25/09/2023

Festival Paralímpico recebe 21 mil participantes em todo o Brasil para prática inclusiva de esportes

Na capital goiana, foram apresentadas as modalidades de atletismo, bocha, badminton e vôlei sentado. Entre os participantes que estrearam no Festival goiano estava o jovem Kalil Felix, praticante do badminton. Para ele, o projeto do CPB foi uma oportunidade de ter contato com novas modalidades paralímpicas.

“Estou participando pela primeira vez do Festival e conhecer outros esportes adaptados foi muito bom. Ao mesmo tempo pude incentivar outros jovens com deficiência que querem iniciar no badminton. Quero me tornar um atleta profission al no futuro”, sentenciou Kalil.

Na região sul do Brasil, Curitiba, no Paraná, recebeu cerca de 200 crianças no ginásio da Secretaria de Esportes do Estado do Paraná, nesta manhã de sábado. Os participantes puderam experimentar brincadeiras inspiradas nas modalidades do atletismo, tênis de mesa, tiro com arco e tênis em cadeira de rodas.

Para o coordenador do paradesporto do estado, Mário Sérgio Fontes, esse foi mais um dia de celebração do esporte em Curitiba. “O Festival Paralímpico Loterias Caixa é, sem dúvida, o maior evento para a entrada das pessoas com deficiência no esporte. Daqui, poderão brotar novos atletas, mas, se isso não acontecer, só de proporcionar às crianças essas atividades, já é a grande medalha que nós temos”, completa.

Novas modalidades

Cada uma das sedes do Festival ofereceu quatro modalidades para experimentação. A maior parte delas integra o programa dos Jogos Paralímpicos, mas também houve espaço para modalidades que não estão no megaevento. Em Ribeirão Preto, o calor do sábado não impediu que o Centro de Referência do CPB promovesse a prática do rollerski, modalidade que é oferece ali em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

Na cidade de Governador Valadares (MG), os participantes foram convidados a experimentar o skate. No Sul do país, em Porto Alegre (RS), a novidade foi o slalom em cadeira de rodas, uma corrida com desafios no percurso. Já em Barra do Garças, no Mato Grosso, os inscritos tiveram a oportunidade de vivenciar o jiu-jitsu adaptado.

O Festival foi realizado pela primeira vez em 2018, com 48 locais e mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos. Em 2022, foram atendidas 15 mil crianças.
Já em 2023, o Festival Paralímpico passou a ter duas edições anuais. Em maio, o evento também contou com 21 mil participantes, somando um total de 42 mil inscrições acumuladas neste ano.

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Festival Paralímpico.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticias/festival-paralimpico-recebe-21-mil-participantes-em-todo-o-brasil-para-pratica-inclusiva-de-esportes/

Postado pôr Antônio Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário