25/03/2024

ADET - realiza penúltima reunião mensal de diretoria da atual gestão.

         


        Aconteceu nesta sexta-feira, 22/03/2024 a penúltima reunião mensal ordinária da atual gestão da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira, a reunião iniciou-se as 08h30, com o atual presidente Antonio José Brito Oliveira saudando a todos os presentes e agradecendo a todos pela realização de mais uma eleição da Entidade, em seguida passou a palavra ao atual vice - presidente Luiz Antonio da Silva, que ficou responsável pela organização do evento da posse e comemoração de 20 anos de fundação da referida Associação.

        O vice presidente em suas falações, também agradeceu a todos pela realização de mais uma eleição e falou do andamento na organização para a posse e comemoração acima citadas e a diretoria atual também aprovou alguns itens para que o referido evento aconteça dentro do previsto, dentre os itens aprovados, será confeccionadas novas camisetas para a diretoria em comemoração alusiva aos 20 anos de fundação da Instituição.

     Estiveram presentes a reunião os seguintes diretores: Antonio Brito, Luiz Antonio (Nem), Heleno Trajano, Absolão Pereira (Silon), Antonio José, Tadeu Quirino (Zé de Sabino), Maria do Socorro (Kaka) e Maria de Fátima.


Matéria: Heleno Trajano
Fotos: Jakelinee Oliveira 




ADET - eleita a nova diretoria para o biênio 2024/2026.

         


     Aconteceu no dia 16/03/2024 (sábado) a eleição para a renovação da diretoria da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira para o biênio 2024/2026, conforme edital anteriormente publicado, tudo aconteceu nos conformes e foi eleita a chapa única que teve como candidato a presidente Luiz Antonio da Silva (Nem). Todos votaram e no final foram contados 17 votos válidos, nenhum branco ou nulo.

Comissão Eleitoral: Presidente: Eniel Alves, 1º Secretário: José Adelmo Nogueira de Brito e 2º Secretário: José do Nascimento Ferreira Junior.

        Diretoria e Conselho Fiscal Eleitos:

    Presidente: Luiz Antonio da Silva, V. Presidente: Heleno Trajano Pereira, 1º Secretário: Eleneide Gomes da Silva, 2º Secretário: Orlando Clementino Pereira, 1º Tesoureiro: Maria do Socorro Oliveira e Silva, 2º Tesoureiro: Elizabete de Oliveira Nascimento, 1º Suplente: Maria de Fátima da Silva, 2º Suplente: Vandelson da Graça Marcolino e 3º Suplente: José Tadeu Quirino de Souza e Conselho Fiscal: Presidente: Daniel Alexandre de Brito Rocha, Secretário: Edivaldo Moraes de Lima, Membro: Absolão Pereira Soares, 1º Suplente: Maria Aparecida Benedito dos Santos, 2º Suplente: Girleide Gomes da Silva e 3º Suplente: Antonio José dos Santos.

        No final do evento tivemos uma palestra com O Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Tabira, O Sr. Tadeu Sampaio que fez explanações e respondeu perguntas sobre O Plano Municipal da Pessoa Com Deficiência, novo Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Tabira, que em muito irá ajudar a Entidade, como mais um instrumento de trabalho em busca de políticas públicas para o seguimento das Pessoas Com Deficiência no nosso município.



Matéria: Heleno Trajano
Fotos: Jakelinee Oliveira

15/03/2024

Presidente Antonio Brito fala na Rádio Cidade FM sobre a Eleição da ADET.

 


        Aconteceu nesta sexta-feira, 15/03/2024, uma importante entrevista do presidente da ADET Antonio Brito, por telefone na Rádio Cidade FM de Tabira e desta feita atendendo a convite do Radialista Junior Alves. para falar sobre a eleição para escolha do novo presidente da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira para o biênio 2024/2026.

        O presidente Antonio Brito falou da realização da eleição dizendo que seria chapa única e disse que não iria participar da nova diretoria por questões pessoais e que Luiz Antonio (Nem) volta a presidência, e que Heleno Trajano, depois de 08 (oito) anos á vice-presidência.

        Perguntado pelo Radialista se a chapa única era de consenso e havia alguma discórdia, o presidente disse que sempre trabalhamos unidos e que apesar de terem insistido para o mesmo continuar, (Ele) disse que não aceitou por está precisando de um tempo para resolver assuntos pessoais.

        Disse também que estão compondo a diretoria nessa nova Gestão, 04 (quatro) novos diretores que darão uma nova visão a Instituição e que foi acrescentado o numero de mulheres o que com certeza será muito bom, e terminou suas palavras dizendo o dia e horário da eleição, e quem sabe futuramente não teremos uma mulher na presidente da ADET.

      Falou ainda da composição da comissão eleitoral, dizendo que será composta por Eniel Alves, voluntário da ADET há vários anos e dos Conselheiros Tutelares: Junior de Zé de Rita e Adelmo das Antenas. 

        Disse ainda que a posse e aniversário será no dia 20 de abril do corrente ano e será realizada na ADET e que depois que entregar a administração da Associação irá descansar um pouco e que estará a disposição da ADET para ajudar a Entidade dentro das suas possibilidades.

        Em nome de toda diretoria da ADET gostaríamos de trazer o nosso agradecimento de coração ao Amigo Antonio Brito pela sua valiosa contribuição na hora que a Entidade mais precisava, que isto ficará marcado na história e na memória de todos e todas que fazem parte da Associação.

ADET, 20 anos de Fundação!
"Vencendo preconceitos e
Revendo conceitos"

Cada Um de Nós compõe a sua história, e
Cada Ser em Sí, carrega o dom de ser Capaz.

Sigamos em frente...

E assim disse o poeta:

Como rios e canoas...

Foram nossos dia a dia

Sempre com muita alegria

Buscando notícias boas

Fazendo o bem as pessoas

Recebendo gratidão

E promovendo Inclusão

A todos seres humanos...

ADET faz vinte anos

Desde a sua fundação.

(Heleno Trajano)


Matéria: Heleno Trajano

Foto: Antonio Brito

         

        

         

01/03/2024

TCE-PE fará auditoria para avaliar atendimento aos pacientes com TEA


O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) vai iniciar uma auditoria especial para avaliar ações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) em relação ao atendimento aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é analisar se o Estado está cumprindo seu dever de induzir, executar e integrar políticas públicas de saúde direcionadas às pessoas com TEA.

A auditoria foi determinada pelo conselheiro Carlos Neves, relator dos processos da SES em 2024.

Um levantamento realizado pelo TCE-PE no ano passado apontou lacunas e indícios de falhas no serviço público de saúde direcionado aos autistas. No entanto, a SES optou por não assinar um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) que previa obrigações para mitigar os problemas encontrados.

Os TAGs são acordos entre o TCE-PE e o gestor público, e têm como finalidade determinar um prazo para a resolução de falhas identificadas na gestão de órgãos ou entidades públicas dos municípios e do Estado.

A atuação do TCE-PE visando à melhoria do atendimento aos pacientes com TEA teve início em 2022, sob a relatoria do conselheiro Dirceu Rodolfo. Na época, após uma série de encontros com a equipe de auditoria, a SES assinou um TAG comprometendo-se a adotar medidas como a capacitação de profissionais e descentralização dos diagnósticos.

Em janeiro de 2023, o conselheiro Dirceu Rodolfo se reuniu com os novos gestores da SES para retomar o assunto. O conselheiro explicou à SES que pretendia formular um TAG junto à nova gestão para aperfeiçoar o atendimento aos pacientes com TEA. Mas o Estado alegou que  já estava realizando ações voltadas a esse público.

Postagem: Heleno Trajano.

