajam sozinhos. Isso significa que o volume de negócio referente a esse público se duplica em relação aos outros segmentos. O mesmo vale para os idosos, que hoje representam cerca de 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil para destinos nacionais e internacionais.
Quanto nossas cidades não deixam de ganhar quando não se preparam para atender a essas pessoas, investindo, por exemplo, em calçadas de boa qualidade, transporte adaptado e comunicação acessível? Aliás, uma das maiores queixas do viajante cego é não conseguir comprar sua própria passagem aérea porque as plataformas dos sites não são acessíveis.
Nosso país ocupa a primeira colocação no quesito recursos naturais, garantindo-nos a 27ª colocação entre 136 países avaliado, segundo dados do Ranking de Competitividade em Turismo do Fórum Econômico Mundial. Por outro lado, ao ser avaliado quanto ao ambiente de negócios, a segurança oferecida ao turista, infraestrutura e priorização do setor, o Brasil fica entre os últimos da lista.
Foto: Diana Buenos
Fonte  https://maragabrilli.com.br/diversidade-e-essencial-para-o-crescimento-do-turismo-brasileiro/
Postado por Antônio Brito

PRF flagra cadeirante dirigindo carro com gambiarra na BR-020


No último domingo (10), policiais rodoviários federais realizavam uma fiscalização na rodovia flagraram um cadeirante dirigindo um carro com uma gambiarra para tornar possível ele dirigir sem o movimento das pernas. A ação foi registrada no Km 209 da BR-020, trecho do município baiano de Luiz Eduardo Magalhães.

O homem narrou que saiu de Brasília para resolver questões pessoais em Luís Eduardo Magalhães. Percorreu mais de 500 quilômetros até ser parado pelos policiais.

Ele disse ainda que criou os apetrechos colocados no veículo e utiliza as próprias mãos para pressionar o sistema de freio, embreagem e acelerador. Além do carro não ser adaptado para portador de necessidades especiais, a equipe flagrou outras irregularidades de trânsito como licenciamento vencido e também o motorista não possuí Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


As multas extraídas somaram mais de R$ 2 mil. O veículo foi apreendido e recolhido ao pátio contratado da PRF. O homem foi liberado e recebeu orientações de trânsito, principalmente, em relação a conduta de dirigir o veículo de forma inapropriada.

A PRF alerta para os riscos de condutas imprudentes no trânsito, que pode ocasionar acidentes graves e muitas vezes fatais. Um segundo de desatenção é o suficiente para acarretar graves consequências para condutores, passageiros e pedestres.

Fonte  https://www.maisoeste.com.br/2019/11/13/prf-flagra-cadeirante-dirigindo-carro-com-gambiarra-na-br-020/

Postado por Antônio Brito 

Cadeirante, governador do Texas diz que “eventos ruins nos aproximam de Deus”

O governador do Texas Greg Abbott. (Foto: Alex Wong/Getty)
O governador do Texas Greg Abbott. (Foto: Alex Wong/Getty
O governador do Texas, Greg Abbott, nos últimos dias deu testemunho de sua fé cristã, afirmando nas mídias sociais que Deus usou um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas para sempre para mostrar sua “glória”.
Abbott, 62 anos, está paralisado abaixo da cintura desde 1984, quando um carvalho caiu sobre ele enquanto estava correndo, informa o Dallas News. Ele foi eleito governador em 2014, depois de ter atuado como procurador geral do estado e juiz associado do Supremo Tribunal do Texas.
Na sexta-feira (22), Abbott postou no Twitter um vídeo de um homem musculoso, preso a uma cadeira de rodas, subindo uma parede de escalada, usando apenas as mãos.
"Nunca desistir. Nunca desista. Supere qualquer desafio”, escreveu Abbott em uma mensagem que acompanha o vídeo.
Uma pessoa respondeu com um comentário negativo dizendo que "é ótimo ver, mas se eu acabar em uma cadeira de rodas, estou acabado”.
"Foi o que pensei antes de terminar em uma cadeira de rodas", respondeu Abbott. "Fiz mais depois do acidente que me deixou paralisado do que antes do acidente. Com Deus tudo é possível".
A conversa com os seguidores continuou no domingo, quando um usuário do Twitter afirmou que "Deus colocou" Abbott em uma cadeira de rodas.
"Deus não causou o acidente que me deixou paralisado, mas ele me ajudou a perseverar nesse enorme desafio", tuitou Abbott.
"Sou um testemunho de que a glória de Deus é revelada pelas costas de um jovem que está sendo quebrado pela metade e ainda se levantando para ser governador do Texas. Com Deus tudo é possível”, disse.
O comentário de Abbott provocou uma reação de outro usuário do Twitter que escreveu: “Engraçado como as pessoas sempre encontram uma maneira de louvar a Deus pelas coisas boas da vida, mas encontram toda desculpa possível para absolvê-lo das coisas ruins. Onipotência vai nos dois sentidos, Greg.”
Abbott respondeu a esse comentário também.
"O objetivo da vida é construir um relacionamento com Deus", ele tuitou. “Assim como em qualquer relacionamento, coisas boas e ruins acontecem em nossas vidas. A coisa sobre um relacionamento com Deus é que eventos ruins nos aproximam de Deus. O amor ilimitado de Deus nos ajuda a superar os desafios da vida."
Fonte  https://m.guiame.com.br/gospel/noticias/cadeirante-governador-do-texas-diz-que-eventos-ruins-nos-aproximam-de-deus.html
Postado por Antônio Brito 

Empresário recifense morre após comer ostras na praia de Boa Viagem

 (Foto: Reprodução / Pixabay)
Foto: Reprodução / Pixabay
Um empresário recifense morreu dias após ingerir ostras na praia de Boa Viagem, Zona Sul de Recife. “Ele deve ter ingerido umas 17 ostras. No dia seguinte a gente se encontrou em uma confraternização, ele não quis comer nada, disse que estava muito mal”, afirma Silvio Amorim, presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e amigo da vítima. “Ele ainda foi atendido em uma clínica, mas não melhorou. Precisou ser internado dias depois. A bactéria que ele contraiu se espalhou pelo corpo. É muito violenta. Saiu pegando fígado, estômago... É muito triste o que aconteceu.” 

A Secretaria de Saúde do Recife investiga, desde ontem, um caso de morte por infecção exógena, mas não confirma ligação com o empresário, que não teve o nome divulgado em respeito à família. Este tipo de contaminação tem origem externa ao organismo e pode ser causada por vírus presentes no ar ou por infecções locais. Alguns dos meios em que ela pode ser contraída são picadas de mosquitos, mordidas de animais e intoxicação alimentar. A vítima faleceu em um hospital de rede privada, na capital pernambucana.  

“Toda primeira sexta-feira do mês ele saia com a esposa para a praia. Os dois ‘derrubavam’ um balde de ostra. Nesse dia ela estranhou o gosto da segunda ostra e não comeu mais, ele continuou. Acho que se ela continuasse estava morta também”, comenta um amigo próximo da família, que não quis se identificar.  

De fato, quem escolhe comer ostras cruas está sujeito a vários riscos. In natura este tipo de alimento pode causar diarreias, febre, tremores e náuseas. Problemas como gastroenterite e infecção intestinal severa podem ser identificados em casos mais complicados. Elas também podem ser hospedeiras da Vibrio vulnificus, uma espécie de bactéria que vive em ambientes marinhos e é conhecida por “comer carne”, já que ela costuma se instalar em uma ferida e consumir o tecido ao seu redor até se espalhar rapidamente para o resto do corpo, o que mata cerca uma a cada sete pessoas infectadas.  

“A ostra funciona como o filtro do mar, ela absorve todas as impurezas, mas o risco principal não é esse. Acontece que as ostras devem ser consumidas imediatamente após sair do ambiente marinho”, explica o médico infectologista Filipe Prohaska. “As únicas formas de conservar ostras após pesca são mantendo as mesmas em aquários com água salina ou congelando e, após descongelar, consumi-las de imediato. A partir do momento que ela sai destes ambientes a ostra morre e começa seu estado de putrefação.” 

Na orla de Boa Viagem, este tipo de alimento é vendido – literalmente – aos baldes. Não é incomum encontrar ambulantes carregando ostras em isopores e vendendo-as com azeite e limão. “Além de não serem armazenadas em locais adequados, elas estão sendo comercializadas na beira da praia, submetidas ao calor de Recife, que não é pouco. Isso acelera o processo de apodrecimento”, explica o especialista. “Não é incomum que você conheça alguém que comeu ostras e teve uma diarreia, um mal-estar. Isso acontece nos casos mais leves. Casos mais severos de infecção podem levar a paralisia e até mesmo insuficiência respiratória. Por isso, todos devem ficar atentos ao consumir este tipo de alimento.” 

Fonte  https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2019/12/empresario-recifense-morre-apos-comer-ostras-na-praia-de-boa-viagem.html

Postado por Antônio Brito 

26/12/2019

SMTR aplica 30 multas durante ação com foco no equipamento de acessibilidade dos ônibus

Fiscais da Secretaria Municipal de Transportes realizaram uma ação, nesta semana, em diferentes pontos da cidade, com foco no equipamento de acessibilidade dos ônibus.

Ao todo, a equipe vistoriou 80 veículos de 25 linhas diferentes, englobando os quatro consórcios atuantes na cidade. Trinta multas foram aplicadas durante a ação, que ocorreu nos Terminais Alvorada, Campo Grande, Américo Ayres, Padre Henrique Otte, e no ponto final da Rua Aristides Caire.

Entres as irregularidades encontradas, estão inoperância do equipamento de acessibilidade, vistoria vencida, bancos rasgados e pneus carecas.

Dos 80 ônibus fiscalizados, 11 motoristas não souberam operar corretamente o dispositivo para embarque e desembarque de pessoas com necessidades especiais. Neste caso, a SMTR informa ao consórcio responsável sobre a inabilidade do condutor, para que reforcem o treinamento aos seus funcionários.

Ao longo do ano de 2019, a SMTR aplicou mais de 150 multas aos consórcios por inoperância do equipamento de acessibilidade.

Fonte  http://prefeitura.rio/transportes/smtr-aplica-30-multas-durante-acao-com-foco-no-equipamento-de-acessibilidade-dos-onibus/

Postado por Antônio Brito