15/01/2020

O papel de uma TV educativa e a audiência que tem valor em sala de aula

Toda vez que me perguntam sobre o Futura tenho uma enorme alegria em apresentar diferentes formas de ver o mundo sob as lentes de um canal educativo pautado pelo compromisso de atuação na defesa pública da agenda educacional e social brasileira. Uma marca forte que, desde 1997, junto com a Fundação Roberto Marinho e uma aliança de parceiros estratégicos, opera em um modelo de produção em constante diálogo com a professores e jovens engajados na tarefa de melhorar indicadores da educação a partir do acesso a narrativas contemporâneas e encantadoras. 

Quem trabalha com educação e audiovisual, como eu, sabe que tão importante quanto colocar um conteúdo no ar ou em alguma plataforma de distribuição é viabilizar seu uso por quem, de fato, precisa absorvê-lo em uma metodologia de aprendizagem, seja a partir de um vídeo, de um jogo, um caderno de atividades ou proposta pedagógica que realmente faça sentido na vida. 

E quando falamos em acesso, precisamos chegar à palma da mão dos usuários. Estar no smartphone, na TV, esteja ela em qualquer lugar, na sala de aula, embaixo da árvore, numa roda de conversa no ponto de ônibus ou no churrasco na laje do vizinho. Nestes últimos anos conquistamos marcas importantes, como as grandes mobilizações digitais e presenciais realizadas pelo Dia da educação e o Dia do professor, celebrados respectivamente em 28 de abril e 15 de outubro. De forma permanente, democrática e com forte presença digital, reunimos 164 instituições ao redor de causas relevantes pela valorização das agendas educacionais e de formação docente. Levantamos as #DiadaEducacao#DiadoProfessor, #Nem1PraTrás e  #Nem1SemProfessor a mais de 120 milhões de impressões em redes sociais (fonte: V-tracker, Google Analytics e Facebook Insights). 

Conectados com as novas gerações, redesenhamos a oferta de serviços e presença do Futura no ambiente digital a partir da integração de práticas em redes sociais e plataformas de distribuição, com promoção de eventos, mobilizações e campanhas de impacto socialCriamos percursos formativos no site; desenvolvemos a Mari, um avatar digital para interagir com o público na busca por conteúdo audiovisual e educativoampliamos metodologias sociais com um novo ciclo do projeto Maleta JuventudesUltrapassamos a base de um milhão de visualizações nas transmissões via streaming nas redes sociais dos principais eventos de educação no Brasil, entre eles o Prêmio Educador Nota 10, em parceria com a Rede Globo e a Fundação Victor Civita, o Educação 360¸ Transformar Educação e as audiências públicas organizadas pelo MEC para os debates sobre a Base Nacional Comum Curricular.  

Nos territórios avançamos com a realização de novas oficinas de formação com parceiros estratégicos em agendas importantes para o desenvolvimento humano, como a proteção à infância e adolescência. Marcamos presença no principal evento do audiovisual e entretenimento da América Latina, a RIO2C, com o lançamento de mais uma série do projeto Crescer Sem Violência, uma parceria do Futura com o Unicef e a Childhood Foundation. Estas e outras séries estão disponíveis gratuitamente no futuraplay.org, plataforma responsiva com mais de 120 títulos e 5 mil vídeos para consulta. Apoiamos etapas de fomento a duas das principais competições de estímulo à produção escolar com estudantes em Olimpíadas de Matemática, Língua Portuguesa, além de festivais literários. Por todo o Brasil, mantemos ativa uma diversa rede de universidades e fornecedores sociais, com troca conteúdos e práticas em eventos regionais e estratégicos.   

E se tem uma coisa que o Futura sabe fazer é fazer junto.

E se tem uma coisa que o Futura sabe é fazer junto. Nossa linda trajetória na produção de editais avançou ainda mais neste ano. Além das tradicionais oficinas audiovisuais do projeto Geração Futura com jovens e educadores, e do nosso pitching de documentários para médias-metragens sobre direitos humanos que, inclusive viria a ser finalista do Emmy Awards em Nova York com o doc. A Primeira Pedra, lançamos um edital para composição da uma faixa especial da programação sobre Sustentabilidade. Foram mais de 120 propostas que resultaram na produção de 10 obras seriadas para a grade da TV e financiadas com recursos do Fundo Setorial.  

Na TV alcançamos quase 50 milhões de pessoas com conhecimento e hábito de assistir às mais de 900 horas anuais de programação inédita do Futura, especialmente, cerca de 2 milhões de educadores brasileiros. (Datafolha educadores 2018). Reforçamos por períodos específicos parcerias com licenciamento de conteúdo para programação, com o importante apoio da TV Escola e o diário Hora do Enem. A faixa Cineclube foi redesenhada com o apresentador Spartakus Santiago e ganhou filmes com produções da América Latina, África e Ásia. Entre desejos e anseios de uma população que batalha para não ficar para trás, exibimos o documentário Nunca me sonharam, da Maria Faria Filmes, numa parceria com Instituto Unibanco, sobre a trajetória de estudantes de escolas públicas brasileiras.  

Por fim, produzimos e co-produzimos ainda diversos títulos de sucesso, entre eles: Show da HistóriaExpresso FuturoDestino Educação: escolas inovadoras, Futura Profissão, Pense Grande, Diz aí, Educação na veia, Ciência para Todos, Guerreiros da Floresta, Acerte o Passo tantos outros que não caberiam neste artigo. No Departamento de Jornalismo lançamos novas temporadas do ConexãoDebate e da série Entrevista, com Marcelo Rubens Paiva, Flávia Oliveira, Sérgio Abranches e Paulo Saldivacom todo seu conhecimento em sinergia com as agendas da FAPESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, sempre com um olhar atento às notícias de educação, ciência, meio ambiente e cidadania.  

Tudo isso nos traz a certeza de que o papel de uma TV Educativa, como o Futura, vai muito além da audiência e da publicidade. Nossa proposta de valor é mais ampla, com uma visão 360 sobre o impacto social gerado a partir das alianças ao redor de causas relevantes, permitindo aos parceiros uma diversidade de oportunidades e retorno ao investimento. Para isso, temos o compromisso de uma atuação plural, pautada por agendas como Sociedade e Educação. Acreditamos na valorização da carreira docente, na garantia de atratividade e formação continuada de professoresna oferta de soluções que permitam a redução das desigualdades em uma população que busca até hoje vencer desafios no acesso à alfabetização, ao mundo do trabalho e a um aprendizado significativo, conectado às demandas dos jovens do século XXI e das futuras gerações 

Tudo isso nos traz a certeza de que o papel de uma TV Educativa, como o Futura, vai muito além da audiência e da publicidade. Nossa proposta de valor é mais ampla, com uma visão 360 sobre o impacto social gerado a partir das alianças ao redor de causas relevantes, permitindo aos parceiros uma diversidade de oportunidades e retorno ao investimento. Para isso, temos o compromisso de uma atuação plural, pautada por agendas como Sociedade e Educação.

O fato é que nossas séries, metodologias, oficinas de formação em audiovisual, produtos e serviços digitais preenchem uma importante lacuna social, capaz de reforçar o aprendizado nas escolas, em comunidades, projetos sociais, institutos, fundações e empresas, mobilizando atores do ecossistema da educação, propagando e repercutindo temáticas, promovendo diálogos e conexões para influenciar mudanças de atitude e fomentar políticas públicasO Futura é sim, muito mais do que um canal, é uma aliança estratégica para transformação da educação no Brasil. Sabemos que a construção do pensamento crítico, científico e criativo, aliada à ampliação do repertório cultural está diretamente associada às nossas práticas de produção em rede e difusão de conteúdo. 

Muito obrigado aos parceiros mantenedores FIESP/SESI-SP/SENAI-SPFundação BradescoItaú SocialRede GloboSESI-DN/SENAI-DN e Votorantim que, ao nosso lado, com estudantes e professores, reforçam esta trajetória, acreditando dia-a-dia, ano a ano, em um trabalho de qualidade, de longo prazo, sistêmico, que faz do entretenimento e da inovação alavancas para geração de impacto social. Seguimos juntos! 

 

José Brito é jornalista, publicitário e mestre em Ciências Sociais. Gerente do Canal Futura, na Fundação Roberto Marinho. 

Fonte  http://www.futura.org.br/o-papel-de-uma-tv-educativa-e-a-audiencia-que-tem-valor-em-sala-de-aula/

Postado por Antônio Brito 

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