01/03/2024

ADET recebe em sua Sede Social a visita de representante do Conselho Tutelar e Mães de Autistas

     

        Aconteceu nesta sexta-feira,01 de março na sede social da ADET uma importante reunião com o representante do Conselho Tutelar de nossa cidade, Junior de Zé de Rita e As Mães de crianças Autistas: Claudenice Morais de Ana Claudia; A visita teve como objetivo levar orientações da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira para a criação de uma futura Associação de representação de Crianças Autistas na nossa cidade e ainda tivemos a participação do Radialista Paulo Silva; 

      Pela ADET participaram da reunião (mesa redonda) Os diretores: presidente Antonio Brito, Ex presidente e atual 1º Secretário Heleno Trajano e Absolão Pereira (Silon), todos os assuntos giraram entorno da fundação da ADET e de sua trajetória e administração ao longo desse 20 (vinte anos) de existencia e como foi o passo a passo até os dias de hoje.

      Os temas foram separados entre os diretores da Entidade, Heleno Trajano como um dos fundadores, falou da ideia de criação da Associação, e os motivos que o nortearam a convidar outros Amigos (Pessoas Com Deficiência) para juntos levarem avante tal ideia que culminou com a fundação da dita Associação em 18 de abril de 2004, dentre outros assuntos.

    O presidente Antonio Brito falou da administração da Associação, dizendo da importância do trabalho hora realizado, e de tudo o que foi feito para que chegássemos até aqui, falou um pouco de como se tornou Pessoa Com Deficiência e os caminhos percorridos no dia a dia para entre outras coisas administrar a Instituição junto com os demais diretores e falou também das políticas públicas voltado para o seguimento dos PCDs em nossa cidade, entre outros assuntos, sendo também aparteado por todos.

        E O representante do Conselho Fiscal, Absolão Pereira (Silon), por ser Avô de uma criança  com Autismo, foi reservado a (Ele) abordar O tema do Autismo de forma mais abrangente, uma vez que (Ele) Silon acompanha no dia a dia a sua filha nas consultas e formas de atendimento que são realizado ao seu Neto acima citado, foi também aparteado por todos os visitantes.

        A reunião em si foi por demais importante, pois tiramos várias dúvidas a respeito de um tema mais que atual que é a necessidade de orientações para um melhor atendimento as nossas crianças e adolescentes Autistas e suas famílias, e o presidente encerrou a reunião agradecendo a visita das Mães de Crianças Autista e do representante do Conselho Tutelar.

     Ainda nos auxiliaram na realização da reunião, A secretária da ADET Jakeline Oliveira e O Motorista voluntário Paulo Heles, no final foi servido um lance a todos (as) presentes. Em nome do presidente Antonio Brito e de toda a diretoria, o nosso muito obrigado a todos.

"ADET 20 anos de fundação"

Vencendo PREconceitos...

e Revendo Conceitos...

Antonio José Brito Oliveira

Presidente.


Matéria: Heleno Trajano

Fotos: Jakeline Oliveira.










26/02/2024

ADET realiza importante reunião para organização da eleição para o biênio 2024/2026.

     

        Aconteceu na ultima sesta-feira, 23/02/2024 mais uma importante reunião mensal de diretoria, desta feita entre outros assuntos foram tratados os direcionamentos e organização para a   realização da Assembleia Geral Ordinária e eleição da diretoria para o biênio 2024/2026. O presidente Antonio Brito iniciou a reunião saudando a todos os diretores presentes e falando dos trabalhos desenvolvidos na Entidade no mês anterior.

       Dando continuidade a reunião e depois de tratados os assuntos de rotina, foi abordado a necessidade de formação da chapa para a realização da Eleição para o biênio 2024/2026. ficou acordado entre todos (as) a formação de chapa única tendo como candidato a presidente Luiz Antonio da Silva (atual vice-presidente) Secretário Heleno Trajano e Tesoureiro (a) Maria do Socorro Oliveira e Silva e demais diretores seguiriam nos seus cargos para a reeleição, exceto a substituição de alguns por motivos de saúde ou particulares.

        Foi aprovado a realização da eleição para o dia 16/03/2024 conforme edital a ser lançado e a posse da nova diretoria e aniversário de 20 (vinte anos) de fundação da ADET e prestação de contas do atual biênio para o dia 20 de abril do ano corrente.

        Se fizeram presentes a reunião os seguintes diretores: Antonio Brito (presidente) Luiz Antonio, (vice-presidente), Heleno Trajano, (Secretário) e demais diretores: Maria do Socorro, Girleide Gomes, Maria Aparecida, José Tadeu Quirino, Absolão Pereira (Silon) e Maria de Fátima,  o presidente Antonio Brito agradeceu a presença de todos.

        ADET - 20 anos de fundação.

        "Vencendo Preconceitos e 

        Revendo Conceitos"

Antonio José Brito Oliveira

Presidente





 Matéria: Heleno Trajano
Fotos: Jakeline Oliveira.        

21/02/2024

Sicoob PE patrocina equipamentos para Sala de Integração Sensorial no CER III em Afogados

 

Implantação da sala é uma parceria entre Sicoob PE, Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Rotary Club e Ministério Público

Na última quinta-feira (15), aconteceu a implantação, no Centro Especializado em Reabilitação (CER III), de Afogados da Ingazeira, de uma Sala de Integração Sensorial. A primeira sala a oferecer esse tipo de serviço na nossa região de forma gratuita, impactará doze municípios do Sertão do Pajeú, que são atendidos no Centro.

A sala de Integração Sensorial surgiu de parceria da Cooperativa de Crédito SICOOB Pernambuco, que patrocinou os equipamentos que equipam a sala; Governo Municipal de Afogados da Ingazeira, Rotary Club e Ministério Público.

A solenidade de entrega da sala contou com a presença do SR. Evaldo Campos – Presidente do Sicoob Pernambuco, Aline Robéria – Diretora Executiva do Sicoob Pernambuco, Cleiry Michelle – Especialista em Investimento Social e Estratégico do Sicoob Pernambuco, assim como os Gerentes da Agência de Afogados da Ingazeira João Paulo Miranda e a Gerente da Agência de Carnaíba Marcia Fernanda; também presentes o prefeito Alessandro Palmeiras o vice Daniel Valadares o secretário de saúde Artur Amorim, o presidente do Rotary Club Danilo Siqueira, vereadores afogadenses e equipe do CER III; A condução do evento ficou a cargo de Verandilson Zuza responsável técnico do Centro.

SOBRE A SALA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL

A Integração Sensorial foi definida como o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente. Dessa forma, organiza as informações sensoriais para seu uso, obtendo respostas adaptativas mediante as demandas do ambiente. Sendo um processo cerebral que leva à organização e interpretação da informação que recebemos dos sentidos, que são: vestibular; propriocepção; tato; visão; olfato; paladar.

É uma abordagem, com comprovação científica, que é eficaz no atendimento de crianças, adolescentes e adultos com disfunções sensoriais (disfunções associadas ao movimento), TDHA, Autismo, Síndrome de Down, Doenças Raras, Paralisia Cerebral, entre outras limitações de autonomia psicossocial.

Também pode ser aplicada quando não apresentem diagnóstico, mas apresentam características indicativas de alguma desordem sensorial e comportamental, como atraso no desenvolvimento em adultos e dificuldades de aprendizagem. 

REFERÊNCIA NA ASSISTÊNCIA

O CER III é referência para X Regional de Saúde do Estado de Pernambuco que está localizada no Alto Sertão do Pajeú e é constituída por doze municípios: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama. De acordo com o IBGE Censos e Estimativas 2021, a população estimada é de 191.056 habitantes, predominando o sexo feminino com 51,01%. Com Índice de Desenvolvimento Humano de 0,603, a X Gerência Regional de Saúde possui uma área territorial de 4.308,55 Km².

https://nilljunior.com.br

ADET Participa de Reunião do CMAS e visita também O CEO e a Clinica de Fisioterapia do Município .

 

        Aconteceu nesta terça-feira, 20/02/2024, uma importante reunião do Conselho Municipal de Assistência de Social, para prestação de contas do biênio 2022/2023, estiveram presentes os Conselheiros Municipais representando suas respectivas Entidades.

        A ADET - Associação dos Deficientes de Tabira, se fez presente através do seu 1º Secretário Heleno Trajano, que durante a apresentação fez varias indagações sobre a prestação de contas acima citada, todas respondidas satisfatoriamente.

      A ADET ainda fez uma visita no mesmo dia e através do Primeiro Secretário, na Clinica de Fisioterapia (Antonio Tota do Nascimento), localizado ao lado do Hospital e foi recebido e acompanhado por uma funcionária que nos levou a sala de fisioterapia e apresentou também ao fisioterapeuta de plantão Dr. João Vitor, que fez um breve relato sobre o atendimento.

         A ADET ainda visitou também no mesmo dia através do mesmo representante, O CEO - Centro de Especialidades Odontológicas (Dra. Aline Jucá Candida dos Anjos Cordeiro) também localizado ao lado do hospital municipal, onde visitou todas as salas acompanhado de duas funcionárias que explicaram em detalhes o funcionamento daquele centro e nos mostraram os equipamentos, conforme fotos abaixo:


   

  



Matéria:
Heleno Trajano
Fotos:
Paulo Heles


09/02/2024

Cordão Girassol e Quebra Cabeças - Identificando Deficiências Ocultas e Doenças Raras

 


Mande pra alguém

Você conhece o cordão do girassol? Ele é um item utilizado para identificar deficiências e doenças que não são visíveis e, portanto, é um item de identificação que pode ser útil para garantir acesso aos direitos de atendimento preferencial ou suporte adequado.

Mas muita gente, a maioria da população com ou sem deficiência, ainda não sabem de sua existência ou para que ele realmente serve. Por isso, Lak Lobato, que entre outras coisas, é ativista no segmento e colunista do Sistema Reação, colocou nas redes essa informação tão importante. Vale a pena conferir no link: https://www.blogger.com/blog/post/edit/2347625441702821495/6595109509491608948


Postagem:
Heleno Trajano.


01/02/2024

RJ: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RENOVAM CNH EM CLÍNICAS MÉDICAS AUTORIZADAS DO DETRAN

 


No Rio de Janeiro, a partir de agora, as pessoas com deficiência poderão fazer consulta médica para renovação das suas carteiras de habilitação em clínicas credenciadas pelo Detran/RJ em todo o Estado.

Para a renovação, a pessoa com deficiência deverá agendar atendimento no posto do Detran/RJ de sua preferência, para tirar foto e biometria. O funcionário informará a clínica sorteada, para onde o usuário deverá telefonar para marcar o exame de aptidão física e mental e, se for o caso, a avaliação psicológica.

A novidade atende ao público PCD apenas nos casos de renovação da CNH. Para a primeira consulta médica e a primeira carteira com restrições de deficiências, continuará sendo necessário abrir processo administrativo e passar pela perícia médica do Detran/RJ.

Os condutores que possuem visão monocular ou deficiência auditiva não precisam abrir processo administrativo, mesmo que ainda não tenham observações de deficiência da CNH. Basta agendar o serviço nos postos do Detran/RJ para serem direcionados às clínicas.

O agendamento pode ser realizado pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

Ou acesse o link: https://www.detran.rj.gov.br

Fonte; https://revistareacao.com.br/rj-pessoas-com-deficiencia-renovam-cnh-em-clinicas-medicas-autorizadas-do-detran/

Postado Pôr; Antonio Brito

15/01/2024

ADET realiza Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do ano 2023.



               Aconteceu no último sábado dia 13/01/2024 a Assembleia Geral Ordinária da ADET - Associação dos Deficientes de Tabira, conforme seu estatuto social, iniciou-se a reunião as 15h30, com o presidente Antonio José Brito Oliveira, pedindo ao visitante João Carlos para fazer uma oração, trazendo uma saudação a todos (as) presentes e agradecendo a todos (as) diretores pela união de mais um ano firmes na luta e fazendo a prestação de contas do ano 2023, tanto da movimentação financeira, quanto das atividades da Entidade.

           Logo em seguida O Presidente facultou a palavra os demais diretores e fez o uso da palavra o ex presidente e atual secretário Heleno Trajano, que iniciou sua fala também agradecendo a todos (as) diretores pela união e organização do grupo e pela união de todos estarem juntos em mais uma Assembleia Geral Ordinária, continuou as suas falações, trazendo um agradecimento especial ao presidente Antonio Brito pela dedicação na sua gestão 2022/2024 e pelas realizações... fez um agradecimento também ao diretor Absolão Soares (Silon) responsável pela oficina, consertos e almoxarifado da Entidade, dizendo da grande importância do seu trabalho naquele setor, vital para o funcionamento da Associação.

            Em um segundo momento de fala, 1º secretário Heleno Trajano, falou da chegada do aniversário da Entidade que será no mês de abril do corrente ano, dizendo da importância deste aniversário que será de 20 anos de fundação, uma data especial afinal são: 20 anos, duas décadas, 240 meses, 7.200 dias de fundação e união do seguimento dos PCDs no nosso município; Continuou ainda na sua fala dizendo da importância da recente votação e aprovação do Plano Municipal da Pessoa Com Deficiência, mais um importante instrumento de trabalho e luta por políticas públicas para as Pessoa Com Deficiência e pedindo o total apoio e empenho da diretoria, para que o mesmo funcione de fato e de direito.  

             Ainda na continuação das falações, fez o uso da palavra o presidente do NAOC e um dos colaboradores da Entidade, o Senhor Joselito Rodrigues, parabenizando a toda diretoria pela realização de mais uma Assembléia Geral Ordinária e pela demonstração do esforço na busca de melhorias para a Associação e na conquista de políticas públicas para a Entidade e ainda contou alguns exemplos que viveu também nessa área na sua Associação.

          Estiveram presentes os diretores: presidente, Antonio Brito, vice-presidente: Luiz Antonio, 1º Secretário Heleno Trajano, Tesoureira: Maria do Socorro (Kaká) Absolão Pereira, Tadeu Quirino, Girleide Gomes, Maria Aparecida e Maria de Fátima.

          Em nome do presidente Antonio Brito e de toda a diretoria, o nosso muito obrigado as voluntárias organizadoras do Lanche (servido no final) e aos visitantes: Joselito Rodrigues, Jakeline Oliveira(Secretária) e seu Esposo Claudiano Professor), Maria de Lourdes, Renata Oliveira e a Cunhada de Antonio Brito (Graças Rodrigues), A Sogra de Antonio Brito, Joana Oliveira e João Carlos.

            

 ADET, 20 anos de fundação.

“Vencendo preconceitos e

 Revendo conceitos” ...

 

Reconhecendo que:

“Cada um compõe a sua história e

 Cada Ser em Si carrega o dom de ser capaz”

                      Frase da música:  Tocando em frente (Almir Sater).

 

 

Matéria e postagem: Heleno Trajano.

Fotos: Jakeline Oliveira.

 



          

10/01/2024

MPPE recomenda melhorias no pré-natal em cidades do Pajeú

 

A medida integra o “Projeto Saúde no Pré-Natal”, desenvolvido pelo Grupo de Atuação Conjunta Especializada (Gace) do MPPE, que visa a “estimular iniciativas municipais para melhorar a atenção materno-infantil local.”

As prefeituras e as secretarias municipais de Saúde que receberam a recomendação do MPPE foram as de Sertânia, Tabira, São José do Belmonte, Tacaratu, Santa Terezinha, Inajá, Quixabá, Ibimirim e Manari.

A proposta, feita pela promotora de Justiça Ana Paula Nunes Cardoso, é que os municípios apresentem um plano de ação “visando a garantir a busca ativa de gestantes”, para promover o início das consultas pré-natais até a 12ª semana gestacional, “garantindo, ainda, que ao menos seis consultas sejam realizadas, seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.”

Nos casos de Sertânia, São José do Belmonte e Inajá, também foi recomendada a contratação imediata de profissional obstetra. Também foi pedido a “especificação, dentro da pactuação da Rede Cegonha, da unidade de referência para garantir o atendimento das gestantes de alto risco e o fluxo estabelecido para facilitar o acesso das gestantes a esse profissional.”

Os municípios têm um prazo de dez dias a contar do dia último dia 3, para informarem ao MPPE se acatam ou não as recomendações – em caso positivo, enumerar as providências “efetivamente adotadas.

Postagem: Heleno Trajano