31/08/2022

ELEIÇÕES 2022: dois candidatos com deficiência concorrem ao Senado

Como já noticiamos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou a candidatura de 480 pessoas com deficiência que disputarão cargos públicos nas eleições de outubro. O número representa apenas 1,6 % do total de 28.790 pedidos de registros. E 2 desses 480 – apenas 2 – concorrem à uma vaga no Senado Federal.

Um dos candidatos tem deficiência auditiva e o outro, deficiência física.

Se eleitos, esses candidatos encontrarão um Senado mais adaptado às suas necessidades do que em 2018, quando foi eleita a senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP), primeira parlamentar tetraplégica a compor o Senado. Com a chegada dela, a casa promoveu adaptações no sistema de votação e obras de acesso ao Plenário e à Mesa, além de mudanças no gabinete da senadora e em outras dependências.
Estas são as primeiras eleições de nível federal a contar com dados sobre candidatos com deficiência.

Fonte https://revistareacao.com.br/eleicoes-2022-dois-candidatos-com-deficiencia-concorrem-ao-senado/

Postado por Antônio Brito 

ADET - PARTICIPA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE TABIRA.

 Tema: Superar Barreiras Para Garantir Inclusão

Subtema: Igualdade e Equidade


        Tabira vivenciou de 22 á 26 de agosto de 2022 a Semana Estadual  da Pessoa Com Deficiência que este ano teve como tema: "Superar Barreiras Para Garantir Inclusão" Subtema: "Igualdade e Equidade", e como não poderia ser diferente A ADET - Associação dos Deficientes de Tabira se fez presente através do seu presidente Antonio José Brito Oliveira e diretores e fazendo o uso da palavra, o nosso presidente fez uma breve explanação da importância da celebração da  referida semana e especialmente do tema nela abordado.
 
        Para quem não sabe, em resumo: as palavras Igualdade e Equidade, significam respectivamente: A igualdade é baseada no princípio da universalidade, ou seja, que todos devem ser regidos pelas mesmas regras e devem ter os mesmos direitos e deveres. A equidade, por outro lado, reconhece que não somos todos iguais e que é preciso ajustar esse “desequilíbrio”.
 
        Já para nós, como Entidade, essas palavrinhas tem um significado bem mais amplo, pois as regras são um pouco diferenciadas com padrões e regras que atendam as nossas necessidades e que reconheçam que não somos todos iguais, necessitando assim de sermos consultados para que haja este ajustamento de normas de condutas, facilitando assim, o nosso dia a dia como Pessoas Com Deficiência.
 
        O nosso presidente falou também um pouco dos 18 anos de fundação da Associação, que além de atuar por todo esse tempo, tem buscado dar a sua parcela de contribuição em todas as áreas, não somente no apoio as Pessoas Com Deficiência, mas no intuito de evitar futuras deficiências, orientando as famílias com a necessidade dos exames pré-nupciais, acompanhamento do pré-natal, vacinações das crianças em dia e os famosos teste do pezinho e orelhinha, entre outros cuidados para que os futuros cidadãos (as) tenham saúde plena.
 
        O nosso muito obrigado A Câmara Municipal  de Vereadores de Tabira pelo convite e a todos (as) que nos ouviram falar um pouco da importância dessa semana e da nossa trajetória como Entidade representativa do seguimento há quase duas décadas.

        Em nome de toda a diretoria da Entidade, o nosso muito obrigado ao Presidente Antonio Brito e a todos (as) que se fizeram presentes, direta ou indiretamente.

        "ADET 18 anos de fundação.
Vencendo preconceitos e Revendo Conceitos"

Matéria: Heleno Trajano.
 
 

27/08/2022

ADET PARTICIPA DA SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA PRAÇA GONÇALO GOMES


Tabira vivenciou de 22 a 26 de Agosto de 2022 a Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência, e como não poderia ser diferente atendendo a convite, a ADET se fez presente no encerramento da semana na praça Gonçalo Gomes e contou com a presença dos Seguintes Diretores, Assistentes e convidado, lá se fazendo presentes: Presidente da ADET Antonio Brito, Diretores: Abisolão Pereira (Silon) e Maria Aparecida e Amigo Convidado especialmente Marquinhos de Afogados da Ingazeira - PE.

O nosso muito obrigado aos Organizadores do Evento que só engrandece a nossa luta pela inclusão das Pessoas Com Deficiência, que tem sido uma luta constante da nossa Entidade ao longo dos seus 18 anos de fundação.

"ADET 18 Anos de Fundação; Vencendo Preconceitos e Revendo Conceitos".

Matéria: Heleno Trajano.







 

ADET PARTICIPA DE IMPORTANTE REUNIÃO NA ESCOLA DOM BOSCO EM COMEMORAÇÃO A SEMANA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 


Aconteceu nessa Sexta-feira, 26/08/2022 na Escola Dom Bosco uma importante palestra com tela alusivo a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e a ADET teve a grande satisfação de ser convidada e la se fez presente através dos Diretores Antonio Brito (Presidente) e Maria Aparecida.

O Tema abordado na palestra foi Conhecimento da Inclusão e o nosso Presidente Antonio Brito fez um breve relato da luta da entidade ao longo desses 18 anos de fundação, dizendo que o tema inclusão foi a pauta geral da nossa luta no decorrer desses anos.

Falou da importância da Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência, que é celebrada todos anos de 21 a 28 de Agosto e que o tema inclusão é muito mais abrangente do que normalmente é citado nos encontros, pois representa algo mais do que o nosso dia a dia e o mesmo envolve toda uma sociedade, desde a mas tenra idade até a velhice.

O nosso especial agradecimento a Escola Dom Bosco, em nome da Gestora: Maria Veronica Veras, da Coordenadora: Vanderlânia Oliveira, Turmas: 1° e 3° Ano "A" e as Professoras: Suênia Cordeiro, Érica Fragoso e Luciana Sousa - Professora intérprete de Libras.

O nosso muito obrigado aos Diretores e Assistentes que se fizeram presentes!

"Há beleza na diversidade, há complementariedade na diferença, e há riqueza na pluralidade". - Mario Sergio Cortella.


Matéria: Heleno Trajano.




Estado do Pará é campeão da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 2022

Delegação do Pará comemora título da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 20022 | Foto: Ale Cabral / CPB

O Estado do Pará foi anunciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como o campeão da segunda fase regional das Paralimpíadas Escolares 2022, durante cerimônia de encerramento realizada na noite desta sexta-feira, 26, no Wish Natal Resort, em Natal (RN). A primeira etapa regional da competição foi realizada em Brasília, entre os dias 9 e 12 de agosto, e teve o Estado de Minas Gerais como vencedor.

O evento contou com cerca de 300 jovens atletas com deficiência que representaram os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe e provas de atletismo, natação e bocha.
 

               


De acordo com o regulamento oficial da competição, a classificação geral das fases regionais das Paralimpíadas Escolares 2022 é definida pela soma das colocações dos Estados obtidas nas três modalidades, que obedece à uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela. 

Pará venceu a competição ao somar 39 pontos e ficar à frente das delegações da Paraíba, vice-campeã da etapa com 24, e Pernambuco, que completou o pódio na terceira colocação, com 23. Ceará e Maranhão, ambos com 21 pontos, ficaram na quarta e quinta posições, respectivamente – os cearenses levaram vantagem na classificação por terem maior número de atletas inscritos, um dos critérios de desempate estabelecidos no regulamento geral da competição.

Pará conquistou o título da regional de Natal das Paralimpíadas Escolares 2022 porque teve grande desempenho nas três modalidades que fazem parte do programa da competição. A delegação paraense foi a que mais pontuou nas disputas de atletismo e bocha, sendo superada apenas nas provas de natação por Sergipe.

"Gostaria de agradecer em particular ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte por nos recepcionarem com tanto carinho e acolhimento. Também a todos os professores e alunos dos nove Estados que participaram desta etapa das Paralimpíadas Escolares. Saibam que vocês são um dos motivos de o CPB existir e estar aqui", discursou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

Durante a festividade, também foram feitas homenagens à cidade de Natal, sede da competição, e aos atletas participantes com a exibição de vídeos com depoimentos. Houve ainda a entrega de prêmios para os três estados vencedores em cada modalidade.    

Após Brasília receber participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, e Natal contemplar a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro. 

Já a fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional. 

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, no CT Paralímpico. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

Confira a classificação final da regional Natal das Paralimpíadas Escolares 2022:

1º Pará
2º Paraíba
3º Pernambuco
4º Ceará
5º Maranhão
6º Sergipe
7º Rio Grande do Norte
8º Bahia
9º Alagoas

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticia/detalhe/4413/estado-do-para-e-campeao-da-regional-natal-das-paralimpiadas-escolares-2022

Postado por Antônio Brito 

AVISO DE PAUTA: CPB celebra dois anos para os Jogos de Paris 2024 neste domingo

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) celebrará o marco de dois anos para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 com experimentação esportiva no Parque Villa Lobos, em São Paulo, neste domingo, 28. O evento contará com a presença de medalhistas paralímpicos. 

Esta edição especial da Arena Paralímpica, que tem como objetivo apresentar o Movimento Paralímpico ao público geral, contará com experimentação de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado. O evento será aberto ao público e gratuito, das 9h às 16h.

Os atletas medalhistas paralímpicos confirmados são Alana Maldonado (judô), Daniele Rauen (tênis de mesa), Evani Calado (bocha), Mariana D’Andrea (halterofilismo), Parazinho (goalball), Raissa Rocha (atletismo) e Vinícius Rodrigues (atletismo).

Para os Jogos de Paris 2024, a expectativa é de que cerca de 250 esportistas representem o Brasil. De acordo com o planejamento estratégico 2022-2024 do CPB, a meta é manter o país no top 8 e conquistar entre 70 e 90 medalhas.

Serviço
Arena Paralímpica 2 anos Jogos de Paris

Data: 28 de agosto de 2022
Horário: 9h às 16h
Local: Parque Villa Lobos - entrada principal
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros – São Paulo 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte https://cpb.org.br/noticia/detalhe/4412/aviso-de-pauta-cpb-celebra-dois-anos-para-os-jogos-de-paris-2024-neste-domingo

Postado por Antônio Brito 

Avanços e desafios da educação inclusiva

O MPCE, por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizará, no dia 29 de agosto, o evento on-line “Educação Inclusiva: Avanços e Desafios”.

O objetivo é fomentar o debate sobre o direto à educação, difundir ações de inclusão para pessoas com deficiência e, dessa forma, fortalecer a atuação do Ministério Público e dos agentes sociais que atuam na seara educacional.

A programação é aberta ao público e será transmitida pelo canal do Youtube do MPCE. Os interessados podem se inscrever por meio da Plataforma de cursos da ESMP/CEAF.

Saiba mais: https://bit.ly/3Abpzqm

Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/

Fonte  https://revistareacao.com.br/avancos-e-desafios-da-educacao-inclusiva/

Postado por Antônio Brito 

Cachoeiro de Itapemirim/ES: Curso de Libras para mais 250 alunos de escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim/ES – terra natal do “Rei” Roberto Carlos e do cartunista com deficiência Ricardo Ferraz – iniciou em agosto, mais uma etapa do projeto “Libras Kids”, um curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado aos estudantes de rede pública municipal de ensino.

Neste semestre, receberão as aulas de Libras, até novembro deste ano, 255 alunos das escolas “José Taveira”, no bairro Nossa Senhora de Fátima, e “Luiz Marques Pinto”, no Boa Vista. Professores da Coordenação de Educação Especial ministrarão as atividades para as turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental. Serão, ao todo, 15 aulas.

Os estudantes terão a oportunidade de dialogar e aprender o alfabeto datilológico, com o conhecimento, por sinais, de sinais básicos de saudações, agradecimentos, cores, família, animais, sinais básicos do ambiente escolar, sinais de verbos e sentimentos.

O Libras Kids teve início no ano de 2019. De acordo com a Seme, com as novas turmas, chegará a 1.200 o número de alunos atendidos, o que será estendido a outras unidades de ensino nos próximos anos.

Fonte https://revistareacao.com.br/cachoeiro-de-itapemirim-es-curso-de-libras-para-mais-250-alunos-de-escolas-municipais/

Postado por Antônio Brito 

26/08/2022

GRE e Prefeitura de Garanhuns/PE promovem curso de Libras para os servidores da Assistência Social

A Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE), numa parceria com a Prefeitura de Garanhuns/PE, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está fornecendo aos servidores da pasta o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com o intuito de dar aos profissionais conhecimento suficiente para intermediar o processo comunicativo com a pessoa surda nos equipamentos públicos, a iniciativa atende 25 servidores dos diversos setores assistenciais.

O curso tem duração de 4 meses e acontece toda quarta-feira, das 14h às 17h.

A limitação comunicativa entre surdos e ouvintes não deveria existir em nenhum segmento da interação humana, em setores públicos muito menos. Dentre as competências e habilidades que serão trabalhadas durante o curso estão: vocabulário de sinais de comunicação; contexto de sinais da comunicação; estímulo de aprendizagem de segunda língua e construir conhecimento sobre a comunidade surda.

O conteúdo programático conta com alfabeto manual, numérico, vocabulário de verbo, cumprimentos, expressões faciais, entre outras instruções. O curso é ministrado pelo professor instrutor de Libras, Leidson Bezerra. Ótima iniciativa !

Fonte https://revistareacao.com.br/gre-e-prefeitura-de-garanhuns-pe-promovem-curso-de-libras-para-os-servidores-da-assistencia-social/

Postado por Antônio Brito 

22/08/2022

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência busca engajamento da sociedade para superar barreiras e combater o preconceito

Campanha será realizada entre os dias 22 e 27 de agosto

Há 59 anos, a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes) realiza, entre 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Desde 2017, a data também faz parte do calendário nacional, instituída pela lei nº 13.585, com o objetivo de conscientizar sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação.

Em 2022, a campanha traz o tema “Superar barreiras para garantir inclusão” e alerta que apenas com o engajamento de toda a sociedade é possível garantir a inclusão social plena. Conforme a entidade, mesmo com a conquista de uma série de direitos e a atenção de políticas públicas, pessoas com deficiência ainda encontram diversos problemas de acessibilidade que as deixam à margem da sociedade. Alguns são de ordem material, como obstáculos arquitetônicos e tecnológicos que dificultam ou impedem a presença e a participação desse público em determinados ambientes, mas as principais questões a serem superadas estão no âmbito das relações sociais: as pessoas com deficiência seguem se deparando com comportamentos e atitudes que as impossibilitam de ter uma participação social em igualdade de condições.

Há diferentes níveis de resistência e violência simbólica que as pessoas com deficiência enfrentam na sociedade, lista a Fenapaes. Rejeição, percepção de menos-valia, piedade, percepção de incapacidade intelectual, estereótipos, compensação, negação, substantivação da deficiência, comparação, atitude de segregação, generalização, padronização, assistencialismo e superproteção são, segundo a entidade, algumas das barreiras que, mesmo que não se apresentem de forma explícita ou intencional, geram exclusão e segregação da população com deficiência nas escolas, no mercado de trabalho e mesmo dentro de casa.

Diagnóstico

A Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas, que foi aprovada no Brasil com status de emenda constitucional, define pessoas com deficiência como “aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”.

A deficiência intelectual é caracterizada por limitações do intelecto e do comportamento adaptativo, segundo a Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento, que estabelece alguns critérios para o diagnóstico. Já a deficiência múltipla é quando uma pessoa apresenta, de forma associada, pelo menos duas das três deficiências citadas.

Números

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, há 45,6 milhões de brasileiros com alguma deficiência, ou seja, quase 24% da população do país. A maior incidência é a deficiência visual, 18,6%, sendo 3,4% com grande dificuldade de enxergar ou sem visão alguma.  Na sequência, vêm deficiência motora (7%, sendo 2,3% com grande dificuldade ou sem conseguir se locomover), auditiva (5,1%, sendo 1,1% com grande dificuldade ou sem conseguir escutar de modo algum) e intelectual (1,4%).

Legislação

Em 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, um marco na luta pelos direitos e pela inclusão social dessa parcela da população. Além da garantia de direitos constitucionais, essa legislação prevê atendimento prioritário, acesso à tecnologia assistiva, direito à participação na vida pública e política e ao casamento civil. Outra conquista é em relação à educação, assegurando a oferta de sistema inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino.

A legislação que garante acesso ao mercado de trabalho é anterior. A lei nº 8.213, de 1991, estabelece reserva de vagas conforme a quantidade de funcionários de cada empresa.

Fontes: Ministério da Saúde e Fenapaes
Produção: Allisson Santiago

Postado por Antônio Brito