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ADET recebe em sua Sede Social a visita de representante do Conselho Tutelar e Mães de Autistas

     

        Aconteceu nesta sexta-feira,01 de março na sede social da ADET uma importante reunião com o representante do Conselho Tutelar de nossa cidade, Junior de Zé de Rita e As Mães de crianças Autistas: Claudenice Morais de Ana Claudia; A visita teve como objetivo levar orientações da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira para a criação de uma futura Associação de representação de Crianças Autistas na nossa cidade e ainda tivemos a participação do Radialista Paulo Silva; 

      Pela ADET participaram da reunião (mesa redonda) Os diretores: presidente Antonio Brito, Ex presidente e atual 1º Secretário Heleno Trajano e Absolão Pereira (Silon), todos os assuntos giraram entorno da fundação da ADET e de sua trajetória e administração ao longo desse 20 (vinte anos) de existencia e como foi o passo a passo até os dias de hoje.

      Os temas foram separados entre os diretores da Entidade, Heleno Trajano como um dos fundadores, falou da ideia de criação da Associação, e os motivos que o nortearam a convidar outros Amigos (Pessoas Com Deficiência) para juntos levarem avante tal ideia que culminou com a fundação da dita Associação em 18 de abril de 2004, dentre outros assuntos.

    O presidente Antonio Brito falou da administração da Associação, dizendo da importância do trabalho hora realizado, e de tudo o que foi feito para que chegássemos até aqui, falou um pouco de como se tornou Pessoa Com Deficiência e os caminhos percorridos no dia a dia para entre outras coisas administrar a Instituição junto com os demais diretores e falou também das políticas públicas voltado para o seguimento dos PCDs em nossa cidade, entre outros assuntos, sendo também aparteado por todos.

        E O representante do Conselho Fiscal, Absolão Pereira (Silon), por ser Avô de uma criança  com Autismo, foi reservado a (Ele) abordar O tema do Autismo de forma mais abrangente, uma vez que (Ele) Silon acompanha no dia a dia a sua filha nas consultas e formas de atendimento que são realizado ao seu Neto acima citado, foi também aparteado por todos os visitantes.

        A reunião em si foi por demais importante, pois tiramos várias dúvidas a respeito de um tema mais que atual que é a necessidade de orientações para um melhor atendimento as nossas crianças e adolescentes Autistas e suas famílias, e o presidente encerrou a reunião agradecendo a visita das Mães de Crianças Autista e do representante do Conselho Tutelar.

     Ainda nos auxiliaram na realização da reunião, A secretária da ADET Jakeline Oliveira e O Motorista voluntário Paulo Heles, no final foi servido um lance a todos (as) presentes. Em nome do presidente Antonio Brito e de toda a diretoria, o nosso muito obrigado a todos.

"ADET 20 anos de fundação"

Vencendo PREconceitos...

e Revendo Conceitos...

Antonio José Brito Oliveira

Presidente.


Matéria: Heleno Trajano

Fotos: Jakeline Oliveira.










26/02/2024

ADET realiza importante reunião para organização da eleição para o biênio 2024/2026.

     

        Aconteceu na ultima sesta-feira, 23/02/2024 mais uma importante reunião mensal de diretoria, desta feita entre outros assuntos foram tratados os direcionamentos e organização para a   realização da Assembleia Geral Ordinária e eleição da diretoria para o biênio 2024/2026. O presidente Antonio Brito iniciou a reunião saudando a todos os diretores presentes e falando dos trabalhos desenvolvidos na Entidade no mês anterior.

       Dando continuidade a reunião e depois de tratados os assuntos de rotina, foi abordado a necessidade de formação da chapa para a realização da Eleição para o biênio 2024/2026. ficou acordado entre todos (as) a formação de chapa única tendo como candidato a presidente Luiz Antonio da Silva (atual vice-presidente) Secretário Heleno Trajano e Tesoureiro (a) Maria do Socorro Oliveira e Silva e demais diretores seguiriam nos seus cargos para a reeleição, exceto a substituição de alguns por motivos de saúde ou particulares.

        Foi aprovado a realização da eleição para o dia 16/03/2024 conforme edital a ser lançado e a posse da nova diretoria e aniversário de 20 (vinte anos) de fundação da ADET e prestação de contas do atual biênio para o dia 20 de abril do ano corrente.

        Se fizeram presentes a reunião os seguintes diretores: Antonio Brito (presidente) Luiz Antonio, (vice-presidente), Heleno Trajano, (Secretário) e demais diretores: Maria do Socorro, Girleide Gomes, Maria Aparecida, José Tadeu Quirino, Absolão Pereira (Silon) e Maria de Fátima,  o presidente Antonio Brito agradeceu a presença de todos.

        ADET - 20 anos de fundação.

        "Vencendo Preconceitos e 

        Revendo Conceitos"

Antonio José Brito Oliveira

Presidente





 Matéria: Heleno Trajano
Fotos: Jakeline Oliveira.        

21/02/2024

Sicoob PE patrocina equipamentos para Sala de Integração Sensorial no CER III em Afogados

 

Implantação da sala é uma parceria entre Sicoob PE, Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Rotary Club e Ministério Público

Na última quinta-feira (15), aconteceu a implantação, no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), de Afogados da Ingazeira, de uma Sala de Integração Sensorial. A primeira sala a oferecer esse tipo de serviço na nossa região de forma gratuita, impactará doze municípios do Sertão do Pajeú, que são atendidos no Centro.

A sala de Integração Sensorial surgiu de parceria da Cooperativa de Crédito SICOOB Pernambuco, que patrocinou os equipamentos que equipam a sala; Governo Municipal de Afogados da Ingazeira, Rotary Club e Ministério Público.

A solenidade de entrega da sala contou com a presença do SR. Evaldo Campos – Presidente do Sicoob Pernambuco, Aline Robéria – Diretora Executiva do Sicoob Pernambuco, Cleiry Michelle – Especialista em Investimento Social e Estratégico do Sicoob Pernambuco, assim como os Gerentes da Agência de Afogados da Ingazeira João Paulo Miranda e a Gerente da Agência de Carnaíba Marcia Fernanda; também presentes o prefeito Alessandro Palmeiras o vice Daniel Valadares o secretário de saúde Artur Amorim, o presidente do Rotary Club Danilo Siqueira, vereadores afogadenses e equipe do CER III; A condução do evento ficou a cargo de Verandilson Zuza responsável técnico do Centro.

SOBRE A SALA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL

A Integração Sensorial foi definida como o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente. Dessa forma, organiza as informações sensoriais para seu uso, obtendo respostas adaptativas mediante as demandas do ambiente. Sendo um processo cerebral que leva à organização e interpretação da informação que recebemos dos sentidos, que são: vestibular; propriocepção; tato; visão; olfato; paladar.

É uma abordagem, com comprovação científica, que é eficaz no atendimento de crianças, adolescentes e adultos com disfunções sensoriais (disfunções associadas ao movimento), TDHA, Autismo, Síndrome de Down, Doenças Raras, Paralisia Cerebral, entre outras limitações de autonomia psicossocial.

Também pode ser aplicada quando não apresentem diagnóstico, mas apresentam características indicativas de alguma desordem sensorial e comportamental, como atraso no desenvolvimento em adultos e dificuldades de aprendizagem. 

REFERÊNCIA NA ASSISTÊNCIA

O CER III é referência para X Regional de Saúde do Estado de Pernambuco que está localizada no Alto Sertão do Pajeú e é constituída por doze municípios: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama. De acordo com o IBGE Censos e Estimativas 2021, a população estimada é de 191.056 habitantes, predominando o sexo feminino com 51,01%. Com Índice de Desenvolvimento Humano de 0,603, a X Gerência Regional de Saúde possui uma área territorial de 4.308,55 Km².

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ADET Participa de Reunião do CMAS e visita também O CEO e a Clinica de Fisioterapia do Município .

 

        Aconteceu nesta terça-feira, 20/02/2024, uma importante reunião do Conselho Municipal de Assistência de Social, para prestação de contas do biênio 2022/2023, estiveram presentes os Conselheiros Municipais representando suas respectivas Entidades.

        A ADET - Associação dos Deficientes de Tabira, se fez presente através do seu 1º Secretário Heleno Trajano, que durante a apresentação fez varias indagações sobre a prestação de contas acima citada, todas respondidas satisfatoriamente.

      A ADET ainda fez uma visita no mesmo dia e através do Primeiro Secretário, na Clinica de Fisioterapia (Antonio Tota do Nascimento), localizado ao lado do Hospital e foi recebido e acompanhado por uma funcionária que nos levou a sala de fisioterapia e apresentou também ao fisioterapeuta de plantão Dr. João Vitor, que fez um breve relato sobre o atendimento.

         A ADET ainda visitou também no mesmo dia através do mesmo representante, O CEO - Centro de Especialidades Odontológicas (Dra. Aline Jucá Candida dos Anjos Cordeiro) também localizado ao lado do hospital municipal, onde visitou todas as salas acompanhado de duas funcionárias que explicaram em detalhes o funcionamento daquele centro e nos mostraram os equipamentos, conforme fotos abaixo:


   

  



Matéria:
Heleno Trajano
Fotos:
Paulo Heles


09/02/2024

Cordão Girassol e Quebra Cabeças - Identificando Deficiências Ocultas e Doenças Raras

 


Mande pra alguém

Você conhece o cordão do girassol? Ele é um item utilizado para identificar deficiências e doenças que não são visíveis e, portanto, é um item de identificação que pode ser útil para garantir acesso aos direitos de atendimento preferencial ou suporte adequado.

Mas muita gente, a maioria da população com ou sem deficiência, ainda não sabem de sua existência ou para que ele realmente serve. Por isso, Lak Lobato, que entre outras coisas, é ativista no segmento e colunista do Sistema Reação, colocou nas redes essa informação tão importante. Vale a pena conferir no link: https://www.blogger.com/blog/post/edit/2347625441702821495/6595109509491608948


Postagem:
Heleno Trajano.


01/02/2024

RJ: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RENOVAM CNH EM CLÍNICAS MÉDICAS AUTORIZADAS DO DETRAN

 


No Rio de Janeiro, a partir de agora, as pessoas com deficiência poderão fazer consulta médica para renovação das suas carteiras de habilitação em clínicas credenciadas pelo Detran/RJ em todo o Estado.

Para a renovação, a pessoa com deficiência deverá agendar atendimento no posto do Detran/RJ de sua preferência, para tirar foto e biometria. O funcionário informará a clínica sorteada, para onde o usuário deverá telefonar para marcar o exame de aptidão física e mental e, se for o caso, a avaliação psicológica.

A novidade atende ao público PCD apenas nos casos de renovação da CNH. Para a primeira consulta médica e a primeira carteira com restrições de deficiências, continuará sendo necessário abrir processo administrativo e passar pela perícia médica do Detran/RJ.

Os condutores que possuem visão monocular ou deficiência auditiva não precisam abrir processo administrativo, mesmo que ainda não tenham observações de deficiência da CNH. Basta agendar o serviço nos postos do Detran/RJ para serem direcionados às clínicas.

O agendamento pode ser realizado pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

Ou acesse o link: https://www.detran.rj.gov.br

Fonte; https://revistareacao.com.br/rj-pessoas-com-deficiencia-renovam-cnh-em-clinicas-medicas-autorizadas-do-detran/

Postado Pôr; Antonio Brito