Uma preocupação da sociedade atual é agregar as tecnologias a setores como saúde, educação e economia para tornar a vida das pessoas mais prática e desburocratizada. Levando em conta que a inclusão digital de cidadãos com deficiência ainda é um desafio, desenvolvedores de novas tecnologias têm criado objetos para diminuir essas barreiras. São as Tecnologias Assistivas. Além de algumas inovações que são vistas no dia a dia, como semáforos sonoros e corretores automáticos de teclado, alguns objetos surpreendentes já foram desenvolvidos no setor de TA. Confira alguns deles.
Anel de leitura – Na falta de tradução de alguma obra literária para o braile, os textos poderão ser lidos em voz alta pelo “FingerReader”, um anel leitor de textos, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O dispositivo ainda está em desenvolvimento, por isso não há uma previsão exata de quando deve ser lançado no mercado.
Tradutor de Libras – Pessoas surdas também podem traduzir comunicações em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o idioma sonoro dos ouvintes, e vice-versa. O aplicativo conta com a ajuda do personagem avatar para fazer as traduções que são simultâneas. A ferramenta, também chamada de dicionário, está disponível para Android, por meio do Google Play Store, e também para iPhone, por meio da Apple Store. O site do Hand Talk informa que o APP já foi baixado por mais de 5 milhões de pessoas.
Teclado em braile – Para que as pessoas com deficiência visual encontrem os aplicativos que ajudam a se sentirem incluídos digitalmente, precisam também ter aparelhos que ajudem nessa inclusão. Um exemplo é um celular em braile lançado pela OwnFone, que tem teclas em alto relevo.O aparelho, feito por meio de impressão 3D, já está disponível para venda e custa aproximadamente R$ 270.
Mouse com maior mobilidade – O aparelho chamado de Headmouse é um mouse virtual para pessoas que não têm mobilidade nos braços. Substituindo o equipamento tradicional, essa nova versão utiliza outros movimentos, como o da cabeça, para navegar na internet. A ferramenta está disponível para download gratuito e requer apenas a instalação de uma webcam USB.
Guia de estabelecimentos acessíveis – Outra dificuldade enfrentada por pessoas com mobilidade reduzida, principalmente aquelas que usam cadeiras de roda, é encontrar estabelecimentos que tenham todas as condições para recebê-las. O APP Guia de Rodas surgiu para reduzir o estresse da procura por esses lugares. Para indicar os locais mais adaptados, o Guia de Rodas se baseia na experiência relatada por usuários, o que estimula os fãs do APP a ajudarem a mapear a acessibilidade na cidade em que vivem.
Descrição de objetos – Poder ver por meio de uma descrição detalhada de pessoas e objetos é um grande apoio para quem tem deficiência visual, no entanto nem sempre há voluntários capacitados para fazer isso. O aplicativo Seeing AI cumpre essa função com a ajuda da câmera do smartphone. O APP dá relatos detalhados sobre textos, cores, documentos, legendas de fotos e até mesmo expressões faciais.
Existe muitas ferramentas no mercado para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência e da diversidade assistiva. Basta dar um Google e pesquisar !
Fonte https://revistareacao.com.br/reduzindo-barreiras-do-mundo-digital-para-pcd/
Postado pôr Antônio Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário