06/09/2024

Arte Transforma: Jovem Autista de São Vicente/SP Comove o Brasil

 

Arthur Barros, jovem autista de São Vicente/SP, comove o Brasil com sua trajetória de superação e talento artístico, destacada no programa Caldeirão Com Mion. Autor e ilustrador de 9 livros infantis, Arthur é um exemplo inspirador na busca por inclusão e reconhecimento.

O palco do programa Caldeirão Com Mion, apresentado por Marcos Mion na TV Globo, recebeu no final de maio o jovem Arthur Barros, de 19 anos, autor e ilustrador de 9 livros infantis e morador de São Vicente/SP – no litoral paulista. Diagnosticado com TEA - Transtorno do Espectro Autista - aos 5 anos de idade, Arthur e a família tiveram a vida transformada pela arte. A história foi exibida para todo o Brasil no quadro do programa 'Arte Transforma'.

Os pais contam que, após uma pesquisa criteriosa, escolheram a cidade de São Vicente/SP para morarem, especialmente buscando proporcionar qualidade de vida ao jovem Arthur. Segundo eles, lá teriam acesso a mais profissionais que atendessem as necessidades de uma pessoa autista.

Ao final do bloco exibido no programa, a família foi surpreendida por uma faixa estendida pela plateia que continha todos os personagens ilustrados nos livros de Arthur. Um momento emocionante e que com certeza ficará marcado para sempre na vida deles.

Arthur sempre tentou fazer histórias, mesmo quando era muito pequeno, com uns 3 anos, só que a família não entendia e ele não conseguia falar por causa do autismo. Com 11 anos, ele desenhou uma corujinha, e a mãe dele falou ‘Vamos fazer um livro?’ e então, tudo começou.

Arthur escreveu seu primeiro livro 'A Dona Corujinha' aos 11 anos, desenhando e colorindo brilhantemente.

Em seus livros, o jovem retrata suas próprias experiências e conflitos cotidianos, de forma lúdica, nas histórias de seus personagens coloridos. Em 'A Dona Corujinha', Arthur conta não somente a dificuldade que tinha em fazer amizade e o convívio com outras crianças de sua idade, como também o desafio em ter voz para se expressar e conviver com a sociedade ao seu redor.

Desde então, os pais abdicaram totalmente de suas profissões para se dedicarem ao filho. A principal motivação surgiu diante da dificuldade em encontrar uma editora que aceitasse publicar as histórias de Arthur. Foi então que, juntos, abriram a 'Barros Editora', uma editora própria para publicar as obras do filho e dar espaço a outros autores com deficiência que enfrentam as mesmas dificuldades.

Antes do diagnóstico do filho, o pai, Júnior Barros, trabalhava como Web Designer e a mãe, Adriana, era secretária bilíngue de uma empresa multinacional.

Agora, São Vicente também faz parte das criações do jovem autor, que já possui 8 livros publicados. Em sua obra mais recente e ainda em desenvolvimento, intitulada 'O Peixinho Curioso', o jovem expressa nos desenhos a sua busca pessoal por autonomia.

Com apenas 19 anos, Arthur Barros é autor e ilustrador de 9 livros de autoria própria, sendo recordista brasileiro como o autor autista mais jovem, o que lhe rendeu um lugar na Academia de Letras do Brasil, como Membro de Honra em Artes e Cultura.

Fonte: https://revistareacao.com.br/noticias/noticia?id=6e2bc2da-0dde-4359-8f8a-801db8f2a32c

Postado Pôr: Antônio Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário